fbpx

Todas as áreas são importantes dentro de uma empresa. Afinal, cada uma delas irá contemplar alguma tarefa muito relevante que precisa ser realizada por quem entende e está preparado para o assunto. Este é o caso do RH, por exemplo, que vai muito além de pagamentos, fechamento de ponto, entre outros. O Recursos Humanos é essencial, pois ele realiza a gestão completa de pessoas dentro das organizações. 

Nos últimos anos, devido à pandemia global que tivemos, os profissionais de RH se tornaram ainda mais relevantes dentro de uma empresa. Afinal, os mesmos são responsáveis por ajudar a estabelecer uma cultura organizacional, além de, cuidar de diversas tarefas do dia a dia como: pagamentos, controle de jornadas, entre outros. Não há dúvidas que o setor é indispensável para o crescimento da empresa. 

RH: essencial para o sucesso da empresa!

Qual a origem do RH?

Você sabe como e onde o RH surgiu em nossa sociedade? O setor nasceu no século XX, e, de acordo com o blog Administradores, o recursos humanos era entendido como contingente humano até a década de 70. Após esta data, a área foi designada a realizar atividades relativas ao ser humano, tratando assim os problemas destes. 

O RH teve grande desenvolvimento após a Revolução Industrial. Isso porque o aumento da distância entre os funcionários e seus patrões fez com que surgisse uma demanda maior pelos serviços que cuidassem desta parte da organização.

Sendo assim, não há dúvidas sobre a importância do RH para o ambiente corporativo. Até hoje, empresas de diversos segmentos e portes, precisam desses profissionais para ajudar no andamento de sua organização. 

Leia mais: Como a gestão estratégica de pessoas pode ajudar o setor de RH?

Qual a função do RH?

Ainda com informações do Administradores, sabe-se que a principal função do RH é: analisar o comportamento organizacional do grupo. É importante destacar ainda que, após a Revolução Industrial, surgiram os primeiros movimentos sindicais. Desta forma, a área ganhou uma nova função: a de amenizar as pressões feitas pelos sindicatos contra as empresas.

Além disso, de acordo com o Contabilizei, está entre as funções do RH: 

Recrutar e selecionar

É papel do RH contratar novos talentos, de forma que encontre pessoas que tenham perfil e se encaixem na organização. Para isso, é preciso tempo de análise, entrevistas e outros processos de seleção. Muitas vezes, esses profissionais recebem dezenas de currículos, e, fazer a separação disso não é nada fácil. 

Treinar e desenvolver

O Recursos Humanos também é responsável por treinar e desenvolver seus colaboradores e colaboradoras. A tarefa é fundamental para que a empresa,  como um todo, continue se desenvolvendo e sempre crescendo. 

Avaliar desempenho

A avaliação de desempenho é fundamental para que o colaborador ou colaboradora conheça seus destaques e possa saber em que precisa trabalhar para aperfeiçoar. Desta forma, o RH deve realizar feedbacks continuamente, geralmente, ao menos, uma vez ao mês. 

Leia também: Plano de Desenvolvimento Individual: entenda como implementar na sua empresa 

Controle de jornada

O RH também faz o processo de controlar a jornada de trabalho. É preciso se atentar a entradas, saídas, intervalos, horas extras, entre outras especificações que possam impactar na folha ponto do mês. Além disso, ficam responsáveis por cuidar de: pagamento de salários e benefícios (como vale-alimentação e transporte), férias, décimo terceiro, entre outros assuntos financeiros. 

Clima organizacional

De acordo com o Contabilizei, o RH possui um papel estratégico dentro da empresa. Dentro disso está o clima organizacional, que vai muito além de espaço para descanso e jogos. Cuidar do clima é tornar o ambiente saudável e agradável para todos. Desta forma, reduzindo estresse e problemas no dia a dia.

Nova Revolução Industrial

Após a pandemia, e suas mudanças no mundo corporativo, especialistas já estão considerando este momento como a nossa Nova Revolução Industrial. De acordo com o Jornal Contábil, este cenário fez com que o papel do RH ficasse em maior evidência. Desta forma, em sua nova versão, o RH 4.0, está desenvolvendo um papel muito importante dentro das empresas, que é o de implementar uma nova cultura organizacional.

Nesta nova era dos recursos humanos, as plataformas digitais têm sido fundamentais. De acordo com pesquisa realizada pelo Linkedin, 70% dos entrevistados afirmaram que o recrutamento online tem sido o novo padrão pós pandemia. Isso deixa o time mais estratégico, reduz custos e facilita a tomada de decisões. 

Leia também: RH 4.0: a tecnologia como aliada na rotina estratégica de Recursos Humanos

Justamente pela importância desse setor nas empresas, alguns dados estão demonstrando uma maior valorização dos profissionais de RH. A pesquisa Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) mostra que:

Soluções em RH Loja do Ponto

Dada a importância do RH para as empresas, entende-se que é preciso dar vazão às tarefas automáticas por meio de softwares, permitindo assim, que estes possam se dedicar às demandas mais estratégicas. Aqui, na Loja do Ponto, temos uma vasta experiência em soluções de gestão de ponto. Oferecemos o que tem de melhor no mercado. Soluções que contemplam:

Conclusão 

Você já tinha parado para analisar o quão importante é o RH para as empresas? Fazer uma boa gestão de pessoas é essencial para o crescimento de uma companhia, e, os profissionais que lidam com isso precisam estar devidamente preparados. Além disso, são muitas as tarefas que fazem parte da rotina desses profissionais, sendo extremamente essencial contar com tecnologias que facilitem este processo e tornem possível uma visão mais estratégica das ações diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *