fbpx

A gestão estratégica de pessoas é uma das funções que são de responsabilidade do Recursos Humanos. Porém, para executar com eficiência essa atividade é preciso entender bem o que isso significa, como colocar em prática e quais as melhores formas de fazer isso. Confira esse texto e saiba essas respostas e muito mais.

 

O que é a gestão estratégica de pessoas? 

 

A Galícia Educação explica que a gestão estratégica de pessoas envolve uma série de fatores. Entre eles estão: o desenvolvimento, organização, solução de problemas e acompanhamento dos funcionários da empresa. Essas atividades costumam ser desenvolvidas pelo Recursos Humanos (RH). Desta forma, esses profissionais devem ter a capacidade, inclusive, de mediar um conflito de personalidade entre membros da equipe. Além disso, é função desse setor desenvolver um sistema eficaz de gerenciamento dentro da empresa.

 

Para exercer a gestão estratégica de pessoas deve-se ainda estar atento às legislações trabalhistas e suas atualizações e aos indicadores de desempenho. É importante também gerenciar cargos e seus salários, assim como horários e entre outras informações que envolvam a jornada do colaborador dentro da empresa.

 

Leia também: 5 Vantagens em dar autonomia no trabalho para os funcionários

 

Quais as vantagens de exercer uma boa gestão estratégica de pessoas?

 

A gestão estratégica de pessoas já faz parte da rotina de uma empresa, isso é fato. O bem-estar dos colaboradores é tão importante quanto o sucesso dos produtos ou serviços fornecidos. Aliás, essas coisas estão interligadas, já que, pesquisas mostram que funcionários mais felizes e motivados são mais produtivos. Desta forma, as vantagens são inúmeras. Listamos alguns exemplos abaixo!

Uma organização mais produtiva

Como citado acima, é possível aumentar a produtividade ao fazer uma boa gestão estratégica de pessoas. Você sabe de quanto é esse aumento? O estudo The Value of Bosses, publicado pelo National Bureau of Economic Research dos Estados Unidos, aponta que esse crescimento é de 10%. Ou seja, benefícios diretos nos resultados de uma empresa.

 

Encontrar líderes competentes

 

Já parou para pensar em como será o amanhã de sua empresa? Lembre-se que esse futuro depende também de encontrar novos talentos que deem continuidade no trabalho. Para isso, é de suma importância estar atento aos nomes de hoje que possuem qualidade e competências relevantes para a organização. Isso demanda tempo e um bom gerenciamento de pessoas. É preciso estar atento aos indicadores e realizar um preparo antecipado com cada um deles.

 

Equipe mais motivada e feliz

 

Ter funcionários felizes e que vestem a camisa da sua empresa pode ser mais vantajoso do que se imagina. Com isso é possível ter resultados melhores e também uma melhor reputação no mercado. Esses são fatores que podem, inclusive, influenciar na escolha de compra dos consumidores e ainda render nomeações. Um exemplo disso é o Great Place to Work que nomeia as melhores empresas para se trabalhar no mundo.

 

Como a análise de indicadores pode ajudar nesse processo?       

 

A análise de indicadores é essencial para uma empresa enxergar, de forma ampla, como está sendo o andamento das operações. Assim, é possível analisar o que precisa de melhorias e o que está no caminho certo. Perceba também, neste momento, o que será preciso implementar para essas melhorias: novos treinamentos, consultorias, equipamentos ou curadoria? Essas são apenas algumas das possibilidades. Quando as informações técnicas estão na palma da sua mão fica mais fácil se concentrar no que realmente importa e precisa de sua atenção.

 

Quais indicadores são importantes na gestão estratégica? 

 

Os indicadores principais são compostos por dados como:

 

 

Com essas informações é possível mapear os pontos positivos e negativos de cada um. O uso dos dados vai depender ainda dos objetivos de cada empresa. Alguns exemplos são: se vão preencher uma nova vaga de liderança, se haverá novas contratações ou se não há a necessidade de nova contratação. Tudo isso pode ser decidido por meio da análise de indicadores.

 

Como colocar isso em prática

 

Primeiramente é preciso entender como será sua forma de organizar, armazenar e analisar informações. Neste cenário, o formato manual não é o mais indicado, afinal, são muitos dados para gerenciar. Sendo assim, contar com plataformas automatizadas que facilitem o processo será essencial para desenvolver esse trabalho.

 

Uma boa forma de começar é investindo em um bom software de ponto web. O modelo é um dos mais modernos que existem no mercado e auxilia na execução de várias tarefas para o RH. O Secullum Ponto Web, por exemplo, possui o dashboard incluso, que, basicamente, é um painel em que reúne todas as informações principais dos funcionários para uma boa análise de indicadores.

 

Além disso, a plataforma exerce as principais funções de um relógio ponto: registra  horários de entrada e saída, intervalos, horas extras e etc. Esses itens ajudam a desafogar o RH, sendo possível se concentrar em outros pontos importantes e estratégicos para o desenvolvimento de uma empresa.

 

Leia também: As vantagens de ser estratégico na gestão de ponto

 

Soluções Loja do Ponto

 

Para colocar em prática tudo o que apresentamos neste texto, hoje é preciso contar com uma empresa de confiança antes de contratar seu software de ponto web. Aqui, na Loja do Ponto, estamos há mais de 15 anos no mercado oferecendo tecnologias que impulsionam os resultados. Atualmente, fazemos a gestão de mais de 12 milhões de funcionários e registramos diariamente mais de 47 milhões de pontos.

 

Fale com quem entende! Nossa equipe está disponível no whatsapp para tirar dúvidas e realizar orçamentos personalizados para o seu negócio.

 

Como a gestão estratégica de pessoas pode ajudar o setor de RH?

Conclusão

 

Você tem realizado uma gestão estratégica de pessoas na sua empresa? Se sim, vale avaliar se cabe alguma melhorias ou até mesmo a inclusão de tecnologia que ajude nesse trabalho. Caso não, ainda dá tempo de implementar isso internamente e se adequar ao mercado. São muitos itens para gerenciar e se atentar, porém, estamos recheados de opções inovadoras que ajudam a tornar tudo mais prático e eficiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *