A transformação digital tem sido notória nas últimas décadas em todas as áreas, inclusive no setor de Recursos Humanos. Estamos vivendo o que especialistas chamam de RH 4.0, ou seja, uma nova revolução industrial, focada em utilizar a tecnologia como aliada na rotina de gestão de pessoas.
Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGCIA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), a pandemia acabou antecipando o processo de transformação digital. Desta forma, as mudanças que vivenciamos no período de um ano foi o equivalente a quatro anos de avanço.
Para entender melhor sobre o novo momento que vivemos, e, o RH 4.0, trouxemos informações valiosas para reflexão. Confira abaixo!
RH 4.0: o que é?
Nas últimas décadas muito se tem falado sobre a digitalização de diversos setores da indústria. Na área de Recursos Humanos isso não foi diferente. Principalmente depois da pandemia, em que foi necessário utilizar a tecnologia como forma de seguir com o mundo corporativo, mas sempre cuidando de nossa saúde.
De acordo com a plataforma de cursos online Udemy, esse cenário se trata da quarta revolução industrial – e, nesse caso, mais especificamente, do RH 4.0. Ou seja, uma indústria que investe fortemente em novos meios de produção, automação, e, mais intensamente, em softwares providos de inteligência artificial.
Desta forma, ainda segundo informações da Udemy, o papel da tecnologia no futuro já é uma realidade. O RH 4.0 é sustentado por três pilares que precisam estar em sintonia: tecnologia, estratégia e gestão comportamental. O sucesso só é possível com o alinhamento desses três itens.
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Vantagens do RH 4.0
A transformação digital por si só já é uma vantagem significativa para o modelo de gestão de pessoas atual. Entretanto, o RH 4.0 dispõe ainda de diversos benefícios que auxiliam nas mudanças estratégicas da rotina diária do setor de Recursos Humanos. Entre elas, segundo informações da Udemy, estão:
Menos burocracia
Com a tecnologia é possível otimizar o tempo e reduzir, significativamente, as etapas manuais desnecessárias. Exemplos disso são: gestão de jornada de trabalho, fechamento de folha ponto e entre outras atividades que podem ser realizadas por meio de softwares inteligentes.
Melhorias na comunicação
Uma boa comunicação é extremamente importante dentro e fora do mundo corporativo. É por meio dela que discutimos melhorias, entendemos as demandas e organizamos nossa rotina. É desta forma também que alinhamos discursos e colocamos todos os setores na mesma página. O RH 4.0 tem o objetivo de melhorar o fluxo interno de informações, tornando o acesso a elas mais prático e rápido.
Gestão estratégica de pessoas
Não se trata mais apenas comunicar, mas sim informar e transmitir uma mensagem que esteja alinhada com os valores da empresa. Esta gestão está cada vez mais estratégica e significativa. O acesso a dados inteligentes permitem que essa análise seja cada vez mais específica e condizente com o que se busca de resultado final.
Aumento de produtividade
As tecnologias que estão sendo implementadas influenciam na qualidade de vida nas atividades executadas, com relações humanas mais respeitosas e empáticas. Sendo assim, estudos já demonstram que esse ciclo de tarefas influenciam na motivação e no clima de uma empresa, resultando em melhor produtividade.
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Ferramentas auxiliares do RH 4.0
Como vimos até aqui, o uso de tecnologias inteligentes tem sido essencial para esse grande avanço. Assim, podemos alcançar patamares cada vez mais altos, com reflexos positivos no mercado. Exemplos de ferramentas que auxiliam nesse papel mais estratégico do RH são:
- Registrador de ponto eletrônico: o mercado já dispõe de diferentes tipos de produtos com recursos e funcionalidades otimizadas, tais como: com leitor de biometria, proximidade e senha.
- Software de Gestão de Ponto: é ideal para empresas que estão trabalhando no formato híbrido ou home office. A ferramenta permite registrar ponto no modo web ou offline. Além disso, dispõe de outros recursos como relatórios de indicadores e compatibilidade com diferentes dispositivos: tablets, smartphones e computadores.
- Google Drive: É uma das ferramentas que mais atende o RH justamente pela necessidade do setor de arquivar documentos e outras informações sobre colaboradores.
- Agenda Google: para anotar compromissos, acompanhar e convidar pessoas para reuniões corporativas. O recurso permite ainda criar uma chamada de vídeo pelo Google Meet, o que amplia a ideia de termos relações e conexões cada vez mais humanizadas.
- WhatsApp: atualmente a plataforma já conta com recursos como: web, WhatsApp Business e até transferência de dinheiro. É uma ótima maneira do RH se comunicar com os diferentes setores e transmitirem comunicados rápidos para a equipe.
Soluções inovadoras para o RH 4.0
Para caminharmos em direção ao avanço, torna-se essencial contar com soluções que ampliem essa ideia. Aqui, na Loja do Ponto, trabalhamos exatamente com essa ideia e lhe convidamos para conhecer nosso leque de produtos.
É importante destacar ainda que, estamos há mais de 15 anos no mercado, trabalhando com uma solução completa para o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Seja qual for a sua necessidade, nosso time está pronto para lhe atender. Faça sua gestão de ponto em um só lugar e com:
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Conclusão
Não temos carros voadores como os que faziam parte da realidade imaginada pelo filme “De Volta Para o Futuro”, mas, em contrapartida, já contamos com registradores de ponto com biometria, reconhecimento facial e outras possibilidades. Esse é só um passo para um mundo mais estratégico e sustentável, com a evolução do RH 4.0 isso tende a se tornar cada vez mais comum.