fbpx

A internet tem sido impulsionadora de negócios, trazendo oportunidades e novas formas de fornecer serviços e também de divulgação. Neste cenário, surge um importante termo, o “Cloud Computing”, mas afinal, o que é isso e como tem ajudado no crescimento das empresas?

O Cloud Computing é conhecido também como computação em nuvem, e, basicamente, permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade da internet. Interessante, não é mesmo? Saiba mais sobre o assunto no texto que preparamos para o blog de hoje abaixo!

O que é Cloud Computing?

Segundo o Rocket Content, Cloud Computing é uma tecnologia que usa a conectividade e a grande escala da internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. Desta forma, é possível que o usuário acesse, em qualquer computador, tablet ou telefone celular suas informações. Todos estes recursos sem a necessidade de se conectar ao seu computador pessoal. 

Os exemplos do Rocket Content deixam mais claro ainda este recurso. Você já usou o Spotify, editou algum texto no Google Docs ou assistiu um filme na Netflix? Então, saiba que você teve contato direto com a computação em nuvem por meio destas plataformas. 

Isso porque, eles se tratam de serviços online, que não exigem download, instalação e acesso a qualquer tipo de software ou arquivo do seu computador. Para se conectar a todos eles, basta ter uma boa conexão com a internet. 

Saiba mais: Reconhecimento facial: tecnologia aliada na prevenção à Covid-19

Cloud Computing será ainda mais destaque em 2023

Dados da pesquisa Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global do Intituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) mostram que Cloud Computing estará em alta no próximo ano, aparecendo à frente ainda do metaverso, dos veículos elétricos e da internet industrial das coisas. 

No relatório, temos os seguintes números que mostram as cinco áreas de tecnologia mais importantes para o próximo ano:

Ou seja, além de estar em alta atualmente, o termo Cloud Computing deve continuar sendo destaque em 2023. 

Você também pode gostar deste conteúdo: Confira as tendências em RH para 2023

Benefícios do Cloud Computing

Os benefícios do Cloud Computing são diversos e tem ajudado no crescimento das empresas. Um exemplo claro disso foi durante a pandemia, que de acordo com informações do Jornal Contábil, a computação em nuvem permitiu que os negócios continuassem, mesmo durante o período de isolamento. Afinal, foi possível continuar acessando remotamente o sistema da organização.

Sendo assim, empresas de diversos segmentos como, agronegócio, indústrias e financeiro, contaram com o Cloud Computing para continuar alavancando seus negócios. Ainda com informações do Jornal Contábil, conseguimos elencar 5 benefícios do recurso:

Seja econômico

O Cloud Computing é um recurso extremamente econômico, quando comparado com outros gastos. Afinal, recursos como construção e manutenção de próprios servidores e hardwares costumam ser bem mais caros. Na computação em nuvem, você paga apenas quando e pelo o que usa. Isso permite, entretanto, direcionar verbas para outras áreas.

Use conforme a demanda

Como destacado acima, o uso da ferramenta pode ser única e exclusivamente conforme a sua demanda. Isso porque é possível aumentar ou reduzir a capacidade do seu dispositivo, conforme a necessidade da empresa. E, nem é preciso enfrentar grandes burocracias e horas em uma chamada telefônica. Para alterar o seu plano, basta dar alguns cliques.

Agilidade

No mundo corporativo a agilidade é essencial. Ao migrar para a nuvem, os recursos de TI podem ser disponibilizados para usuários, independente do local onde estejam. Ou seja, os processos tornam-se muito mais ágeis e assertivos. 

Armazenamento seguro

Além de todas as vantagens já elencadas, não podemos esquecer da possibilidade de armazenamento seguro. Na maioria das vezes, a ferramenta disponibiliza uma possibilidade quase ilimitada para armazenar suas informações.

Backup e recuperação

Faça backup e restaure seus arquivos armazenados em nuvem de forma prática e fácil. Isso é possível sempre que for necessário, principalmente naqueles momentos de emergência, dando a segurança de não perder dados importantes para sempre.

Ferramentas de Cloud Computing

Alguns exemplos de ferramentas de Cloud Computing são: 

Google Drive

Serviço de armazenamento mundial que permite armazenar em nuvem diversos conteúdos. Além disso, possui uma opção de plano gratuito, com até 15 GB de informação.

DropBox

A ferramenta também oferece plano gratuito para pessoas físicas e pequenas equipes com 2 GB de armazenamento.

ICloud

Sistema de armazenamento oferecido pela Apple, também conta com uma opção gratuita para até 5GB. 

Software de Folha Ponto

A ferramenta serve para fazer o monitoramento de jornada de funcionários(as), com informações armazenadas na nuvem. É extremamente segura e auxilia em diversos procedimentos do RH que facilitam o dia a dia. 

Soluções para RH Loja do Ponto

Já conhece as soluções da Loja do Ponto? Sua gestão de dados no RH será mais simples com nossas ferramentas. Seja qual for a sua necessidade, nosso time está pronto para lhe atender. 

Tenha a melhor ferramenta com:

Fale agora com nossa equipe pelo WhatsApp e receba um orçamento personalizado!

Leia tambémGestão de dados no RH: dicas de segurança de informações

 

Conclusão

Incrível as possibilidades que a internet nos dá, não é mesmo? O Cloud Computing é essencial para gerar economia, segurança e, consequentemente, um aumento na produtividade. Conforme apontam as pesquisas, 2023 tende a ser o ano da computação em nuvem. Empresas do mundo todo devem se apropriar dela para ajudar no crescimento dos negócios. E quais são suas expectativas? Conte para nós aqui abaixo, nos comentários. 

Para ter mais informações como estas, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e YouTube

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *