fbpx

Você pode afirmar que a gestão de dados no RH de sua empresa é 100% segura? Difícil responder, não é mesmo? Ainda mais quando vivemos em uma era em que tudo é compartilhado e que com qualquer descuido pode ser acessado por estranhos. 

Os ataques cibernéticos estão cada dia mais frequentes. E, não há um padrão específico que faça sua empresa ficar a salvo de ser um possível alvo. Parece até um episódio de Black Mirror, mas não, é a nossa atual realidade. 

Mas calma, também não é preciso criar pânico. Assim como há perigo, também há diversas formas de se proteger. A tecnologia está aí para facilitar nossa vida e não o contrário. Basta tomar o máximo de cuidado possível e usar ferramentas que te ajude a driblar esses problemas. 

Para te ajudar, trouxemos algumas informações valiosas sobre o assunto e ainda dicas para aperfeiçoar sua gestão de dados no RH na sua empresa. Confira no texto abaixo!

Como funciona a gestão de dados no RH?

Diariamente, o setor de recursos humanos deve lidar com uma série de documentação e informações relacionadas aos seus colaboradores e colaboradoras. Desta forma, os profissionais devem se atentar para que a gestão de dados no RH seja segura. Na sua maioria, essas são informações pessoais e que devem ser resguardadas. 

Leia também: 6 Dicas para te ajudar a escolher o melhor Controle de Acesso para sua empresa

O que é a segurança da informação?

Mas afinal, o que é a segurança da informação e porque ela é tão importante para a gestão de dados no RH?

De acordo com a Revista Digital AdNormas, a segurança da informação vai muito além das palavras, escritas, números e imagens. Isso porque, conceitos, ideias e marcas também são exemplos de formas intangíveis de informação. Desta forma, no mundo globalizado e interconectado em que vivemos, os dados merecem e requerem uma proteção contra vários riscos, sejam naturais, acidentais ou deliberadas.

E, engana-se, quem pensa que o roubo de dados só acontece com grandes autoridades e empresas maiores ou até mesmo o Governo. O ambiente hospitalar, por exemplo, tem sido alvo de frequentes ataques cibernéticos. Segundo o relatório sobre o custo de uma violação de dados no Brasil, publicado pela  International Business Machines Corporation (IBM- Brasil) e pelo Ponemon Institute, os gastos por incidente relacionado a roubo de dados no ambiente hospitalar em 2021 foi de US$ 9 milhões por caso.

A gestão de dados depois da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, oficialmente, no dia 18 de setembro de 2020. Com ela, a gestão de dados no RH passou a ser ainda mais criteriosa. Isso porque o advento da internet e a facilidade com que as informações pessoais podem ser encontradas ou até mesmo vazarem, podem ter sido uma das principais razões para a criação das regras. Afinal,  temos este novo mecanismo de troca de dados, que tornam necessário criar uma forma de protegê-los. 

Seguir a Lei tornou-se imprescindível. O não cumprimento das regras pode acarretar em multas e outras penalizações. 

Dicas para gestão de dados no RH 

Sabemos que, com a correria do dia a dia, não é tão simples manter a gestão de dados no RH segura. Nesse momento, dicas que auxiliam a deixar as coisas mais práticas são muito bem-vindas. Por isso, separamos algumas ideias de como facilitar a sua rotina. Confira!

Invista na segurança da sua rede interna

Segundo dicas da Integrasul, os ataques cibernéticos, em sua maioria, se dão por meio do acesso wi-fi. Por isso, é importante analisar se a sua rede interna está em total segurança. Invista em antivírus e senhas seguras, além de um profissional qualificado para atualizar sua rede de tempos em tempos e verificar se tudo está ok. 

Opte pela criptografia 

Ainda com informações da Integrasul, temos a dica de optar pela criptografia de dados. O ato é antigo, mas, de acordo com o site, é extremamente eficiente em preservar a segurança da informação. Desta forma, caso a empresa sofra com roubo de dados, a tecnologia irá impedir que eles sejam decodificados e acessados.

Utilize softwares de RH atualizados com a LGPD

Para facilitar a gestão de dados no RH, o mais indicado é contar com um software que além de fechar a contabilização de horas, mantenha as informações mais sigilosas de seus colaboradores segura. Por isso, ter um sistema que acopla a LGPD na folha ponto, direto, é o jeito mais simples de lidar com isso.

Além disso, é preciso se atentar ainda que, além dos colaboradores efetivos, o RH deve se manusear dados de clientes, fornecedores, terceirizados e ainda os de candidatos que se aplicam a qualquer vaga, mesmo que não tenha sido contratado. Em outros termos, é preciso simplificar.

Leia também: 5 dicas para fazer o Fechamento de Ponto de maneira eficaz!

Soluções para RH Loja do Ponto

Sua gestão de dados no RH será mais simples com as soluções da Loja do Ponto. Seja qual for a sua necessidade, nosso time está pronto para lhe atender. Tenha a melhor ferramenta com:

Fale agora com nossa equipe pelo WhatsApp e receba um orçamento personalizado!

https://softwaredeponto.lojadoponto.com.br/

Conclusão 

Qual dica você mais gostou de ver aqui no texto de hoje? Não corra riscos com a sua gestão de dados no RH, implemente hoje mesmo as nossas sugestões em sua empresa. Cuide das informações de todas as pessoas que estão envolvidas no seu dia a dia. 

Para ter mais dicas como estas, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *