fbpx

Nos últimos dias, temos sido impactados por notícias que reforçam a importância de intensificar a prevenção à Covid-19. Uma ameaça que parecia já estar controlada passou a se tornar preocupante novamente. O motivo se deve ao fato de uma nova variante do Ômicron, BQ.1. 

Por enquanto, as orientações de antes continuam sendo válidas: higienizar as mãos com frequência, evitar aglomerações e usar máscaras em locais com muitas pessoas. Neste contexto, o reconhecimento facial pode ser um forte aliado no combate e prevenção à Covid-19. Abaixo, trouxemos mais informações sobre a tecnologia, confira!

Leia também: Quiet Quitting: o que é essa tendência e como as empresas podem se precaver?

 

Reconhecimento facial: tecnologia aliada na prevenção à Covid-19

A nova variante da Covid-19

Nas últimas semanas, houve um aumento no número de casos devido à nova variante da Ômicron, BQ.1. Os sintomas mais comuns da variante são:

Os números demonstram a importância de intensificar a prevenção à Covid-19. Dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), apontam que o Brasil mantém uma média móvel de 22 mil casos diários. O número é o maior registrado desde de agosto de 2022.

O surgimento da BQ.1

De acordo com informações apuradas pelo Uol, o surgimento da BQ.1 se trata, na verdade, de uma subvariante originada da Ômicron, uma mutação do coronavírus. Ela surgiu a partir da subvariante BA.5 e já está entre as mais de 300 sublinhagens da variante ômicron que circulam no mundo. 

No Brasil, ainda com informações do Uol, sabemos que pelo menos 5 estados já registram casos da BQ.1: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas.

A importância da prevenção à Covid-19

Até o momento, os dados epidemiológicos apontam um aumento da infectividade da doença, e não da gravidade. Entretanto, mesmo assim, é importante continuar combatendo a doença com a prevenção à Covid-19. As orientações do Ministério da Saúde são:

Os grupos de risco devem estar ainda mais atentos:

A tecnologia como aliada na prevenção à Covid-19

Conforme vimos, os dados são preocupantes e não podemos baixar a guarda. Entretanto, com a tecnologia, podemos ter um aliado a mais na prevenção à Covid-19. O reconhecimento facial, por exemplo, é uma dessas ferramentas. 

O reconhecimento facial deixou de ser coisa apenas de filmes e idealizações do futuro e passou a ser uma realidade. Nos anos 2000 houve um avanço cada vez mais acelerado, e, atualmente, podemos encontrar essa tecnologia em diversos lugares. Hoje, a ferramenta é utilizada pela população em geral, sendo mecanismo de acesso às redes sociais, smartphones, computadores, entre outros. 

Como o reconhecimento facial pode ajudar na prevenção à Covid-19? 

Você deve estar se perguntando: afinal, de que forma o reconhecimento facial pode ajudar na prevenção à Covid-19? Muito simples, isso se deve ao fato de evitar o contato humano com superfícies que possam estar contaminadas. Além disso, é possível evitar aglomerações com filas na espera para bater o ponto ou até mesmo liberar uma porta ou catraca para acesso em um local. 

A tecnologia de reconhecimento facial disponibiliza maior segurança sanitária e pode ser considerada na hora de tomar medidas de contenção ao vírus. Para se ter uma ideia, um estudo publicado no New England Journal Of Medice indica que o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e até quatro horas em  cobre.

Quais opções de ferramentas com reconhecimento facial? 

Atualmente, no mundo globalizado em que vivemos, já é possível encontrar inúmeras possibilidades de ferramentas com tecnologia de reconhecimento facial. Para uso empresarial, podemos destacar duas delas:

Relógio de Ponto 

O relógio de ponto é uma das maneiras mais eficazes de realizar o controle de jornada dos funcionários e funcionárias de uma empresa. É essencial que o RH faça esse gerenciamento. Afinal, é por meio desses dados que o setor consegue realizar outras demandas como: fechamento da folha ponto, contabilização de horas extras, entre outros. 

O recurso de reconhecimento facial junto ao relógio de ponto facilita o armazenamento desses dados e garante ainda a segurança de seus funcionários, evitando que eles toquem superfícies. Além disso, é possível agilizar o processo, evitando filas, e, consequentemente, as aglomerações.

Controle de acesso

Os controles de acesso no trabalho presencial já eram utilizados antes da pandemia. A tecnologia nada mais é do que uma forma de gerenciar a entrada de pessoas e veículos em um determinado espaço. Além disso, é possível saber quem são e com que entram no ambiente (objetos), evitando a entrada de materiais indevidos ou perigosos no local. 

Esses controles de acesso no trabalho presencial são totalmente automatizados e exigem o mínimo possível de contato entre os colaboradores e reduzem a necessidade de tocar em superfícies que possam ser tocadas por muitas pessoas.

É importante destacar ainda, que além da prevenção à Covid-19, a tecnologia possui a vantagem de ser extremamente prática. Com isso, é possível evitar perda de tempo e de recursos. 

Controle de acesso com dispenser de álcool gel

Outra opção de controle de acesso são os com dispenser. O uso de álcool gel é uma das principais formas de combater à covid-19. Esta tecnologia possui versões com catraca, central de autoatendimento, medidor de temperatura e reconhecimento facial. Sendo assim, esses tipos de dispensers são ideais para controlar quem entra e sai do ambiente, e, ao mesmo tempo, disponibilizar a forma de higienizar as mãos.

Leia também: Portal Detector de Metais: Invista nessa solução para sua empresa!

Soluções Loja do Ponto

Quer conhecer um pouco mais sobre as tecnologias apresentadas aqui hoje? A Loja do Ponto tem experiência de mais de 15 anos em soluções para ponto e controle de acesso. Fale com a nossa equipe e faça um orçamento personalizado para o seu negócio. 

Conclusão 

A prevenção à Covid-19 é algo que faz parte do nosso cotidiano e deve ocorrer o ano todo. Contar com tecnologias que ajudem nesse processo é uma das melhores formas de se precaver. E você, quais medidas têm adotado na sua empresa? Conta aqui embaixo nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *