O Fechamento de Ponto é uma tarefa que demanda tempo e atenção. Todos os meses, o setor de Recursos Humanos tem a missão de contabilizar corretamente a jornada de trabalho de todos os funcionários(as) naquele mês e contabilizar os devidos valores. Para facilitar esta demanda, separamos 5 dicas, confira!
O que é o Fechamento de Ponto?
Segundo o Jornal Contábil, o Fechamento de Ponto é o ato de concluir, sempre ao final e início de todo mês a jornada do trabalhador e seus devidos ganhos. Também conhecido como livro de ponto, este é um documento que contém os registros de horários de cada funcionário da empresa. É extremamente importante esses dados, já que é por meio dele que é finalizada a folha de pagamento.
No momento do Fechamento de Ponto é possível conferir ainda:
- Situações de atraso;
- Horas extras;
- Faltas justificadas e não justificadas;
- Entre outras informações importantes para o RH.
Leia também: Funções do software de folha ponto que facilitam a gestão no RH
O que a CLT diz sobre o Fechamento de Ponto?
Segundo o Art. 47 do Decreto Lei nº 5.452/43 da CLT, toda empresa, com mais de 20 funcionários, deve ter um registro de entrada e saída dos seus colaboradores, ou seja, uma folha ponto de horários. Sendo assim, esta é uma forma de garantir segurança aos colaboradores e colaboradoras e ainda às empresas.
Ainda com informações do Jornal Contábil, sabemos que:
- O RH é responsável por orientar o funcionário ou funcionária sobre o correto preenchimento do documento de folha ponto;
- No final de cada mês o responsável pelo RH ou DP deve entregar o registro de ponto para conferência e assinatura do colaborador ou colaboradora;
- O documento é de caráter jurídico e portanto, deve ser arquivado pela empresa;
- Caso o funcionário(a) não assine o documento ele(a) pode ser penalizado(a) com uma advertência.
Desafios no Fechamento de Ponto?
O trabalho de Fechamento de Ponto é extremamente necessário em uma empresa. Entretanto, esta é uma tarefa que pode resultar em uma série de desafios. Principalmente, a depender da quantidade de colaboradores(as) de uma instituição. Afinal, quanto mais funcionários(as) no local, mais trabalhoso e numeroso será esse processo.
Entre as principais dificuldades podemos destacar:
- O volume de demandas nesse período, que é maior, devido ao Fechamento de Ponto;
- O cálculo correto de impostos e contribuições obrigatórias, que podem causar confusões;
- As diferentes contribuições e descontos de cada funcionário(a), que também podem causar confusões, já que os cálculos e jornadas não são todos iguais;
- Cuidar das diferentes funções, além do Fechamento de Ponto, já que, é papel do RH também fazer: recrutamento e seleção de novos(as) candidatos(a), integração, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, comunicação interna e desligamentos.
Dicas para facilitar o Fechamento de Ponto
Pensando em todo o trabalho e dificuldades que podem fazer parte do processo de Fechamento de Ponto, trouxemos algumas dicas para facilitar. Confira!
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Automatizar processos
Automatizar processos pode ajudar a equilibrar as tarefas no RH, que no dia a dia, principalmente durante o Fechamento de Ponto, são corridas. Inclusive, esta é uma das principais tendências para o setor de Recursos Humanos em 2023. Essa facilidade em realizar processos mais repetitivos, possibilita aos profissionais o desenvolvimento de competências cognitivas. Ou seja, dando tempo para se dedicarem a tarefas mais estratégicas.
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Utilizar software de Gestão de Ponto
O Software de Gestão de Ponto é utilizado desde a regulamentação da Portaria 671, em março de 2022. É um recurso econômico e moderno para registrar os horários dos colaboradores. A sua vantagem está também nos formatos, que podem ser online e offline. Ideal para colaboradores que possam estar em locais sem sinal de rede.
Além disso, é uma solução econômica, já que é possível utilizar smartphones, computadores e tablets no momento da assinatura, sem necessitar de investimento em outros equipamentos, como os relógios de pontos, por exemplo. Ou seja, mais dinamismo e ainda praticidade.
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Utilizar registrador de ponto eletrônico
Outra dica importante desta lista é a utilização de registrador de ponto eletrônico. O mercado já dispõe de diferentes tipos de produtos com recursos e funcionalidades otimizadas, tais como: com leitor de biometria, proximidade e senha. O recurso torna o processo mais fácil e prático, já que é preciso acompanhar a jornada dos funcionários(as) de maneira correta e ainda contabilizar isso ao fim de todos os meses.
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Se atente às legislações vigentes
É importante estar atento(a) às legislações vigentes, visto que elas podem mudar ou serem atualizadas a qualquer momento. O não acompanhamento correto deste ítem pode resultar em multas, processos trabalhistas, entre outras punições. Então, se atenha a isso e conte com ferramentas que estejam atualizadas com as Leis mais recentes, como por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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Distribua corretamente a demanda entre a equipe
Já ouviu falar que “duas cabeças pensam melhor que uma”? Pois é, isso também se aplica aqui. É importante contar com uma equipe bem preparada e dividir a demanda corretamente. Separe bem as tarefas e certifique-se de que todos estão devidamente treinados para isso. O processo tende a se tornar mais fácil e menos pesado para quem estiver envolvido.
Solução Loja do Ponto
A Loja do Ponto está há mais de 15 anos no mercado, trabalhando com uma solução completa para o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Seja qual for a sua necessidade, nosso time está pronto para lhe atender. Faça sua gestão de ponto em um só lugar e com:
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Conclusão
Investir em padronização de procedimentos e contar com a tecnologia para otimizar o trabalho é a chave para facilitar o Fechamento de Ponto. Conte nos comentários: qual dica mais chamou a sua atenção?