fbpx

Você já considerou usar algum software de RH na sua empresa mas ficou em dúvida se seria realmente bem utilizado? Essas ferramentas auxiliam em muito o processo de manutenção e gestão de pessoas no ambiente corporativo. Para lhe auxiliar a entender melhor sobre o assunto e ainda saber escolher qual a melhor opção para você, fizemos esse texto com muitas informações úteis. Confira! 

 

Software de RH: dicas para escolher o melhor para sua empresa

O que é um software de RH? 

De acordo com o dicionário, um software nada mais é do que o conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados. Desta forma, essa junção torna-se uma ferramenta que otimiza e automatiza diversas funções, inclusive no departamento de recursos humanos

 

Sendo assim, um software de RH tem entre as suas funções: 

 

 

Leia também: Controle de acesso em bares e restaurantes: tudo o que você precisa saber!

Vantagens no uso de software de RH

O uso de algum software de RH traz uma série de vantagens, pois facilita o trabalho do setor. Entre esses benefícios estão:

Otimização

 

A otimização do trabalho, com certeza, é uma das principais vantagens em utilizar um software de RH. Na maioria das vezes, essas são ferramentas de registro de folha ponto, que auxiliam a registrar em uma única plataforma: horários de entrada e saída, folgas, férias, taxas de turnover, entre outras funções. Além disso, a solução representa uma maior praticidade, já que é possível utilizar a plataforma, por meio de aplicativos, em smartphones, computadores e até mesmo em tablets. É importante destacar ainda a economia de dinheiro ao utilizar um único recurso para todas essas demandas do Recursos Humanos

Segurança


Você sabia que, a cada 10 ações trabalhistas, 8 são sobre jornada de trabalho? As informações são do Tribunal Superior do Trabalho (TST)  e mostra o quão importante é se atentar com isso. Com software de RH adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), há uma maior segurança na utilização dos dados que são necessários na rotina de uma empresa. Além disso, evite qualquer problema jurídico, pois a ferramenta auxilia na correta contabilização de horas. 

Gestão de pessoas 

 

A gestão estratégica de pessoas é essencial na rotina de uma empresa para o desenvolvimento, organização, solução de problemas e acompanhamento dos colaboradores. Ter plataformas que auxiliem essa dinâmica ajuda a tornar o processo mais prático e ágil.

Automatização

 

O software de rh ajuda também a automatizar todos os processos que envolvem o setor de recursos humanos. Economizando tempo com essa parte mais automática, é possível se dedicar a área mais estratégica da empresa, buscando inovação constante.

Análise de indicadores

 

Outra vantagem ao utilizar soluções de software de rh está na facilidade em analisar indicadores. As plataformas costumam disponibilizar os dados mais importantes, todos eles unificados, dentro de um mesmo sistema em nuvem. No mundo corporativo isso é extremamente importante, pois ajuda a entender o que demanda mais atenção no momento: novos treinamentos, consultorias, equipamentos ou novas ferramentas? Todas as informações podem estar na palma de suas mãos.

Como escolher o melhor software de rh para minha empresa? 

 

Graças a tecnologia, o mercado dispõe de infinitas soluções para serem utilizadas pelo Recursos Humanos. Porém, é importante se atentar na hora de fazer a escolha. As necessidades podem variar de empresa para empresa, por isso é preciso ser estratégico ao pesquisar. Separamos aqui algumas dicas para te ajudar, confira:

Expertise no atendimento

 

Primeiramente, é importante levar em consideração a expertise no atendimento do prestador do serviço que irá escolher. Qual o tempo de experiência? A marca possui autonomia no assunto que envolve a tecnologia que irá contratar? Parece uma dica simples, mas que é fácil de esquecer no dia a dia e faz toda a diferença no momento. Pesquise bem antes de tomar qualquer decisão. 

Suporte técnico personalizado

 

A empresa que irá fornecer o serviço de software de rh contém suporte técnico personalizado? Isso também é relevante, afinal, a tecnologia está suscetível, como qualquer outra, a ter problemas ou gerar dúvidas no momento do uso. É interessante contar com um apoio em caso de necessidade. 

 

Defina suas prioridades

 

Como comentamos acima, as necessidades podem variar de acordo com o seu negócio. O que é prioridade, nesse momento, para sua empresa? Faça a si mesmo perguntas questionadoras, como por exemplo: meus funcionários irão registrar seu ponto nas dependências da empresa ou teremos registros de variados locais? Se esse for o caso, talvez seja melhor investir no software de ponto que permite o uso off-line também, para evitar problemas em caso de presença em locais sem cobertura de rede de internet.

 

Leia tambémQual o melhor relógio de ponto para minha empresa?

 

Solução completa para RH na Loja do Ponto

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre software de rh e como escolher o melhor, te convidamos a conhecer a Loja do Ponto. Estamos há mais de 15 anos no mercado, trabalhando com uma solução completa para o setor de recursos humanos. Seja qual for a sua necessidade, nosso time está pronto para lhe atender. Faça sua gestão de ponto em um só lugar e com: 

 

 

Faça agora um orçamento personalizado para seu negócio, basta solicitar pelo nosso whatsapp

Conclusão

 

Você sabia que havia tantas possibilidades com o uso de software de RH? É importante saber utilizar todas essas ferramentas ao nosso favor para otimizar, aperfeiçoar e ter melhores índices de produtividade. Conforme vimos neste artigo, todos esses itens estão interligados como forma de continuar avançando no mundo corporativo

 

Com base no assunto de hoje, vale a seguinte reflexão: o que posso fazer para melhorar os processos no Recursos Humano da minha empresa? Quais tipos de software de RH podem me auxiliar nesse momento? São pensamentos que valem a cogitação interna. 

 

Quer ver mais conteúdos como este? Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e Youtube

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *