fbpx

A rotina corporativa é cheia de decisões para serem tomadas, não é mesmo? Dentre tantas coisas, torna-se difícil, por exemplo, decidir qual o melhor relógio de ponto e outras definições para gestão de RH. Para te ajudar nesse processo, listamos aqui neste texto as principais soluções presentes hoje no mercado. E, ainda, demonstramos para quais empresas essas opções se encaixam. Para conferir, basta continuar essa leitura!

 

Os benefícios do relógio de ponto para empresa   

 

Os profissionais de recursos humanos (RH) sabem bem que a rotina do setor pode ser corrida. Afinal, são muitas informações relacionadas à gestão de pessoas para administrar. Além de recrutar, realizar pagamentos, entre outros, também é função deles gerir relacionamentos internos, cuidar da manutenção e bem-estar dos colaboradores, e, ainda, se atentar ao clima organizacional.

 

Neste contexto, ter o melhor relógio de ponto é fundamental para ajudar nas tarefas diárias. O sistema é uma forma de garantir praticidade e segurança ao registrar informações dos funcionários como: entradas, saídas, intervalos, entre outros dados de importância corporativa. Essas precauções evitam dores de cabeças futuras, como por exemplo, processos trabalhistas.

 

Leia também: Software de ponto web com geolocalização: vale a pena?

 

O que levar em consideração ao escolher o relógio de ponto?   

O mercado oferece muitas soluções, sendo comum surgir a dúvida na hora de escolher o melhor relógio de ponto. As necessidades diárias variam de empresa para empresa, então, a opção mais adequada vai ser diferente também. Para escolher o mais adequado deve-se levar em consideração o tamanho e porte da empresa, quantidade de funcionários e quais informações mais importantes precisam ser registradas diariamente.

 

Ademais, faça os seguintes questionamentos:

 

 

Estas são as principais perguntas que devem ser respondidas antes de escolher seu relógio ponto. Lembre-se que esta solução deverá ser o mais automatizada possível e facilitar seu dia a dia.

O melhor relógio de ponto para minha empresa: opções

 

Conforme comentamos acima, são diversas as opções no mercado e para escolher o melhor entre todas elas é preciso se atentar às necessidades de sua empresa. Abaixo, separamos algumas soluções e cenários para quais são indicadas. Confira!

 

Software de gestão de ponto  

 

Os softwares de gestão de ponto são uma das opções mais modernas existentes no mercado hoje. Após a Portaria 671, regulamentada em março de 2022, o formato passou a ser considerado também para registro de ponto. Muitas empresas, atualmente, tem utilizado apenas esse recurso para registrar os horários de seus colaboradores, pois é mais econômico. Isso porque é possível utilizar smartphones, computadores e tablets no momento da assinatura. Ou seja, mais dinamismo e praticidade.

 

O software de gestão de ponto é um dos mais versáteis das indicações de hoje. Ele pode ser usado por todas as empresas, independente de seu tamanho. Além disso, emite comprovantes digitais e fornece maior autonomia aos colaboradores, desafogando o setor de RH.

 

Relógio de Ponto Homologado

 

Esta é outra opção que pode ser usada por todas as empresas, independente de seu porte. Entre as soluções da Loja do Ponto, por exemplo, temos o Ponto E, que é homologado pela portaria 671 REP-C, certificado pelo Inmetro e também imprime comprovante. Ele é um recurso bastante utilizado em áreas rurais, por caminhoneiros, em obras e controle de funcionários internos e externos.

 

Relógio de Ponto Cartográfico   

 

Esse é o melhor relógio de ponto para empresas de pequeno porte, com até 20 funcionários, de acordo com a lei. Nesse formato, o registro dos horários é feito de forma manual, sendo isento de portaria. Porém, atenção, por ser desta forma, o risco de haver fraudes também acaba sendo maior. Enfim, cabe ao setor do RH avaliar nesse momento o que vale mais a pena para a empresa, pois os recursos neste caso também são mais limitados.

 

Em contrapartida, essa é uma opção que tem como vantagem não exigir muita manutenção constante. Sendo assim, uma boa opção para empresas menores que não demandam soluções tão avançadas e de alto custo. Se esse for o seu caso, saiba que estará em ótimas mãos!

 

Relógio de Ponto (Sem impressão)

 

Os relógios de ponto sem impressão, ou seja, os REP-A, costumam ser usados por órgãos públicos e empresas com acordo coletivo. Ou seja, que não precisam dos comprovantes de registro no formato impresso.

 

Qual a melhor opção?

 

Ao realizar sua escolha é preciso pesar na balança quais as funções mais importantes para sua empresa hoje. O tamanho de sua equipe e as regulamentações com a lei também serão fatores extremamente relevantes nesse processo. O ideal, claro, é sempre optar por aquele recurso que engloba todas as utilidades em um só lugar. Uma dica valiosa nesse momento é contar com um profissional renomado, que possa avaliar de forma técnica e precisa para lhe ajudar a tomar uma decisão.

 

Soluções Loja do Ponto

 

Nós, da Loja do Ponto, estamos preparados para atender você e lhe ajudar a chegar na melhor solução. Temos mais de 15 anos de experiência no mercado, contamos com mais de 269 mil clientes e realizamos a gestão diária de mais de 12 milhões de funcionários.

 

Nossas soluções contam ainda com:

 

 

Fale agora com nossa equipe e receba um orçamento personalizado!

 

Conclusão

 

O mundo está cada vez mais avançado em suas tecnologias. São várias soluções de ponto e dentre elas com certeza há aquela opção que será certa para você! O melhor deve atender a todas suas expectativas e otimizar seu tempo, para que assim, possa concentrar seus esforços nas questões mais estratégicas dentro da empresa.

 

Confira mais conteúdos como esse em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e YouTube.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *