fbpx

Faz parte da rotina do departamento pessoal o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de informações à Previdência Social, a GFIP. Para entender melhor o que é, como funciona e os prazos, trouxemos um texto apenas sobre isso hoje. Confira!

 

O que é GFIP?

 

De acordo com as definições da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, a GFIP é uma guia de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de informações à Previdência Social. Desta forma, o documento contém as informações de vínculos empregatícios e remunerações. Essa emissão ocorre por meio do aplicativo SEFIP, que é um sistema desenvolvido pela Caixa Econômica para o empregador. 

 

Em maio de 1999, a Lei nº 8.212/91 foi alterada, obrigando as empresas a prestarem ao INSS informações relativas aos fatos geradores de contribuições previdenciárias. Além disso, outras informações que compõem a base de dados para fins de cálculos e concessão de benefícios previdenciários. 

 

Leia também: Tecnologia no agronegócio: a digitalização no campo

Para que serve o GFIP? 

 

Segundo o Jornal Contábil, entre os principais objetivos do GFIP estão: 

 

O Guia Trabalhista destaca ainda que, essa declaração é uma forma de  “desobrigar o segurado, gradativamente, do ônus de comprovar o tempo de contribuição, a remuneração e a exposição a agentes nocivos, no momento em que requerer seus benefícios”. 

Ou seja, uma série de vantagens e facilidades para o empregado e o empregador. Isso porque, torna-se mais fácil declarar todas essas informações em um único documento, do que realizar esta atividade para cada dado necessário. 

Quem pode e quem deve emitir o GFIP? 

 

De acordo com o Manual da GFIP/SEFIP para usuários do SEFIP 8.4, formulado pela Caixa Econômica, Receita Federal e Secretaria da Previdência e Trabalho, devem recolher e informar o GFIP:

 

 

Vale destacar ainda que, aqueles que se encaixarem nesses requisitos, mas não apresentarem seu GFIP, estão todos sujeitos a penalidades como: 

 

 

Para estar dentro da lei e evitar punições é importante se atentar aos prazos, assunto que iremos destacar mais nos próximos itens, continue a leitura!

Vantagens de emitir o GFIP

 

Engana-se quem pensa que emitir o GFIP é só mais um dever burocrático. Há sim vantagens, vamos destacar aqui algumas, conforme destacadas pelo Jornal Contábil

 

Maior segurança

 

Sim, emitir o GFIP pode dar maior segurança ao trabalhador e empregador. Isso porque os dados do usuário poderão ser acessados apenas de forma exclusiva, pelo governo. Além disso, é uma forma de garantir que o colaborador tenha seus devidos direitos perante ao INSS no futuro. 

Agilidade

 

É muito mais fácil e prático para o empregador registrar as informações, já que, o GFIP o FGTS e a Previdência Social em uma única emissão. 

Otimização 

 

O GFIP é uma substituição ao GRE-FGTS, ou seja, veio para simplificar a quantidade de documentos e informações necessárias para a Previdência Social. Desta forma, mais praticidade e menos burocracia para o empresário.

Quais dados devem constar no documento de GFIP? 

 

Ainda segundo informações do Jornal Contábil, devem constar no documento de GFIP:

 

 

Leia também: Portaria MTP 1486/2022: entenda as mudanças trabalhistas

 

Quando devo enviar GFIP? 

 

Deve ser entregue a GFIP até o 7º dia do mês seguinte ao da competência. Caso não haja expediente bancário exatamente nesta data, a data deverá ser antecipada para o dia anterior.

 

Contabilização na folha de pagamento

 

O Serasa Experian explica que as informações da GFIP estão diretamente ligadas a vínculos empregatícios. Ou seja, é importante ainda, ter um bom controle da folha de ponto do funcionário, para assim, ter os registros corretos de todas as contribuições que são devidamente solicitadas.

Dica da Loja do Ponto 

 

Para não ter dificuldades na hora de prestar todas as declarações exigidas pelo Governo, assim como a GFIP, invista em um bom software de ponto. Ferramentas como essas são essenciais para ajudar e facilitar a demanda para o departamento de pessoal. 

 

Além dessa vantagem, ferramentas de softwares de ponto ajudam a: 

 

 

Soluções Loja do Ponto

 

Aqui na Loja do Ponto temos o Software Ponto Web, ideal para você acompanhar todos os dados necessários dos trabalhadores de sua empresa e muito mais. Somos ainda o maior e-commerce do segmento no Brasil, que apresenta mais de 15 anos de experiência em seu portfólio. Além disso, obtenha os indicadores de rotatividade e diversas outras informações em apenas um só lugar e ainda: 

 

 

Nunca foi tão fácil fazer a gestão do RH. Fale agora com nossa equipe e obtenha um orçamento personalizado para você!

Conclusão

 

É importante, com todas as informações que trouxemos hoje, ficar atento aos requisitos e prazos para a declaração da GFIP, para assim, não ser penalizado. Porém, o documento claramente já facilitou muito o processo desses itens importantes de serem declarados.

 

Quer acessar outros conteúdos como esse? Acompanhe o nosso blog

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *