fbpx

A modernização dos processos de vários setores tem sido essencial para continuar crescendo economicamente. Para a tecnologia no agronegócio, isso não é diferente. Segundo projeções, a demanda por alimentos no futuro será muito maior, justamente pelo crescimento da população mundial. 

 

Contar com ferramentas que auxiliem nas projeções se tornam extremamente necessárias. Para que possamos compreender um pouco mais sobre isso, trouxemos hoje as principais informações sobre a digitalização no campo. Confira! 

 

Cenário do agronegócio no Brasil

 

O agronegócio no Brasil é responsável por movimentar boa parte da economia, empregar pessoas, e, ainda, alimentá-las. Somente em 2021, o setor foi responsável por 27,4% do PIB brasileiro, o maior desde 2004, quando era 27,53%. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (CEPEA-Esalq/USP). 

 

Além do consumo interno, o Brasil exporta alimentos para praticamente o mundo todo, tendo forte relação comercial com a China, responsável, em grande parte, pela compra de nossas proteínas: frango e suínos. Resumidamente, em números, o país, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é:

 

 

Os dados são apenas uma pequena demonstração da potência do agronegócio no Brasil e no mundo. Afinal, o setor é o grande responsável por abastecer as mesas ,e, ainda, gerar renda para milhares de famílias. 

O desenvolvimento da tecnologia no agronegócio

 

A tecnologia no agronegócio tem crescido exponencialmente nos últimos anos. O uso de softwares e hardwares tem sido grande aliado ao integrar a cadeia de produção agrícola até o consumidor. O segmento tem apostado em investir em ferramentas que auxiliem no campo. 

 

Segundo dados da consultoria 360 Research & Reports, há uma previsão de que o mercado global de agricultura digital deva atingir o valor de US$ 8,33 bilhões até o ano de 2026. Os dados representam um crescimento médio de 15,9% ao ano neste período. 

 

O AgEvolution apresenta ainda alguns destaques para as tendências de tecnologia no agronegócio. São elas: 

 

 

Lembrando que nesse setor, o ideal é sempre produzir mais e utilizando menos recursos. Por isso, a tecnologia no agronegócio é algo indispensável para o setor continuar evoluindo

 

Demandas de tecnologia no agronegócio 

 

Como vimos, o segmento agroindustrial é extremamente desenvolvido. As demandas de tecnologia no agronegócio devem ser cada vez mais crescentes, visto que, a necessidade por alimentos de qualidade será ainda maior no futuro. 

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas Para Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2024 a população mundial deverá ser superior a 8 bilhões de pessoas, e, em 2050, esse número será acima de 9,5 bilhões. Ou seja, a necessidade por alimentos será bem alta, quando comparado com a atualidade. 

 

Como atender à demanda por mais alimentos, para mais pessoas? Uma análise realizada pela FAO aponta que, entre os principais desafios estão o esforço pela ampliação de produtividade e a necessidade de investimentos nas atividades produtivas. Sendo assim, nesse contexto deve-se:

 

 

Leia também: Portaria MTP 1486/2022: entenda as mudanças trabalhistas 

Gestão de pessoas no campo 

 

O Instituto Agro aponta o uso de tecnologia no agronegócio como grande responsável por trazer ganhos ao setor nos últimos anos. Porém, para que haja um melhor proveito das ferramentas, são necessárias pessoas que tenham capacidade de extrair, coletar, organizar, e, principalmente, analisar o volume imenso de informações geradas todos os dias. Nesses casos, a automatização de dados deve facilitar o processo. 

 

Vale destacar ainda o quanto a gestão de pessoas, nesse processo, torna-se essencial também, para garantir uma equipe motivada, engajada e que anda junto com as mudanças que o mundo e o setor precisam. Afinal, o mercado de trabalho não é mais o mesmo e essa mudança já chegou no campo também. 

 

Para continuar crescendo, é preciso investir em:

Melhores índices de turnover

 

Esses são dados muito importantes para acompanhar e medir o desempenho organizacional no campo e na agroindústria. Tudo está indiretamente interligado, e, ter uma boa estratégia de gestão de pessoas, pode equilibrar o número de admissões e demissões, melhorando assim, esta taxa. Além disso, com essas informações, o gestor poderá tomar melhores decisões no cotidiano. 

Melhor produtividade

 

Para atender às altas demandas por alimento do futuro, é preciso pensar estrategicamente em como produzir mais, com menos recursos. Ao investir em tecnologia no agronegócio e gestão de pessoas, é possível aperfeiçoar a dinâmica no setor e melhorar ainda a produtividade

Controle corretamente a jornada de trabalho dos funcionários 

 

Para ter uma boa gestão de pessoas é importante garantir que elas trabalhem de forma saudável. Para isso, utilize tecnologia no agronegócio para controle de ponto, que ajudam a acompanhar corretamente a jornada dos trabalhadores. Além disso, por meio de softwares, os colaboradores podem ter maior domínio sobre seus horários e autonomia para administrá-los da maneira que for mais conveniente. 

 

Controle de acesso na agroindústria

 

Sabemos que o agronegócio é composto por diversas etapas de trabalho que vão desde o campo, até a indústria, na finalização dos produtos e entrega. Sendo assim, o controle de acesso para a agroindústria é essencial para organizar quem, quando, onde e com o que pode acessar determinadas áreas da cadeia produtiva.

 

No dia a dia são inúmeras as pessoas envolvidas com esse setor. São diversos indivíduos que entram e saem, diariamente, das dependências dessas empresas: funcionários, clientes, fornecedores, entre outros. O controle de acesso, por meio da tecnologia no agronegócio, visa ainda, além da segurança:  uma melhor gestão de pessoas, análise de fluxo e o manejo de horários de entradas e saídas de todos.

 

Entre as tecnologias no agronegócio para controle de acesso que se destacam estão: 

 

 

É visível o quanto a agroindústria é importante para a sociedade como um todo e que ainda deve continuar crescendo, justamente para atender as demandas do futuro e garantir o alimento na mesa das pessoas. A tecnologia no agronegócio será essencial para continuar alcançando os patamares mais altos da indústria. 

 

Em dúvida de como modernizar os processos em seu negócio? Na Loja do Ponto contamos com o que há de mais moderno no mercado e ainda com profissionais que poderão te direcionar para o melhor. Faça um orçamento personalizado pelo Whatsapp e conheça nossas ferramentas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *