fbpx

Está pensando em investir em software de RH para sua empresa, mas não sabe qual o melhor momento para começar? Como qualquer investimento, é importante ter cuidado e contar com informações completas que te ajudem a chegar em um consenso. Para te ajudar, preparamos um conteúdo específico sobre isso, confira! 

O que é o software de RH?

Muito tem se falado sobre o software de RH, tanto aqui no blog quanto nos diferentes outros canais de comunicação. Este destaque se deve, principalmente, ao fato das novas tecnologias estarem frequentemente apresentando soluções que nos ajudam em diversos âmbitos de nossa vida. 

Este é o caso desta ferramenta, afinal, de acordo com o dicionário, um software nada mais é do que o conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados. Desta forma, essa junção torna-se uma ferramenta que otimiza e automatiza diversas funções, inclusive no departamento de recursos humanos. 

Sendo assim, um software de RH tem entre as suas funções: 

Leia também: Controle de acesso em bares e restaurantes: tudo o que você precisa saber!

Principais funções do software de RH 

Para quem está pensando em investir em software de RH, deve, antes de tudo, entender quais as principais funções da ferramenta. Entre elas, temos:

Vantagens ao investir em software de RH 

Investir em software de RH disponibiliza uma série de vantagens ao setor de recursos humanos. Entre elas, podemos citar:

Evitar processos trabalhistas 

O dia a dia do RH é corrido e extremamente atarefado. A sobrecarga de demandas e muito foco em trabalhos manuais que poderiam ser automatizados podem causar confusões. Esses problemas podem e devem ser evitados. Com software de RH adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), há uma maior segurança na utilização dos dados que são necessários na rotina de uma empresa. Além disso, evita qualquer problema jurídico, pois a ferramenta auxilia na correta contabilização de horas. 

Análise de indicadores

Outra vantagem em investir em software de RH está na facilidade em analisar indicadores. As plataformas costumam disponibilizar os dados mais importantes, todos eles unificados, dentro de um mesmo sistema em nuvem. No mundo corporativo isso é extremamente importante, pois ajuda a entender o que demanda mais atenção no momento: novos treinamentos, consultorias, equipamentos ou novas ferramentas? Todas as informações podem estar na palma de suas mãos.

Automatização de processos

Como citado acima, investir em software de RH ajuda também a automatizar todos os processos que envolvem o setor de recursos humanos. Economizando tempo com essa parte mais automática, é possível se dedicar a área mais estratégica da empresa, buscando inovação constante.

Economia 

Desde que entrou em vigor a Portaria 671, em março de 2022,  investir em software de RH tornou-se também sinônimo de economia.  Muitas empresas, atualmente, tem utilizado apenas esse recurso para registrar os horários de seus colaboradores, pois é mais econômico. Isso porque é possível utilizar smartphones, computadores e tablets no momento da assinatura, sem necessitar de investimento em outros equipamentos, como os relógios de pontos, por exemplo. Ou seja, mais dinamismo e ainda praticidade. 

Otimização

A otimização do trabalho, com certeza, é uma das principais vantagens em utilizar um software de RH. Na maioria das vezes, essas são ferramentas de registro de folha ponto, que auxiliam a registrar em uma única plataforma: horários de entrada e saída, folgas, férias, taxas de turnover, entre outras funções. Além disso, a solução representa uma maior praticidade, já que é possível utilizar a plataforma, por meio de aplicativos, em smartphones, computadores e até mesmo em tablets. É importante destacar ainda a economia de dinheiro ao utilizar um único recurso para todas essas demandas do Recursos Humanos. 

Como saber se é a hora de investir em software de RH?

Primeiramente, se o recursos humanos da sua empresa vem perdendo muito tempo nesses processos que podem facilmente serem automatizados, esse é um indício bem importante de que é hora de pensar a respeito. No geral, recomenda-se ainda, que empresas a partir de um funcionário já comecem a investir em um software de RH imediatamente. Isso porque, evita ações trabalhistas, erros nos cálculos de horas e consequentemente erros nos pagamentos de funcionários. 

Sua empresa pode estar perdendo dinheiro

Ainda há um fato importante de que sua empresa pode estar perdendo dinheiro sem investir em software de RH. Isso mesmo, pois os esforços e tempo de trabalho demandados pelo setor de recursos humanos acaba sendo maior do que deveria ser. Isso acarreta até em excesso de horas extras, por exemplo. Isso, principalmente, no fim do mês, período que demanda maior tempo de trabalho, devido ao fechamento das folhas de pagamentos.

Peça ajuda de especialistas

Você viu todas as vantagens e motivos que apresentamos e mesmo assim está em dúvida se é hora de investir em um software de RH? Aqui, na Loja do Ponto, trabalhamos há mais de quinze anos com esse tipo de solução. Além disso, temos uma equipe de especialistas que pode te ajudar a avaliar se esse é um bom momento para fazer esta contratação. 

Trabalhamos com o melhor do mercado. Soluções que contemplam:

Fale agora com um de nossos especialistas pelo WhatsApp

Leia também: Saiba como é a geração Z no mercado de trabalho

 

Conclusão

Investir em software para RH é extremamente vantajoso, mas requer cautela, como qualquer outro investimento. Entretanto, conforme vimos, não vale a pena perder dinheiro e esforços com funções que poderiam muito bem ser automatizadas. Fazer essa escolha pode ser o que está faltando para sua empresa decolar ainda mais. Faça um teste e descubra isso na prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *