fbpx

O mundo está em constante mudança, e, com elas, temos alterações também no que diz respeito à cultura das pessoas. No texto de hoje, vamos analisar como é a geração Z no mercado de trabalho, porque sim, há diferenças de geração para geração. Grande parte disso se deve às evoluções tecnológicas e outras também estão ligadas com a pandemia, que modificou a nossa forma de trabalhar e pensar nas coisas. Entenda melhor a seguir.

 

Quem se enquadra na geração Z? 

Antes de sabermos como é a geração Z no mercado de trabalho, precisamos entender quem são eles. De acordo com o Brasil Escola, este grupo é formado por pessoas que nasceram na primeira década do século XXI. Porém, não há uma exatidão na contabilização do tempo em relação ao surgimento das diferentes gerações, por isso, quem nasceu no fim da década de 1990 também pode se considerar deste grupo.

A maior característica da geração Z está na sua imersão na tecnologia digital, já que nasceram quando isso começou a se popularizar. 

 

Leia também: Sistema de Controle de Acesso: 8 motivos para investir na ferramenta

 

E quem são as outras gerações?

Ainda com informações do Brasil Escola, sabemos que as nomenclaturas são formas de marcar o tempo das gerações. Isso já ocorria na década de 1990, quando quem nascia na época era chamado de baby boomer. Naquele momento, a internet era usada como rede de comunicação militar. 

Percebe-se que as nomenclaturas e divisão das gerações estão vinculadas com o período e com a evolução tecnológica deste. Sendo assim, as gerações X e Y ficaram divididas da seguinte forma. 

 

Geração X

Segundo a Infoescola a geração X trata-se dos nascidos após o chamado “Baby Boom”. Esse grupo inclui as pessoas nascidas no início de 1960 até o final de 1970. Porém, as que tiveram o seu nascimento no início de 1980 até 1982 também podem ser consideradas assim.

 

Geração Y

Os também conhecidos como millennials, a geração Y, são os nascidos entre 1981 e 1998. Conforme aponta uma reportagem da BBC, essa foi a primeira geração a conviver desde cedo com computadores pessoais, smartphones e internet.

 

Os trabalhos preferidos da geração Z

Uma recente pesquisa do Glassdoor indica que uma das principais características da geração Z no mercado de trabalho é que a profissão que mais agrada esse público é a de recrutador corporativo. O estudo indica que as 10 profissões favoritas deste grupo são:

  1. Recrutador corporativo.
  2. Gerente de marketing.
  3. Gerente de social media.
  4. Cientista de dados.
  5. Gerente de produto. 
  6. Especialista de TI. 
  7. Coordenador de contas.
  8. Analista de crédito. 
  9. Engenheiro de projetos
  10. Desenvolvedor de negócios.

Geração Z no mercado de trabalho 

Segundo o blog do Gupy, a geração Z no mercado de trabalho costuma realizar diversas tarefas ao mesmo tempo e lidam muito bem com a imprevisibilidade e não costumam se abalar diante das dificuldades. Além disso, estão mais abertos à diversidade e atuam bem nos trabalhos em grupo.

A geração Z no mercado de trabalho demonstra ainda as seguintes características apontadas pelo Gupy.

Outra característica forte apontada pelo Gupy é que a geração Z no mercado de trabalho costuma se dar muito bem com as tecnologias. Isso porque a interação tecnológica é muito natural para este grupo, que cresceu ambientada e emoldurada na cultura do totalmente online. Ou seja, um público com uma alta conectividade.

 

Expectativas da geração Z no mercado de trabalho

Outra questão importante para a geração Z no mercado de trabalho são as suas expectativas, que são diferentes dos seus antepassados. Para atrair esses talentos, é preciso estar de acordo com a nova cultura e necessidades deste público. 

 

Novos moldes de trabalho

A pandemia serviu para mostrar, para muitos, que é possível executar muitas tarefas de casa. Sendo assim, desnecessário comparecer na empresa presencialmente todos os dias. Com isso, a geração Z tem mostrado cada vez mais que não possuem o menor interesse em retornar aos modelos antigos de trabalho. 

 

Flexibilidade no trabalho

Para atrair a geração Z no mercado de trabalho é preciso apresentar opções flexíveis de jornada de trabalho. Novamente, a pandemia tem um papel importante aqui. Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revela que entre as prioridades deste grupo, para 45% dos entrevistados, ter a possibilidade de alternar entre presencial e remoto é um fator essencial. 

Afinal, esse período fez com que as prioridades mudassem. Este grupo não tem a carreira como algo à frente de tudo, então, para eles, será importante ter jornadas mais flexíveis, que os permitam se dedicar também a outras coisas. 

 

Ambientes descontraídos 

A geração Z no mercado de trabalho também procura por um ambiente que seja mais agradável de trabalhar. A pesquisa da Firjan indicou, inclusive, que este é o segundo item mais importante dentro do top 3 deles. Sendo assim, uma prioridade para quase metade dos entrevistados, cerca de 48%. 

 

Salários competitivos

Ao contrário da geração millennials, a geração Z no mercado de trabalho não está tão em busca de salários competitivos. Apenas 33% dos entrevistados responderam que esse é um fator extremamente importante.

 

Leia também: Sistema de Controle de Acesso: 8 motivos para investir na ferramenta

 

Como facilitar o gerenciamento no RH

Conforme vimos, a geração Z está completamente imersa no mundo tecnológico. Da mesma forma, o ideal é contar com ferramentas tecnológicas que auxiliem no RH. 

Já conhece os softwares de folha ponto? Esta é uma boa forma de acompanhar corretamente a jornada de trabalho dos colaboradores. A ferramenta permite registrar corretamente todos os horários, podendo ter controle de horários flexíveis, inclusão de ponto por aplicativo ideal para trabalho remoto, gráficos de acompanhamento auxiliando no desenvolvimento da empresa e na valorização de funcionários. 

Aqui na Loja do Ponto temos a ferramenta correta para isso. Converse com alguém do nosso time pelo WhatsApp e tenha um orçamento personalizado.

 

Conclusão 

Com esse texto, conseguimos ver o quanto o mundo está diferente, não é mesmo? As relações de trabalho não são mais as mesmas, e, por mais que seja por especificidades da geração Z, essas mudanças influenciam toda a cadeia de trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *