fbpx

A pandemia provocada pelo novo coronavírus proporcionou um fato inédito na história tanto do Brasil quanto do mundo. O mundo parou e uma nova forma de trabalho ganhou adesão por grande parte das empresas proporcionando o que muitos chamam “novo normal”. 

Atualmente o Brasil configura o segundo epicentro da doença, com maior quantidade de mortes diárias por covid-19. 

Pela frente temos um futuro incerto. E é impossível saber o que pode acontecer quando toda essa situação passar. Afinal, a pandemia escancarou uma crise econômica e sanitária que ninguém poderia esperar.  

 

Leia também: Por que é tão difícil flexibilizar a CLT?  

 

Embora pensar no futuro seja assustador, consideramos algumas tendências após a crise. Confira:  

 

Tendências após o coronavírus 

Sem dúvidas a pandemia irá deixar marcas em todas as instâncias. Afinal, esse representa um cenário que ninguém poderia imaginar em pleno século 21. Veja algumas tendências podem se tornar realizada no pós coronavirus: 

Tendências tecnológicas 

O avanço tecnológico que aconteceu nos últimos anos foi ideal para que neste momento empresas de diversos segmentos pudessem rapidamente colocar seus colaboradores em trabalho home office.  

Além disso, com a descentralização de informações muitos estudos estão sendo realizados com objetivo de desenvolver uma vacina para a doença. Esses estudos priorizam o compartilhamento de conhecimento.  

Neste sentido, tendências que já vinham acontecendo irão contribuir para a reconstrução da sociedade. 
 

Dentre as principais podemos destacar:  

 

Transformação digital 

A transformação digital que vinha acontecendo em baby steps em muitas empresas agora tornam-se imperativas para seu funcionamento. Sem dúvidas a pandemia fez com que esse processo fosse adotado rapidamente por muitas empresas.  

Empresas que apresentam rápida adaptação são aquelas que apresentaram desempenho nesse futuro próximo. O mundo já mudou e o digital faz parte dessa nova realidade! 

Mudanças no segmento do mercado 

Com essas mudanças no mundo e na economia, a forma como pessoas consomem também se transformou. Por este motivo, segmentos inteiros precisarão se adaptar para continuar se conectando aos seus usuários. 

 

Leia também: Como fica a venda de férias em meio a pandemia do COVID-19?
 

Devido à redução de salários e incerteza de futuro há uma tendência de pessoas consumirem apenas aquilo que é necessário e faz sentido em suas vidas, apresentando um novo desafio às marcas.  

 

Conclusão 

O novo normal é uma realidade imposta pelo coronavírus. Para conseguir sobreviver nesse mercado, continuar atendendo e se comunicando com os clientes é preciso se adaptar.  

Inovação e digital são palavras de ordem que não devem ser deixadas de lado! 

Conheça a Loja do Ponto e saiba como a nossa empresa pode ajudar a sua nesse processo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *