fbpx

O quão importante é ter inovação no RH? Esse é um setor extremamente importante e estratégico nas empresas. Por isso, demandam atualizações constantes para acompanhar as novidades do mundo dos negócios. Quando analisamos este conceito de perto, entendemos que ele se trata então de um fator determinante para o mercado corporativo. Entenda melhor a seguir!

O que é inovação no RH?

Para você, o que é inovar? De acordo com o dicionário Aurélio trata-se de realizar aquilo que é novo, novidade. Além disso, o Portal da Indústria aponta também que a definição da palavra se trata também de gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Basicamente, se não gerar benefícios para a empresa, a novidade até será uma invenção, mas não necessariamente uma inovação.

Quando vinculada ao setor de Recursos Humanos, podemos entender então que é tudo aquilo que se propõe a inovar a forma de realizar os trabalhos neste setor. Ou seja, inovação no RH é gerar, para a empresa, assim como apontado acima, benefícios com novas formas de processos. 

Leia também: Confira as tendências em RH para 2023

Histórico de inovação no RH

Historicamente falando, a inovação no RH vem se dando desde seu início, na década de 1970. Naquele momento, por si só, o setor já surgia com uma ideia de inovar no ambiente corporativo. Afinal, os profissionais nasceram com o intuito de ajudar nas atividades relativas aos seres humanos durante a Revolução Industrial, sendo, naquele momento, uma grande novidade. 

Décadas depois, ainda hoje, vemos esse setor inovar diariamente, por meio de tecnologia, no aprimoramento de suas atividades, entre outras ações. Tão importante quanto na época do seu surgimento, a inovação no RH é um fator determinante para que empresas continuem avançando diariamente. 

Digitalização no RH 

Segundo uma reportagem da Revista Forbes, a inovação no RH nunca para, ela é constante. Uma das mais recentes novidades tem sido a digitalização no setor, que se intensificou após a pandemia. Inclusive, uma pesquisa do Infojobs mostra que 43% das empresas já contratam 100% pelo meio digital. Além disso, cerca de 24% das que ainda não aderiram ao modelo de seleção, pretendem contratar algum software até o início de 2023.

São várias as funções do recursos humanos no dia a dia:

Sendo assim, é preciso investir na inovação no RH, para que todas estas tarefas sejam facilitadas. É importante automatizar o que é possível, e, deixar as questões estratégicas para um alinhamento mais aprofundado por parte desses profissionais. 

Aliás, a automação de processo já é uma das principais tendências de RH para 2023 apontadas por especialistas. Desta forma, os trabalhos repetitivos tendem a ser cada vez mais desempenhados por sistemas inteligentes, aponta o RH Portal

Mas, engana-se quem pensa que esses sistemas são concorrência para o trabalho humano. Essa facilidade em realizar processos mais repetitivos, irá possibilitar aos profissionais o desenvolvimento de competências cognitivas. Ou seja, tendo tempo ainda para se dedicarem a tarefas mais estratégicas.

O impacto das tecnologias no RH 

Pensando no cenário em que o RH desempenha inúmeras funcões diárias, as tecnologias tendem a impactar todos os processos desenvolvidos por estes profissionais. Ainda com informações da pesquisa realizada pelo Infojobs, 98% dos profissionais apontaram que as ferramentas atuais podem facilitar a rotina e ser extremamente positiva nas contratações, uma das principais atividades desenvolvidas pelo setor de recursos humanos.

Ademais, a pesquisa mostra ainda que 86% dos recrutadores afirmam que, com a implementação da tecnologia, houve uma redução no tempo gasto para fechar uma vaga. Vale ressaltar que esta é apenas uma das diversas inovações que temos no RH. Atualmente, o mercado conta com ferramentas para auxílio diário como: controle de jornada dos funcionários(as), fechamento de folha ponto, entre outras opções. 

Como promover inovação no RH?

Mas afinal, como colocar na prática a inovação no RH? Trouxemos algumas dicas, confira!

Invista no Software de Folha Ponto

Utilizar o Sotfware de Folha Ponto é uma das principais formas de promover a inovação no RH. A ferramenta atende de forma completa a nossa nova realidade, seja de registrar a jornada de quem está trabalhando no formato presencial, híbrido ou home office.

A tecnologia permite registrar pontos no modo web ou offline. Além disso, dispõe de outros recursos como relatórios de indicadores e compatibilidade com diferentes dispositivos: tablets, smartphones e computadores. 

Invista na capacitação do seu time

Em todas as áreas, independente de qual seja, é importante se manter sempre atualizado. Para continuar inovando no dia a dia, é essencial estar por dentro das novidades do mercado, aumentando o repertório de conhecimento do seu time. Este é um investimento que, com toda certeza, só irá trazer retornos positivos para a sua empresa. 

Use a análise de indicadores para aumentar a produtividade

Você costuma analisar com frequência os seus indicadores? Por meio de ferramentas automatizadas já é possível ter diversos dados que podem auxiliar na sua tomada de decisão. O Software de Folha Ponto, por exemplo, é uma dessas tecnologias. Desta forma, é possível identificar e corrigir possíveis gargálos, e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.

Leia também: Absenteísmo nas pequenas empresas: o impacto no fechamento das contas

Soluções Loja do Ponto 

Quer iniciar o ano inovando? Conheça o nosso portfólio de soluções. Aqui, na Loja do Ponto, trabalhamos há mais de quinze anos com esse tipo de tecnologia. Trabalhamos com o melhor do mercado. Ferramentas que contemplam:

Fale agora com um de nossos especialistas pelo WhatsApp

Conclusão

A inovação no RH deve ser constante, por isso, é importante sempre estar atento às novidades tecnológicas existentes no mercado. O mundo se transforma diariamente e assim também é o ambiente corporativo. Aproveite que é fim de ano e faça um resgate sobre tudo o que pode ser melhorado nesse quesito para 2023. Este é o momento para trabalhar em novas metas e idealizações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *