fbpx

Você sabia que o absenteísmo nas pequenas empresas pode ter um grande impacto no fechamento das contas? O índice representa muito mais do que o número de faltas. Desta forma, pode estar associado a diversos problemas estruturais da empresa, o que merece atenção. Confira, abaixo, mais informações sobre o assunto. 

dashboard de pessoas faltantes

O que são as pequenas empresas?

Segundo o Portal da Indústria, as pequenas e médias empresas são definidas por meio de dois critérios, o de faturamento ou número de funcionários. Estas definições são fundamentadas pela Lei Complementar nº 123/2006

Sendo assim, as pequenas empresas são consideradas da seguinte forma:

Leia também: Nova lei possui regras para facilitar a contratação de mulheres

O que é o Absenteísmo?

De acordo com o Gupy, o absenteísmo é a forma que o RH tem de medir a soma de ausências de colaboradores e colaboradoras no trabalho. Este é um indicador bem importante, pois ajuda a ter uma maior dimensão sobre as faltas justificadas e injustificadas, atrasos ou saídas adiantadas. Além disso, ter esse dado pode ajudar a empresa a:

Os motivos para o absenteísmo nas pequenas empresas podem estar relacionados a:

Tipos de absenteísmo nas pequenas empresas

Ainda com informações do Gupy, sabemos que os tipos de absenteísmo nas pequenas empresas, e, em qualquer outra, são os:

Justificados 

São aqueles relacionados às faltas justificadas. Ou seja, o colaborador ou colaboradora faltou, mas, informou o motivo de sua ausência. Além disso, apresentou comprovação, por meio de atestados, declarações, entre outros.

Injustificados

Esse é o tipo de absenteísmo nas pequenas empresas em que o funcionário(a) não informa o real motivo por sua falta. De acordo com o Gupy, isso pode estar relacionado, inclusive, com a insatisfação deste com a empresa e seu fluxo. Por isso, vale prestar atenção, dialogar e tentar entender o que pode ser feito.

Presenteísmo

Além do absenteísmo nas pequenas empresas, existe também o presenteísmo. Neste caso, o(a) profissional está presente, mas seu desempenho é muito abaixo do esperado. Isso pode estar relacionado a problemas pessoais ou até mesmo de saúde. Vale a investigação, para assim, tentar chegar em comum acordo para uma solução.

Qual o absenteísmo nas pequenas empresas é aceitável? 

Você deve estar se questionando: mas qual o absenteísmo nas pequenas empresas é aceitável? Um levantamento feito pela Levee, startup que usa inteligência artificial para medir a produtividade nas empresas, aponta que a taxa média aceitável é de no máximo 5%. Já no setor varejista, este índice varia de 7% a 10%.

Impacto no fechamento das contas

Chegamos aqui, em um ponto crucial, o impacto do absenteísmo nas pequenas empresas e no fechamento de suas contas. A pesquisa da Levee aponta ainda os seguintes resultados:

Perda de dinheiro

O absenteísmo pode custar caro para as empresas. O estudo fez uma análise das deficiências no sistema produtivo e com falhas humanas, tais como, faltas, atrasos e rotatividades, que são as principais causas. Desta forma, as 500 maiores empresas deixam de ganhar 230 milhões de reais por ano, em média, devido a esses problemas.

Improdutividade e faltas

Os problemas com improdutividade e faltas, são os maiores. Em média, 5% dos funcionários faltam por dia em empresas do setor de serviços no Brasil, por exemplo. O número pode ainda chegar a 7% ou 10%. 

Rotatividade

Os problemas com absenteísmo nas pequenas empresas podem resultar ainda em rotatividade nas instituições. De acordo com a pesquisa, o número pode chegar a 40% de impacto. 

Cálculo de absenteísmo nas pequenas empresas

Mas afinal, como chegar nesses números tão precisos? De acordo com o Gupy, o cálculo de absenteísmo nas pequenas empresas é feito com base  no índice e calculado com conforme relação entre o total de faltas e atrasos e a quantidade de dias ou horas trabalhadas pelos funcionários(as). A fórmula fica da seguinte forma: 

(total de colaboradores x total de faltas e atrasos) ÷ (total de colaboradores x total de dias trabalhados)

Formas de acompanhar as taxas

Como acompanhar os índices de absenteísmo nas pequenas empresas? Os números são importantes para as tomadas de decisões e ainda para tomar medidas preventivas. Atualmente, graças à tecnologia, podemos contar com dispositivos que nos ajudam a ter esses dados na palma da mão. O software de folha ponto, por exemplo, permite ter essas informações e muito mais. 

A ferramenta permite que você automatize esses processos e tenha tempo para desenvolver as ações mais estratégicas. 

Leia também: Funções do software de folha ponto que facilitam a gestão no RH

Conheça o Software da Loja do Ponto

Comece hoje mesmo a acompanhar de forma mais estratégica o absenteísmo na sua empresa. Aqui, na Loja do Ponto, temos uma vasta experiência em soluções de gestão de ponto. Trabalhamos com o melhor do mercado. Soluções que contemplam:

gerenciamento de ponto mobile

Conclusão 

Como está a taxa de absenteísmo na sua empresa? Quais medidas têm tomado para melhorar seu desempenho? São perguntas que precisam ser analisadas com calma, para que assim, seja possível chegar nas melhores soluções. Afinal, conforme vimos, no fim das contas, isso pode custar muito para os cofres da empresa. 

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a mais informações como essa: Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *