fbpx

O controle de acesso em universidades é essencial para manter um ambiente seguro para os alunos e diversos profissionais que o frequentam. Com o término da pandemia e a liberação da abertura dos locais, a maioria das instituições retornaram com suas atividades presenciais. Entretanto, esse retorno ainda exige uma série de cuidados para que todos estejam em segurança. Ao decorrer deste texto, abordamos com mais detalhes este tema, confira!

 

Cenário das universidades presenciais no Brasil 

 

Mesmo com o crescimento dos cursos em modalidade EaD – Educação a Distância – impulsionados pela pandemia da Covid-19, ainda são muitas as universidades que mantiveram seu ensino presencial, com retomada pós vacinação da sociedade. 

 

Segundo números divulgados pelo último Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anualmente são ofertados 41.953 cursos de graduação. Além deste, 25 cursos sequenciais foram oferecidos em 2.457 IES no Brasil. No total, 85,3% destes são na modalidade presencial. Ou seja, milhares de universitários, continuam, diariamente, indo presencialmente para suas aulas. 

 

Leia também: Software de RH: dicas para escolher o melhor para sua empresa

Características e necessidades nas universidades

Para aqueles que continuam ofertando cursos na modalidade presencial, é importante estar atento às suas necessidades para um bom desenvolvimento diário das atividades. Sendo assim, destacam-se as seguintes demandas:

 

 

No geral, essas são as principais necessidades relacionadas ao controle de acesso em universidades. Entretanto, elas podem variar dependendo do tamanho do local, quantidade de setores e etc. É importante destacar ainda que o ambiente precisa ser seguro e transmitir tranquilidade para aqueles que irão estudar ou desenvolver suas pesquisas. 

O que é controle de acesso? 

 

O controle de acesso em universidades deve basicamente ser capaz de monitorar quem entra, quando e com o que, das dependências do estabelecimento. Desta forma, é possível garantir segurança e ainda organizar o local. Há possibilidade ainda de restringir algumas áreas e liberá-las apenas para pessoas autorizadas. 

 

A importância do controle de acesso em universidades

 

Diariamente, são centenas de alunos que acessam a universidade, nos seus diferentes turnos de aula. Garantir a segurança física das pessoas que estão no local, é dever da administração. Além disso, com o nosso novo normal, é importante cuidar também da segurança sanitária dos que frequentam o local,  cuidando para não haver superlotação e disponibilizando álcool gel nos diversos ambientes, para que haja a higienização frequente das mãos. 

 

Tipos de controle de acesso para universidades 

 

O mercado dispõe de diferentes soluções para o controle de acesso em universidades. Abaixo, separamos algumas delas.

 

Estacionamento 

 

Comece controlando o acesso pelo estacionamento, afinal, é por esse local que a maioria das pessoas entram no ambiente. Para isto, as soluções mais indicadas são os totens e cancelas. A identificação pode ser por meio de biometria, reconhecimento facial ou QR Codes.

 

Áreas restritas 

 

Assim como em outras instituições, nas universidades também existem as áreas restritas, que podem e devem ser acessadas apenas por pessoas específicas. Administre estes locais com segurança: laboratórios, refeitórios, bibliotecas, entre outros. Para isso, utilize também catracas ou portas com bloqueio. Também é possível conectar o elevador com o acesso de entrada, liberando aquele andar específico apenas mediante crachás, códigos de acesso, biometrias ou reconhecimento facial. 

 

Hall de entrada

 

Esse é o local em que ocorre, de fato, a filtragem das pessoas que estão entrando. Neste momento é importante pedir a identificação de todos, para saber quem são: alunos, professores, funcionários ou visitantes? Desta forma, invista em catracas. A liberação da passagem pode ser feita por meio de cartões, crachás, biometrias, QR Codes, reconhecimento facial, entre outros. Basta escolher o que mais se adequa à universidade.

 

Detectores de metais 

 

Para garantir a segurança física máxima, invista em controles de acesso com detectores de metais. Nesse caso, por meio de um equipamento acoplado à porta de entrada do estabelecimento é possível identificar objetos metálicos como armas brancas ou de fogo. Seu diferencial está justamente em sua tecnologia sofisticada que trabalha em harmonia com o portal de acesso, garantindo desempenho e durabilidade.

 

Controles de acesso com álcool gel

 

A pandemia acabou, mas os cuidados devem continuar. Por isso, umas das necessidades de controle de acesso em universidades também está na disponibilização de dispensers de álcool gel.   O mesmo possui versões com catraca, com central de autoatendimento, medidor de temperatura e reconhecimento facial. Sendo assim, esses tipos de dispensers são ideais para controlar quem entra e sai do ambiente, e, ao mesmo tempo, disponibilizar a forma de higienizar as mãos.

 

Pontos de atenção na hora de escolher a solução de controle de acesso

 

Acima, vimos diversas soluções de controle de acesso disponíveis no mercado e que podem ser utilizadas nas universidades. Porém, é importante também se atentar aos seguintes pontos na hora de escolher a sua ferramenta: 

 

 

Leia também: 5 soluções inovadoras de controle de acesso

Soluções Loja do Ponto 

 

Agora que vimos sobre o controle de acesso em universidades, convidamos você para conhecer as soluções da nossa Loja do Ponto! Nosso portfólio inclui: dispersores para álcool gel, catracas, cancelas, detectores de metais, entre outros. Ainda tem dúvidas sobre o que utilizar e como aplicar em seu negócio? Não tem problema, pois temos uma equipe preparada para lhe auxiliar nesse processo. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e peça um orçamento personalizado! 

Conclusão

A segurança deve ser uma das prioridades de qualquer ambiente, e, ainda mais nas universidades, que possui um fluxo diário de circulação de pessoas intenso. Com as tecnologias disponíveis no mercado hoje, é possível garantir esse cuidado e também eficiência em sua execução. E você, já utiliza alguma destas ferramentas no seu espaço? Conte para nós aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *