Com o avanço da tecnologia o regime home office tem se tornado uma possibilidade adotada por diversas empresas no Brasil e no mundo. Além de proporcionar maior flexibilidade na conciliação do trabalho com vida pessoal, esse regime garante redução de custos por parte da empresa. Porém, é bom que as companhias saibam como motivar o funcionário.
Fator que possibilita relação de ganha-ganha entre empresas e colaboradores. Mas se de um lado, as demandas podem ser realizadas sem sair de casa, de outro é preciso responsabilidade para não deixar a produtividade de lado.
Pensando nisso, listamos as principais dicas de como motivar o funcionário em home office. Confira tudo aqui no blog:
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Como motivar os funcionários?
Saber como motivar os funcionários é uma estratégia ideal para manter a produtividade da equipe, reduzindo o stress do dia a dia. Veja algumas dicas:
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Mantenha um cronograma constante de reuniões
Encarar as reuniões apenas como momentos de chamar a atenção ou dar feedbacks pode não ser o ideal nesse momento. Afinal, com a distância há uma necessidade um pouco mais de manter o alinhamento de informações.
Nesse sentido, reuniões diárias para que os colaboradores saibam como estão as demandas, quais são as prioridades e como estão os indicadores são ideais para que eles possuam uma visão além de suas próprias atividades.
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Ajude no gerenciamento de atividades
Embora o relacionamento não seja tão próximo, considerando o regime home office, o gestor possui a responsabilidade de gerenciar demandas. Além disso, é preciso que saiba como está o fluxo dessas atividades e prazos de entrega.
Por este motivo, é ideal conhecer os colaboradores e demandar tarefas de acordo com suas habilidades. Assim, é possível reduzir a curva de aprendizagem e manter os prazos em dia, além de possibilitar que os colaboradores realizem aquilo que gostam.
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Saiba que nem tudo é urgente
Sabemos que a cobrança por resultados e datas de entrega podem acontecer em qualquer empresa. No entanto, enquanto gestor é preciso estabelecer prioridades para guiar os colaboradores na execução das demandas.
Colocar e repassar a urgência para os colabores pode causar interrupções de processos e sensação de stress diário. Fatores que impactam diretamente no emocional de cada um deles, consequentemente em sua produtividade.
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Tente centralizar a comunicação em poucas ferramentas
Quanto mais ferramentas de comunicação uma empresa possui, mais fácil de acabar perdendo a qualidade das informações. Além disso, o tempo gasto para se organizar em cada uma delas nunca deve ser maior do que o resultado em termos de entrega.
Nesse sentido, tente centralizar as informações em apenas um canal para poder gerenciar as atividades em apenas um software.
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Foco no resultado
O trabalho em home office, modifica um pouco a forma como o trabalho deve ser encarada. Aqui, ao invés de considerar apenas o tempo à disposição da empresa é preciso analisar as quantidades/qualidades de suas entregas.
Não se preocupe se o colaborador está online o dia todo, foque nas datas de entrega e aproveite as reuniões de alinhamento para checar o andamento.
Afinal, grande parte das empresas já fazem uso de relógio de ponto para registrar as entradas e saídas de colaboradores. Caso sua empresa não possua, entre em contato com a Loja do Ponto e converse com nossos consultores e conheça os benefícios da ferramenta!
Trabalhar em casa é entrar em conflito com determinadas áreas nas quais o foco de trabalho é justamente o conhecimento do público-alvo como o marketing digital.
É fato que nem todas as pessoas se adaptarão a essa modalidade, justamente por priorizar o contato presencial. Cabe ao empresário adaptar essa modalidade a depender do perfil do profissional em questão.