fbpx

Atualmente a Consolidação das Leis de Trabalho entendem que toda a jornada do colaborador em ambiente de trabalho deve ser registrada. Esse entendimento constitui uma obrigação prevista no Art. 74 § 2º da CLT que diz: 

Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso”. 

Embora a lei seja taxativa, o relógio de ponto de se tornou uma verdadeira ferramenta de gestão para pequenas e grandes empresas. 

Quer saber mais? Então confira esse post sobre a importância do relógio de ponto para empresas! 

Leia também: Para o RH: Como reduzir conflitos na empresa? 

Qual a importância do relógio de ponto? 

A importância do relógio ponto está muito atrelada a uma via de mão dupla entre empresas e colaboradores. Afinal, a maior causa de ações trabalhistas se refere ao controle de jornada.  

Dessa forma, manter um registro legal de entradas e saídas de colaboradores torna-se essencial em termos judiciais. Confira esse e outros benefícios de manter o relógio de ponto na empresa: 

Controle de produtividade 

Através do relógio de ponto é possível registras entradas, saídas e horários de intervalo entre jornadas. Dessa forma, torna-se possível medir e correlacionar essas “batidas de ponto” com os horários de entregas de atividades. Com base nessa análise sua empresa terá acesso  dados que revelam os picos de produtividade assim como os horários menos produtivos da empresa. 

Assim, será possível manter uma inteligência de gestão agendando os melhores horários e datas para treinamentos e capacitações, por exemplo. 

Facilita o trabalho do RH 

O setor de RH é o que mais se aproveita da importância do relógio de ponto. Afinal, essa ferramenta proporciona uma supervisão automática da jornada de cada colaborador. 

Sendo assim, esse profissionais passam a ter mais tempo para desenvolver estratégias que visem benefícios para empresas e colaboradores. 

Além disso, com o relógio ponto há diminuição de riscos de falhas humanas na contabilização de horas extras, por exemplo. Uma vez que todo o calculo pode ser realizado em softwares. 

Ajuda a aumentar o rendimento de colaboradores 

Com auxilio do relógio de ponto, o colaborador passa a ter maior autonomia em relação às suas horas trabalhadas. Dessa forma, o profissional poderá administrar seu tempo de forma mais eficaz, aumentando assim seu rendimento na empresa. 

Leia mais: Escolha sem erro: como escolher o suporte de relógio ponto ideal 

 

Saiba como a Loja do Ponto pode ajudar seu negócio a crescer ainda mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *