fbpx

No mundo em que vivemos hoje é fácil encontrar pessoas clamando para o dia ter mais de 24h. Seja para conseguir uma folguinha ou para colocar aquela demanda em dia no trabalho as horas-extras são necessárias.

E é claro essas horas trabalhadas a mais sempre devem ser ressarcidas pela empresa. Esta por sua vez pode optar pelo pagamento em dinheiro ou através de banco de horas.

Mas como funciona o banco de horas? Esse é um assunto que deve estar na ponta de língua tanto de empresários quanto de funcionários. Então, confira tudo sobre o assunto aqui no blog:

Você também pode se interessar por: Quando a ausência do empregado é permitida por lei

O que é um banco de horas?

Antes de saber como funciona o banco de horas é preciso entender um pouco mais sobre esse conceito. De forma prática, o banco de horas é um sistema utilizado por empresas para organizar as horas trabalhadas a mais pelo funcionário. Isso acontece quando:

Como funciona o banco de horas?

Embora muitas pessoas ainda confundam banco de horas com horas extras, os dois conceitos funcionam de formas distintas.

As empresas que trabalham com o regime de banco de horas podem recompensar seus funcionários de duas formas:

É importante deixar claro, que esse tipo de gerenciamento é comumente realizado pelo profissional de RH. Lembrando que empresas com mais de 10 funcionários precisam registrar entrada e saída através de ponto eletrônico ou manual. Conforme lei:

Art. 74§ 2º, da CLT: Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.

Quais as vantagens e desvantagens do banco de horas?

Uma das principais dúvidas relacionadas a como funciona o banco de horas possui o intuito de entender os benefícios. Sem dúvidas, essa é uma modalidade acaba beneficiando a empresa. Uma vez que esta não precisará remunerar o funcionário com os encargos das horas excedentes.

No entanto, o funcionário também possui regalias. Pois, através do banco de horas possível emendar feriados ou escolher datas para folgas não programadas.

Leia também: O que mudou no intervalo intrajornada reforma da trabalhista?

Conclusão

Dessa forma, é possível dizer que essa é uma ferramenta estratégica para empresas funcionários. Para a empresa que pode contar com seus colaboradores além das horas preestabelecidas quando mais precisar. E a para o funcionário que pode descansar quando o grande fluxo diminuir.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *