fbpx

Software de ponto web com geolocalização: vale a pena?

Introdução

Você já ouviu falar em software de ponto web com geolocalização? Se sim, em algum momento deve ter se perguntado a real necessidade desta ferramenta, não é mesmo? Se ainda há dúvidas se isso é importante para a sua empresa, este texto vai te ajudar a compreender se vale ou não a pena. Afinal, deixamos diferentes pontos de vista para serem observados e analisados, claro, conforme a sua rotina empresarial. Siga a leitura e tire todas as dúvidas!

Software de ponto web com geolocalização: vale a pena?

O que é o software de ponto web com geolocalização?

Primeiramente, é importante entender o software para ponto web, que nada mais é do que uma tecnologia sofisticada que funciona no modo online ou offline. Desta forma, o colaborador pode registrar seus horários de qualquer lugar em que estiver: na empresa, em casa devido ao home office, ou em uma viagem, por exemplo.

Sendo assim, o Software de ponto web com geolocalização é uma tecnologia, acoplada ao Google Maps, que permite registrar exatamente o local do funcionário no momento do ato. Essa informação geográfica é muito importante tanto para empresa quanto para os funcionários. A seguir, iremos entender melhor o motivo!

Leia também: Suporte técnico para o relógio ponto: 8 motivos para contratar esse serviço!

Como a geolocalização no relógio ponto pode facilitar o trabalho do RH

É comum pensarmos no profissional de Recursos Humanos apenas como aquela pessoa que recruta, realiza pagamentos, cuida dos horários, entre outros. Porém, as funções no RH vão muito além disso, de acordo com informações do Blog Xerpey também é papel desse setor: gerir os relacionamentos internos, cuidar da manutenção do bem-estar dos colaboradores, clima organizacional, entre outras atribuições.

De um modo geral, eles são mediadores entre os interesses da empresa e dos profissionais. No dia a dia, as tarefas podem ser intensas, e, por isso, quanto mais automatizado o processo, melhor o RH irá conseguir examinar a rotina atual e propor melhorias e até mesmo garantir a segurança de seus funcionários.

A necessidade de registrar o ponto no formato online não surgiu exatamente agora. Sempre houve a demanda de contabilizar corretamente os horários daqueles que tinham de exercer suas funções fora do escritório, como por exemplo: motoristas de ônibus; repórteres; taxistas e vendedores de porta a porta.

É importante ressaltar ainda que, conforme dita o artigo 21 da lei 8.213 de 1991, durante o expediente, o trabalhador é de responsabilidade da empresa. Por isso, ter a localização do funcionário é uma forma também de segurança, para possíveis acidentes ou outras eventualidades que possam ocorrer nesse período de deslocamento.

Em casos de acidentes de trabalho, por exemplo, a lei prevê algumas situações que são de responsabilidade da empresa, como: no percurso para ida até o local de trabalho, viagem à serviço da companhia e execuções de atividade à mando do empregador. Nesses momentos, ter a geolocalização do funcionário pode ser útil para avaliar a gravidade do problema e até mesmo prestar os devidos socorros.

Vantagens da geolocalização no relógio ponto

Entre as principais vantagens da geolocalização no relógio ponto estão justamente as que são relacionadas à segurança e praticidade como:

Veja também: A importância da assinatura digital na folha de ponto para o RH

 

Profissões que mais necessitam da geolocalização no relógio ponto

Algumas profissões ainda continuam se destacando como uma das que mais necessitam de software de ponto web com geolocalização:

Características do geolocalizador de ponto

Aqui, na Loja do Ponto, contamos com duas modalidades de relógio ponto: o Secullum Ponto Offline e o Secullum Ponto Web. Ambos possuem diversos planos, que podem ou não incluir o geolocalizador. Fale com nossa equipe, eles terão o melhor prazer de lhe prestar uma consultoria para chegar a real resposta para suas necessidades.

Geolocalização de ponto e pandemia

Vivemos em um contexto histórico em que quase todas as profissões necessitam da geolocalização. Isso porque, o número de profissionais que estão trabalhando de forma retoma, aumentou. De acordo com informações do Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 8,2 milhões exerceram o teletrabalho e em torno de 65,9 milhões (89%), o presencial, somente no primeiro ano de isolamento social, em 2020. É importante ressaltar ainda, que, grande maioria desses trabalhadores irão continuar nesse modelo de trabalho, já que, boa parte das empresas decidiram continuar trabalhando no formato home office ou híbrido.

 

Dispositivos compatíveis com a geolocalização no ponto online

Existem opções de dispositivos compatíveis com a geolocalização que são práticos de manusear e agilizam o processo no dia a dia. São eles:

 

A escolha do dispositivo ideal para isso, ficará à critério do que for combinado entre a empresa e funcionário. Seguindo sempre, claro, o produto contratado para exercer esta função.

O que é preciso para acionar a geolocalização no relógio ponto?

Aqui na Loja Ponto, conforme comentamos acima, dispomos do melhor em se tratando de tecnologia de geolocalização acoplada ao relógio ponto. Para isto, basta falar com a nossa equipe que irá direcioná-lo para o produto que atenda à sua necessidade, sendo importante solicitar um que contenha esta opção para acessar a localização. Fale conosco e faça um orçamento!

Conclusão

Com o artigo de hoje pudemos refletir sobre como a função do RH é mais complexa do que imaginamos e por isso necessita de facilidades. Além disso, a geolocalização vale à pena quando pensamos em segurança, praticidade e automatização no gerenciamento necessário do dia-a-dia do Recursos Humanos.

E você, o que acha da ferramenta? Deixe aqui nos comentários a sua opinião, para juntos, trocarmos ideias que possam enriquecer nosso trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *