fbpx

São muitos os desafios que fazem parte da rotina de empreendedores de negócios menores. Para isso, estar atento à Gestão de Pessoas em pequenas empresas é investir, acima de tudo, em um crescimento contínuo. Abaixo, no texto de hoje, trouxemos 6 dicas para facilitar esse processo no seu empreendimento. Confira!

 

O que são as pequenas empresas?

 

De acordo com o Portal da Indústria, as pequenas empresas seguem dois critérios, o de faturamento ou número de funcionários. Estas definições são fundamentadas pela Lei Complementar nº 123/2006

 

Desta forma, as pequenas empresas são consideradas da seguinte maneira:

 

 

Leia também: 5 dicas para fazer o Fechamento de Ponto de maneira eficaz!

Quais os principais desafios das pequenas empresas?

 

No geral, administrar as pequenas empresas é um processo extremamente desafiador. Afinal, os recursos são limitados e o número de pessoas envolvidas nas demandas é menor. Por outro lado, empreendimentos deste porte possuem uma maior proximidade com seus colaboradores e colaboradoras, o que pode ser vantajoso, se executado da maneira correta. 

 

Segundo o Serasa Experian, há ainda os seguintes desafios das pequenas empresas:

 

 

Erros comuns na Gestão de Pessoas em pequenas empresa

 

A Gestão de Pessoas em pequenas empresas não é uma tarefa simples. Afinal, esta é uma demanda estratégica, que exige conhecimento e atenção. O site 99 Empresas aponta que os erros mais comuns neste sentido são: 

 

 

Benefícios da Gestão de pessoas em pequenas empresas

 

A Gestão de Pessoas em pequenas empresas, assim como em qualquer outra, é extremamente necessária. Sendo assim, podemos apontar os seguintes benefícios em adotar essa prática:

 

Melhores índices turnover 

 

Os índices de turnover são para medir o desempenho organizacional. Desta forma, investir em uma boa e estratégica Gestão de Pessoas em pequenas empresas pode melhorar significativamente estes números. 

 

Redução de absenteísmo

 

Se o colaborador não estiver tendo uma boa qualidade de vida, sua saúde será afetada. Portanto, quanto melhor o bem-estar, menores as chances desse funcionário precisar faltar ao trabalho. É importante ressaltar ainda que, com a redução de absenteísmo, também teremos melhor índice de turnover, pois ele também contempla este fator.

Produtividade

 

Você sabia que, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo? De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, sim. Além disso, ele é também três vezes mais criativo e possui um desempenho de venda 37% maior quando comparado com os outros. Investir em uma boa Gestão de Pessoas em pequenas empresas é além de tudo, cuidar para a satisfação deste colaborador ou colaboradora na empresa. 

 

6 Dicas para fazer a Gestão de Pessoas em pequenas empresas

 

Agora que já conhecemos os erros mais comuns e os benefícios de se investir em uma boa Gestão de Pessoas em pequenas empresas, trouxemos 6 dicas valiosas para você, pequeno empreendedor, implementar no seu negócio. 

 

Dar autonomia no trabalho aos colaboradores pode ser um importante facilitador da Gestão de Pessoas em pequenas empresas. Desta forma, eles são livres em suas ações, decisões e atitudes. Com isso, temos vantagens como:

 

Principalmente após a pandemia, em que os modelos de trabalho se modificaram, com pessoas trabalhando presencialmente, e, outras no formato híbrido ou 100% home-office, investir em comunicação interna se tornou essencial. De acordo com a FSB Comunicação, esta é uma estratégia utilizada nas empresas para estabelecer um relacionamento entre o público interno. 

 

Engana-se quem pensa que só grandes empresas devem se preocupar com isso. Esta deve sim ser uma tarefa de Gestão de Pessoas em pequenas empresas. Isso porque, é importante estabelecer um único tom de voz e fazer com que todos estejam na mesma página. 

 

Leia também: Como a gestão estratégica de pessoas pode ajudar o setor de RH?

 

Analisar indicadores é também super importante no processo de Gestão de Pessoas em pequenas empresas. Com essas informações é possível mapear os pontos positivos e negativos de cada um e tomar decisões importantes a partir disso. Os indicadores principais são compostos por dados como:

 

 

Já vimos acima, que funcionários(as) mais felizes tendem a produzir e se desenvolver mais. Na Gestão de Pessoas em pequenas empresas, motivar a equipe é fundamental para desenvolver esse espírito de pertencimento. Trabalhe em ações que acolha e que motive seus colaboradores(as) a darem sempre o seu melhor. 

 

Ter uma Gestão de Pessoas em pequenas empresas é também incentivar novos talentos, que irão crescer juntamente com a empresa. Quanto mais incentivados e engajados, mais envolvidos estarão com o processo, e, evidentemente, se tornarão líderes essenciais para o amanhã. 

 

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) determina que jornada de trabalho seja de 8 horas diárias. Sendo assim, com limite de 44 horas semanais. Por isso, gerenciar os horários de todos para confirmar se estão fazendo uma jornada justa e saudável é fundamental. Além disso, é importante administrar corretamente as folgas semanais. O descanso é imprescindível para manter uma equipe engajada e com bem-estar.

 

Soluções que podem ajudar a colocar em prática

 

Para uma boa gestão de pessoas em pequenas empresas é necessário gerenciar diversas ações. Por isso, contar com tecnologias que facilitem esse processo é essencial. Você sabia que por meio de Softwares de Folha Ponto é possível coordenar os horários, os principais índices de turnover e muito mais? Aqui na Loja do Ponto temos opções para todas as necessidades, sendo online e offline, via aplicativos e com reconhecimento facial, por biometria e ou até mesmo o tradicional cartão de ponto.

 

Faça agora um orçamento personalizado e conheça nossas opções!

 

Conclusão 

 

Você já tem colocado em prática a Gestão de Pessoas em seu negócio? Independente do tamanho da sua empresa, investir em ações que incentivem, motivem e alavanquem a carreira de seu time é também dar vazão ao crescimento de sua marca. Comece hoje mesmo a colocar essas dicas em prática e se surpreenda com os resultados! 

 

Nos siga também em nossas redes sociais e tenha mais dicas como essa: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *