fbpx

Você sabia que no Brasil já temos 1 carro para cada 4 habitantes? O setor que fornece espaço para esses veículos estacionarem está crescendo cada vez mais justamente por esta alta na demanda. Para isso, soluções de controle de acesso para estacionamentos são essenciais para ajudar o negócio a continuar crescendo. Entenda no texto abaixo.  

Cenário setor de estacionamentos no Brasil 

O setor de estacionamentos é um dos que mais crescem no Brasil. Somente em 2019, o segmento movimentou cerca de R$ 15 bilhões no país, apurou o Estadão. Além disso, somadas as unidades dos maiores players do mercado, a estimativa é que tenhamos em todo o território brasileiro, cerca de 3 milhões de vagas.

Não é de hoje que esse tipo de negócio tem se mostrado promissor. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil já tem 1 veículo a cada 4 habitantes. Além disso, grande parte dos brasileiros costumam ir trabalhar de carro. Para se ter uma ideia, somente em São Paulo, 6,5 milhões de pessoas vão para o trabalho utilizando esta forma de locomoção.

Os números estão diretamente ligados também com a necessidade de estacionamento, já que todos esses veículos deverão estar estacionados em algum local durante boa parte do dia. Os momentos de lazer também interferem neste cenário. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicam que 52% da população já deixou de fazer uma compra por não ter onde estacionar.

Estes pontos são os que tornam o setor de estacionamentos cada vez mais aquecido. Afinal, com o grande volume de carros em circulação, surge também a necessidade de local para estacioná-los. 

 

Leia também: Controle de acesso em universidades: maior segurança para os estudantes

 

Características e necessidades dos estacionamentos

O estacionamento é um espaço projetado para abrigar veículos de maneira transitória. No local cabem dezenas de carros e motos que devem ser devidamente abrigados. Para que o serviço seja prestado adequadamente esse setor possui algumas particularidades e necessidades como:

 

O que é o controle de acesso para estacionamentos? 

O controle de acesso para estacionamentos nada mais é do que a forma de monitorar a entrada e saída de veículos e pessoas daquele espaço. Esta é uma forma de controlar quem entra, quando e com o que, nas dependências deste estabelecimento.

 

Tipos de controle de acesso para estacionamento

Existem algumas opções de controle de acesso para estacionamento. Elas devem ir de acordo com as necessidades do negócio de monitorar entradas e saídas com segurança. As soluções mais indicadas são os totens e cancelas. A identificação pode ser por meio de biometria, reconhecimento facial ou QR Codes.

 

Acesso com totem e biometria

O controle de acesso com totem permite que a entrada do veículo seja feita por meio de uma cancela. Desta forma o usuário é liberado pela abertura desta, utilizando o totem com leitor biométrico. Porém, neste formato, o motorista deve ter sua biometria previamente cadastrada, podendo ser em casos de contrato mensal, por exemplo, em que o cliente possui contratado um pacote fechado para estacionar seu veículo todos os dias. 

 

Acesso de veículos com totem 

Neste modelo de controle de acesso para estacionamentos é necessário retirar o cartão do Totem, que irá liberar a abertura da cancela. Em caso de cobrança por período de horas, o débito deverá ser pago antes de sair do estacionamento. Para a liberação da saída, deverá ser inserido no Totem o cartão que comprova o pagamento, abrindo assim, automaticamente, a cancela.

 

Controle de acesso para estacionamento com operador e manobrista

O cliente entra no estacionamento e é recepcionado pelo manobrista que irá estacionar o carro. Desta forma, o operador registra o veículo no software de estacionamento e imprime o ticket ao dono do carro. No momento da saída, o motorista deverá entregar o comprovante, onde consta horário de entrada e placa do veículo, para que seja liberada a saída. Nesse momento, poderá haver cobrança, a depender da política da empresa.

 

Controle de acesso com reconhecimento facial no totem

Novamente, esse caso pode ser aplicado naqueles modelos em que o cliente é mensalista, já que precisa de um cadastro prévio para isso. Porém, é importante entender que não é um serviço que já vem acoplado ao equipamento. Desta forma, ele deve ser contratado à parte. Porém, as vantagens de segurança são inúmeras, já que, atualmente, é um dos meios mais seguros de controlar o acesso de pessoas e veículos nos locais.

 

Controle de acesso com operador 

O operador pode registrar o veículo por meio de um software, com a entrada sendo realizada pela cancela 1. Nessa parte, será liberado um ticket que deverá ser entregue ao operador que irá liberar o acesso do veículo. Na saída, pela cancela 2, o ticket será entregue ao operador para que ele libere a abertura da cancela.


Leia também: Controle de acesso em universidades: maior segurança para os estudantes

 

Como escolher o controle de acesso para estacionamentos? 

É importante também se atentar aos seguintes pontos na hora de escolher a sua ferramenta: 

Soluções Loja do Ponto 

Conheça a Loja do Ponto! Nosso portfólio inclui: dispersores para álcool gel, catracas, cancelas, detectores de metais, entre outros. Ainda tem dúvidas sobre o que utilizar e como aplicar em seu negócio? Não tem problema, pois temos uma equipe preparada para lhe auxiliar nesse processo. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e peça um orçamento personalizado! 

 

Conclusão

O setor de estacionamentos está crescendo e ter um bom controle de acesso é essencial para se destacar. Essa é uma necessidade em que já podemos contar com diversas soluções inteligentes para atendê-la. Para isso, é importante pesquisar o que melhor atende o seu negócio. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *