fbpx

Empreender e tirar suas ideias do papel, sem dúvidas, é o sonho de quase todos os brasileiro. Afinal, ser dono do próprio negócio proporciona diversos benefícios inestimáveis, entre eles a tão conhecida independência financeira.  

No entanto, no calor das emoções é possível que grandes ideias tornem-se um verdadeiro fracasso. Isso ocorre devido a falta de planejamento e informações jurídicas. E com toda a certeza você não quer que isso aconteça com o seu negócio. 

Quer saber como abrir uma empresa sem falhas jurídicas? Então continue a sua leitura!

Por que saber como abrir uma empresa sem falhas jurídicas? 

Somente entre os anos de 2013 e 2016 cerca de 341, 6 mil empresas foram fechadas no pais. Esse é um dado bastante alarmante para quem deseja começar a investir. 

De acordo com informações do Sebrae, os principais motivos de fechamento de empresas estão relacionados a falta de conhecimento e impostos/atributos para mantê-la em funcionamento. 

Neste sentido, o questionamento como abrir uma empresa sem falhas jurídicas torna-se cada vez mais importante. Uma vez que ele possibilita maiores probabilidades de que sua empresa cresça atingindo lucros significativos. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis de como abrir uma empresa sem falhas jurídicas. Confira: 

Como abrir uma empresa sem falhas jurídicas? 

No universo dos negócios, tão importante quanto ter uma boa ideia é saber como tira-la do papel. Por este motivo, planejamento, esforço e pesquisa são palavras de ordem para o verdadeiro empreendedor. Então se você deseja evitar problemas jurídicos para sua empresa continue a leitura! 

Realize o registro de sua marca e produtos 

O primeiro passo para saber como abrir uma empresa sem falhas jurídicas é ter em mente que tudo precisa de registro. Neste sentido, tanto o nome quanto a identidade visual de sua empresa precisam estar registradas.  

Dessa forma, você evitará problemas futuros relacionados a propriedade intelectual e direitos autorais sobre aquilo que oferece.  

Para isso, uma boa dica é consultar o Sistema de busca de marcas (INPI), com objetivo de descobrir se já existe alguma com o nome ou logotipo que sua empresa deseja usar. Nele também é possível consultar as taxas inerentes ao registro da marca e identidade visual. 

Faça parceria com profissionais jurídicos 

Um dos maiores erros de empreendedores é pensar que podem fazer tudo sozinhos. Algo que pode representar a grande falha quando o assunto é como abrir uma empresa sem falhas jurídicas. 

Cada profissional possui sua especialidade e o tempo necessário para chegar ao conhecimento desejado. Conhecimento este pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso de operações fundamentais para seu negócio.

Por esta razão, em seu quadro de parceiros ou colaboradores tenha sempre contadores e advogados de confiança. São eles que ficarão responsáveis pelo aspecto jurídico da empresa.  

Esteja atento as norma e leis 

Embora seja interessante que sua empresa conte com profissionais capacitados, você como empreendedor precisa estar por dentro das normas e leis. 

Por exemplo, independentemente do segmento da empresa, uma das normas que mais causam notificações aos negócios está relacionada a jornada de trabalho.  

Afinal, de acordo com a lei, empresas com mais de dez funcionários precisam estabelecer um método de registro de ponto. Adotar um método eletrônico pode ser uma estratégia para otimizar a gestão de pessoas. Além de garantir maior confiabilidade das informações, dessa forma pode ser possível economizar em multas e até mesmo processos trabalhistas. 

Você também pode se interessar por: Como migrar para o ponto eletrônico corretamente 

Registre seus colaboradores de forma correta 

 Manter os funcionários que trabalham na sua empresa garante bons resultados quando se fala em como abrir uma empresa sem falhas jurídicas. 

Por este motivo, aqui a dica é manter a transparência entre você e os colaboradores. Desde informações relacionadas a férias, jornada de trabalho, banco de horas e horas-extras, por exemplo.

Além de garantir maior satisfação de seus colaboradores, sua empresa tona-se mais atrativa aos investidores. 

Desenvolva contratos assertivos 

Para que um empreendedor saiba realmente como abrir uma empresa sem falhas jurídicas é preciso se cercar de todos os lados 

Neste sentido, tão importante quando manter a transparecia com os colaboradores trazer esse conceito para os demais contratos. 

Dessa forma, é preciso que todos os contratos internos e externos estejam de acordo com as leis estabelecidas. 

Escolha o regime de tributações 

O Simples Nacional pode até ser uma boa opção, devido ao menor percentual de contribuição fiscal. No entanto, nem todas as empresas podem seguir por este caminho.  

Tenham em mente que esse segmento se destina a empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões. Como resultado, sua empresa deve adotar um regime de tributação coerente com sua realidade para evitar problemas com a justiça. 

Conheça a natureza jurídica da empresa 

Para o funcionamento de sua empresa é preciso que ela se enquadre em um modelo de natureza jurídica. Isso nada mais significa que o negócio precisa ser classificado para receber benefícios, exigências, se adequar a leis e contribuir com impostos. 

Dessa forma, sua empresa pode ser: 

Conclusão 

Saber como abrir uma empresa sem falhas jurídicas não é um bicho de sete cabeças. Basta ter paciência para seguir os passos corretos. Sempre registrando as informações e mantendo a transparência com as partes interessadas.  

Afinal, ter atenção aos detalhes pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso da empresa. 

Além disso, é importante ter em mente que a famigerada burocracia não foi criada para estabelecer uma barreira entre você e seu sonho. Ela é um meio para que todas empresas tenham a chance de se colocar no mercado sob as mesmas regras e oportunidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *