fbpx

Existem muitas dúvidas sobre o uso do ponto eletrônico que foi determinado pelo MTE. A legislação brasileira determina que as empresas que já utilizam o ponto eletrônico ou tenham que migrar para esse sistema, utilizem apenas equipamentos que sejam homologados pelo ministério, equipados com entrada USB. O propósito dessa medida é evitar fraudes, como o trabalho de horas extras sem pagamentos aos funcionários.

Como migrar para o ponto eletrônico

O ponto eletrônico é todo sistema que possibilite aos fiscais baixarem os conteúdos e dados contidos no equipamento. O equipamento deve possuir um software específico e permitir a impressão de comprovantes referentes as entradas e saídas dos funcionários no início e no fim da jornada não esquecendo de registrar também a saída e volta do intervalo de almoço, além da permissão para registrar horas extras.

Também é permitido o controle mecânico, que é assinado pelo funcionário. Mas essa forma possui altas chances de erro. Por isso é recomendada a migração para o ponto eletrônico, mas como fazer isso do modo correto?

Essas são as maneiras de migrar para o ponto eletrônico sem dificuldades:

Escolha sua tecnologia

Existem diversas formas de se implantar um ponto eletrônico, como o biométrico. Existindo algumas opções mais seguras que outras.

Atente-se as regras

Caso ocorram erros nesse processo, infelizmente sua empresa poderá ser penalizada, o que reforça o cuidado que você precisará ter. Em caso de problemas trabalhistas, a irregularidade do ponto também impede que ele seja utilizado judicialmente. Nós da Loja do ponto, vendemos on-line e a instalação do equipamento é realizado pelo cliente, mediante instruções e orientações.

Contrate uma empresa qualificada

Lembre-se que após implementado, O REP proporciona uma tranquilidade a mais para o empresário, você pode dar autonomia aos funcionários e não passar por dores de cabeça e burocracias relacionadas ao tradicional livro de ponto.

Explique os benefícios para os funcionários

Toda mudança corre o risco de resistência por meio de um dos lados. Para que não haja conflitos, explique os benefícios do ponto eletrônico para os seus funcionários.

Explique como o método funciona, deixando claro que o sistema não é plausível de fraudes, dando a eles conforto em relação a precisão da contagem de horas. Além disso, você precisa estabelecer parâmetros e rotinas por meio de uma reunião com os demais membros, a respeito da diferença entre banco de horas ou pagamento por horas extras.

Demonstrando essas vantagens, dificilmente ocorrerá resistência a respeito dessa mudança tecnológica.

Itens necessários

Para utilizar o relógio de Ponto Eletrônico, são necessários alguns acessórios complementares. O software que comandará o funcionamento do ponto e uma bobina para gerar energia para o relógio funcionar normalmente.

Agora que você viu como é fácil inserir o sistema de ponto eletrônico, já se sente preparado para adotar essa mudança em sua empresa? Conta pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *