fbpx

Quando pensamos em hospital, nos vêm à mente como sendo um lugar que necessariamente deve ser tranquilo e também seguro, não é mesmo? Afinal, o ambiente é um local em que procuramos para tratarmos de nossa saúde, questão esta que deve ser o único foco. Por isso é extremamente importante ter controle de acesso nesta área, a fim de registrar todas as entradas e saídas de pessoas e garantir a segurança nos hospitais.

No texto de hoje, te convidamos para entender um pouco mais sobre o tema e o quão importante é o controle de acesso nos hospitais, confira!

A importância do controle de acesso em hospitais

O controle de acesso permite dar mais segurança em hospitais para pacientes e funcionários. Além disso, é possível gerenciar melhor a entrada e saída de materiais, medicamentos e equipamentos no geral.

É importante ressaltar também que, por meio de catracas, portas automatizadas, entre outros, é viável gerenciar a identidade das pessoas que estão entrando no local. Isso ocorre porque, para permitir a entrada de qualquer um, é necessário pedir identificação.  Essas medidas são essenciais para tornar o ambiente protegido contra furtos e outros tipos de criminalidade.

Segurança nos hospitais em tempo de pandemia

Todo o país se encontra em fase de adaptação de um mundo pós Covid-19. Com isso, várias flexibilizações têm sido implementadas, reduzindo assim, algumas regras relacionadas ao uso de máscaras, capacidade máxima de pessoas, entre outras. Porém, o ambiente hospitalar ainda permanece com todos os cuidados necessários, pois se trata de um local com maiores riscos de contaminação.

Segundo o blog Dormakaba, gerenciar o fluxo de pessoas em ambientes de tratamento para saúde virou uma das principais preocupações atuais. Isso porque, é preciso aumentar a capacidade e minimizar o toque, para garantir a segurança nos hospitais. Sendo assim, a falta de uma gestão eficiente disso pode prejudicar todos os esforços que estão sendo realizados em todo o mundo para controlar o vírus.

Desse modo, realizar o controle de acesso nos ambientes de cuidado à saúde se tornou essencial para garantir a segurança nos hospitais. Afinal, por meio de tecnologias é possível contabilizar e monitorar a quantidade de pessoas no local, evitando excessos. Essas são medidas que fazem parte do nosso novo normal, e, tende a ser assim por algum tempo ainda.

Leia também: Reconhecimento Facial: Inclusão de ponto rápida e prática!

Controle de Acesso em áreas restritas do hospital

Segundo o Portal Hospitais do Brasil, o controle de acesso em hospitais deve começar a ser pensado antes mesmo de sua construção. A arquitetura do ambiente já deve estar pré-estabelecida, para estar muito claro quais as áreas restritas, as de pacientes e visitantes. Por aí, já é possível ter uma estrutura muito bem estabelecida, e, após isso, é importante investir em tecnologias que ajudam a gerenciar esse espaço.

Ainda de acordo com o Portal Hospitais do Brasil, “o sistema precisa ser pensado a partir da premissa de que um hospital possui um público variado, de diferentes idades e condições de locomoção, com um alto fluxo de movimento.  Por conta disso, opções que não exijam o contato físico dos usuários e que levem em conta esse bloqueio variável são essenciais”, diz o artigo do blog.

É preciso ter em mente também que o ambiente hospitalar possui uma série de medicamentos e equipamentos de alto risco se utilizado por mãos erradas. O setor possui uma responsabilidade em cima do uso desses materiais, por isso, é necessário ter um bom sistema de segurança, que libere acesso apenas para pessoas devidamente identificadas.

Controle de acesso para certificações

Você sabia que para adquirir certificações, como as de ISO, por exemplo, é necessário possuir um controle de acesso hospitalar? A norma consta nos dois principais manuais de acreditação internacional: o da Organização Nacional da Acreditação (ONA) e o da Joint Comission International (JCI), informa o Portal dos Hospitais do Brasil.

A aplicação do controle de acesso no ambiente hospitalar

A aplicação do controle de acesso no ambiente hospitalar deve iniciar desde o estacionamento, local em que inicia a entrada de muitos que visitam o ambiente diariamente. Existem recursos que permitem a integração desses variados espaços, sendo possível bloquear um elevador, por exemplo, caso haja situação emergencial.

Para garantir a segurança no hospital, é interessante ter os equipamentos de acordo com os locais a serem protegidos. Confira abaixo os exemplos:

Estacionamento

O fluxo neste espaço costuma ser grande. Sendo assim, por meio de um controle de acesso neste local já é possível filtrar a passagem de veículos. O mais indicado seria fazer o uso de cancelas, barreiras automatizadas, que permitem saber se o local está cheio ou não.

Hall de entrada 

Após o estacionamento, para garantir a segurança nos hospitais, é importante controlar o fluxo de pessoas no hall de entrada. Para este local, as opções são o uso de catracas, torniquetes e portais, por exemplo.

Controle de quartos 

Os controles de acesso nesses ambientes são importantes para monitorar pacientes e também os visitantes, deixando bem estabelecido os horários permitidos e quantidade de pessoas liberadas.

Detector de metais para liberação de acesso

O portal detector de metal é um equipamento acoplado à entrada dos estabelecimentos e que identifica objetos metálicos. Seu diferencial está justamente na tecnologia sofisticada que trabalha em harmonia com o portal de acesso, garantindo desempenho, durabilidade e segurança. O recurso é extremamente relevante para o ambiente hospitalar, para evitar a entrada de armas de fogo ou outros objetos perigosos.

Soluções Loja do Ponto

A Loja Ponto possui um catálogo recheado de soluções que são aptas a atender às diferentes necessidades do ambiente hospitalar. Nosso portfólio inclui: dispersores para álcool gel, catracas, cancelas, detectores de metais, entre outros. Ainda tem dúvidas sobre o que utilizar e como aplicar em seu hospital? Não tem problema, pois temos uma equipe preparada para lhe auxiliar nesse processo. Entre em contato!

Conclusão 

A segurança nos hospitais sempre foi um tema de importância, mas, atualmente, é algo que está ainda mais em alta. Isso acontece justamente por nossas novas necessidades, ligadas aos novos tempos gerados por causa da Covid-19. Graças à tecnologia, dispomos de diversas soluções que podem ajudar, basta procurar as informações certas, com pessoas de qualidade e confiança. Afinal, dentro do ambiente hospitalar, a prioridade deve ser se preocupar com a saúde e bem-estar dos pacientes, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Passe pelo nosso blog e tenha acesso a outros materiais com conteúdo e informação para te ajudar no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *