fbpx

Reconhecimento Facial: Inclusão de ponto rápida e prática!

Em um mundo moderno e globalizado, estamos sendo apresentados diariamente a diversas tecnologias. E, muito além disso, somos também impactados por ferramentas que antes eram usadas apenas por um número restrito de pessoas, e, atualmente, estão disponíveis para o uso em outros setores. É o caso do reconhecimento facial, por exemplo, que inicialmente era comum ser utilizado somente por policiais e empresas de alta segurança.

Atualmente, a tecnologia se disseminou de tal forma que qualquer um, até mesmo por meio de seu smartphone, possui acesso ao recurso. Neste contexto, fica o questionamento, como incluir o reconhecimento facial na folha ponto de forma segura e prática? Abaixo trazemos mais informações sobre o método de registro, confira!

O que é e como surgiu o reconhecimento facial?

 

O reconhecimento facial é uma tecnologia que começou a ser estudada no século passado, mais precisamente nos anos 1960. De acordo com informações históricas do Usemobile, o desenvolvimento preliminar da ferramenta foi realizado pelos cientistas Woody Bledsoe, Helen Chan Wolf e Charles Bisson. Neste momento, o objetivo era estabelecer pontos de referência nos rostos, na zona central da face, olhos e boca.

 

Mais à frente, em 1970, os cientistas Goldstein, Harmon e Lesk, deram continuidade aos estudos para a tecnologia de reconhecimento facial. Desta vez, incluíram outros fenótipos como formato dos lábios e cor de cabelo. Nas décadas seguintes, 1980 e 1990, Sirovich e Kirby aplicaram álgebra linear e desenvolveram o sistema batizado de Eigenface.

 

Ainda com informações do Usemobile, sabemos que foi na década de 1990 também que foi criado um programa chamado Face Recognition Technology (FERET), ou seja, um banco de dados para os rostos. No futuro, isso seria muito utilizado por policiais, os ajudando a encontrar suspeitos e avançar em investigações sigilosas que exigiam uma pesquisa mais aprofundada.

 

Reconhecimento fácil na folha ponto nos dias atuais!

 

Nos anos 2000 houve um avanço cada vez mais acelerado, e, atualmente, podemos encontrar a tecnologia de reconhecimento facial em diversos lugares.  Hoje, a ferramenta é utilizada pela população em geral, sendo mecanismo de acesso às redes sociais, smartphones, computadores, entre outros.

 

Leia também: Software de ponto web com geolocalização: vale a pena?

 

Um dos destaques no uso do reconhecimento facial nos últimos anos têm sido justamente na folha ponto. As empresas estão utilizando o recurso para registrar entradas e saídas de seus funcionários da empresa. A tecnologia representa mais segurança, confiabilidade das informações e praticidade.

 

Funcionalidades do Software de Ponto Web Ultimate

 

O Software de Ponto Web Ultimate é um registro de ponto com reconhecimento facial da Loja do Ponto que apresenta diversas funcionalidades. Opções que permitem realizar procedimentos à distância estão sendo bastante utilizados, principalmente nos últimos dois anos, em que mais pessoas estão trabalhando no formato remoto. Algumas características destaques são:

 

 

Todos os itens são tecnologias extremamente avançadas, que permitem uma maior segurança para a empresa e também seus colaboradores.

 

Confiabilidade ao usar reconhecimento facial

 

Uma preocupação relacionada ao reconhecimento facial muito comum é sobre sua confiabilidade. Afinal, é seguro usar esse tipo de recurso? Segundo uma pesquisa realizada pelo LasPass, cerca de 78% dos brasileiros entrevistados afirmaram confiar na impressão digital ou no reconhecimento facial. Elas declararam ainda preferir esse tipo de tecnologia em vez das que requerem senhas para acesso. Ou seja, o método parece extremamente confiável e bem aceito pelas pessoas que o utilizam.

 

Os avanços também são responsáveis pelo aumento da confiabilidade das pessoas no reconhecimento facial. Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, entre 2010 e 2013, o desempenho de ferramentas desse tipo melhorou cerca de 30% em todos os fornecedores. Isto é, graças ao surgimento e elaboração de recursos novos, foi possível aperfeiçoar o método, o deixando mais seguro, à prova de fraudes e equívocos.

 

O IDBlog identifica ainda, por exemplo, que o reconhecimento facial é mais confiável pois, os dados biométricos são os mais difíceis de serem roubados. Internamente, em empresas, a tecnologia permite o armazenamento de informações de forma segura, garantindo que as pessoas certas tenham acesso aos dados corretos. Atualmente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, isso se tornou ainda mais essencial.

 

Vantagens de usar o reconhecimento facial na folha ponto

 

As empresas precisam, mensalmente, gerenciar diversas informações sobre seus funcionários. São diversos horários de entradas e saídas, horas extras e faltas por motivos médicos para serem registrados. O recurso de reconhecimento facial junto à folha ponto facilita o armazenamento desses dados e garante ainda a segurança de seus funcionários, evitando fraudes e desencontro de informações.

 

Conheça o software ponto web ultimate

 

A Loja Ponto inclui em seu portfólio o aplicativo Secullum Checkin que valida o acesso de pessoas por meio do reconhecimento facial, senhas numéricas, QRCodes e outros códigos de barras. Com o Plano Web Ultimate, que funciona em conjunto com o seu software, é possível registrar todas as informações necessárias, permitindo ao RH ter acesso  à diversas funcionalidades. O login pode ser feito de computadores, smartphones e tablets. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento! Teremos o prazer em lhe atender e esclarecer suas dúvidas.

 

É seguro usar a tecnologia de reconhecimento facial?

 

Sim, mas assim como qualquer prestação de serviço, o ideal é procurar a empresa mais confiável para contratar o software. Pesquisas nesse momento serão necessárias, para garantir os melhores recursos, que atendam às demandas de cada um no dia a dia. Caso precisem tirar dúvida, temos uma equipe pronta para prestar consultoria e apresentar o nosso produto.

 

 

Conclusão

 

O reconhecimento facial deixou de ser apenas um sonho futurista e se tornou real e está aqui, presente em nossa realidade. Como foi apresentado ao decorrer deste texto, a tecnologia está cada dia mais confiável e completa. Com isso, é possível ter acesso a recursos que eram inimagináveis quando a ferramenta começou a ser desenvolvida, em 1960. Nos resta agora aproveitarmos tudo o que o método tem a nos oferecer, utilizando para o bem e facilitar nosso dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *