fbpx

Porta giratória e portal detector de metais: qual devo usar? São tantas tecnologias de controle de acesso atualmente que fica fácil se perder, não é mesmo? Pois saiba que essa é uma dúvida mais comum do que se imagina e é normal ocorrer confusões. Para te ajudar, preparamos um conteúdo apenas para falar sobre as ferramentas e explicar a diferença entre elas e em que ocasiões devem ser usadas.

 

Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

 

Porta giratória e sua origem        

 

As portas giratórias foram criadas em 1880 pelo inventor Theophilus Van Kanne. Segundo informações do Onix Tecnologia do Brasil, na época, o objeto ficou característico por ser usado em entradas modernas, como os famosos arranhas-céus, por exemplo.

 

Se popularizando de forma rápida, logo a porta giratória começou a ser considerada ainda como uma ferramenta de segurança. Isso porque era possível controlar de maneira mais fácil o acesso de pessoas aos locais. No futuro, não muito distante destas décadas iniciais, com a implementação do detector de metal, isso se tornaria ainda mais marcante no objeto.

 

Portal detector de metal e sua origem   

 

Com um propósito mais investigativo, o portal detector de metal foi inventado em 1920. De acordo com o portal Gizmodo, os primeiros modelos do objeto foram criados para “pegar ladrões”. Desta forma, os cientistas H. Geffchen e H. Richter, de Leipzig, usavam o recurso para revistar os trabalhadores na saída de uma grande fábrica na Alemanha.

 

Atualmente, o portal detector de metal é muito utilizado em agências bancárias e aeroportos. Além de proteger contra roubos, para qual originalmente foi criado, também detém objetos metálicos perigos como armas de fogo e brancas.

 

Leia também: Portal Detector de Metais: Invista nessa solução para sua empresa!

Principais características da porta giratória        

 

É comum haver confusão sobre as funções da porta giratória e portal detector de metais. Porém, ambas são tecnologias com objetivos diferentes, apesar de similares entre si. Sendo assim, a porta giratória é um equipamento destinado, como foco principal, a controlar a entrada de pessoas com massas metálicas mais densas como: armas de fogo e armas brancas com lâminas acima de 18 cm. Desta forma, entre suas características se destacam:

 

 

Leia também: Segurança das portas giratórias: saiba como pode ajudar na proteção de sua empresa!

Principais características do portal detector de metal        

O portal detector de metal, por sua vez, também barra objetos metálicos. Porém, em contrapartida, o recurso funciona apenas como um pórtico, no qual é destinado a vistorias mais rápidas e objetivas. Com ajuda de um led, o indicador avisa quando há pequenas massas metálicas. Em caso de detecção, deve ser realizada uma revista mais completa para averiguação. Um exemplo desse modelo são os aeroportos. Entre suas características estão:

 

Diferenças entre porta giratória e portal detector de metal        

Mas afinal, qual a diferença entre a porta giratória e portal detector de metal? Explicando de forma simplificada, uma ferramenta não elimina a necessidade do uso da outra. No primeiro caso, usa-se para barrar pessoas e grandes massas metálicas, no segundo, para barrar pequenas e grandes massas metálicas, ajudando nas revistas que podem ser apoiadas de uma checagem mais aprofundada no caso de detecção.

 

É importante ressaltar ainda que apesar das suas diferenças tanto as portas giratórias como os portais detectores de metais não oferecem riscos a portadores de marcapassos, sistemas de apoio vitais, mulheres grávidas e mídias de armazenamento (CDs, disquetes, fitas de vídeo, cartões magnéticos e similares).

Produtos Loja do Ponto  

Na Loja do Ponto temos modelos de última geração para controle de acesso e detector de metais. Com tantas opções fica difícil decidir o que é melhor, não é mesmo? Conte com nossa equipe especializada que está pronta para orçar os produtos de acordo com suas necessidades. Tenha ainda a confiança de contar com:

 

 

Somos a maior e-commerce do segmento no país e com mais de 15 anos de experiência, estamos preparados para lhe ajudar! Entre em contato e deixe nossa equipe te auxiliar!

 

Conclusão

Agora você já sabe que a porta giratória e portal detector de metais são ótimas ferramentas para controle de acesso, porém, devem ser usados para objetivos diferenciados. Ou seja, uma não elimina a necessidade da outra, e, dependendo do caso, muito provavelmente seja indicado ter as duas opções em seu negócio, como: aeroportos, entradas de shows e eventos no geral, por exemplo.

 

Lembre-se que quando se trata de segurança, nenhuma precaução é demais. E, sabendo as funções corretas de cada tecnologia e as usando da forma correta, fica fácil deixar o ambiente de sua empresa mais seguro e confiável.

Agora, te perguntamos, você já nos segue em nossas redes sociais? Não? Então nos siga agora também pelo Facebook, Instagram, LinkedIN e Youtube e tenha acesso a muitos mais conteúdos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *