fbpx

A famosa pergunta que todos não param de fazer: quando as coisas voltarão ao normal? Para o mercado de trabalho percebemos que essa pergunta vem perdendo força e que estamos cada vez mais nos adaptando – e porque não dizer até aproveitando – diversas das mudanças que de início fomos forçados a aderir. 

Neste texto vamos falar sobre as mudanças no mercado de trabalho que definitivamente vieram para ficar. 

 

Trabalho remoto 

O famoso home office não era novidade no mercado de trabalho, já sendo promovido por algumas empresas, principalmente de tecnologia. Com a chegada da pandemia, outras áreas que não tinham essa cultura se viram obrigadas a solicitar que seus funcionários trabalhassem em casa. O que parecia ser provisório, com o avanço do vírus, foi se tornando uma nova realidade. 

Pessoas que estavam trabalhando na mesa de jantar, investiram em mesas e cadeiras profissionais e montaram seus espaços de trabalho em casa, tornando a solução cada vez mais duradoura. 

Veja abaixo as vantagens do trabalho remoto e porque ele parece ter vindo para ficar:

Menor poluição: sem o deslocamento de milhares de trabalhadores diariamente para os escritórios pelo país, menos carros circulam pelas cidades e assim temos menores emissões de gases na atmosfera. 

Qualidade de vida: o tempo gasto com deslocamento para o local de trabalho agora é gasto com alguma atividade física, com um café da manhã mais calmo ou até mesmo com mais horas de sono. 

Economia para as empresas: para as empresas a economia é certa. Menores gastos com luz, água, esgoto, internet e até mesmo aluguel, visto que algumas empresas desmontaram seus escritórios e decidiram manter suas equipes para sempre em modelo remoto. 

Saiba mais sobre como manter uma boa comunicação interna em sua equipe remota aqui 

 

Cuidados com higiene nos ambientes de trabalho 

Lembra de uma época em que não havia preocupação com apertos de mão e reuniões em ambientes totalmente fechados? Dificilmente conseguiremos voltar a este estado total de relaxamento quanto a estes fatores nos ambientes de trabalho.  

Certamente os displays de álcool em gel nas portas das empresas vieram para ficar mesmo após o fim da pandemia de Covid-19. Isso porque percebemos que a higiene das mãos pode evitar mesmo as doenças que não nos preocupam tanto, mas que podem trazer verdadeiros incômodos para as equipes, como viroses e gripes comuns. 

Os escritórios se tornarão muito mais arejados também. Já é possível ver esta mudança no mercado de trabalho, com ambientes dotados de mais janelas e de portas abertas por mais tempo. 

 

Reuniões via salas virtuais 

Quantas vezes equipes se deslocaram até escritórios de outras empresas, até mesmo viajando para outra cidade, para uma reunião de uma hora? O que era comum no passado, será facilmente substituído pelas reuniões em salas virtuais, visto que agora já nos adaptamos a esta realidade. 

Muitas destas mudanças representam melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, mas é importante que todas elas sejam acompanhadas pelos times de recursos humanos e gerência, para que a qualidade no trabalho não sofra e para que os profissionais estejam bem assistidos, mesmo que a distância. 

Saiba mais sobre retenção de talentos clicando aqui

Uma das principais mudanças que veio para ficar, o trabalho remoto, requer controle de carga horária e horas extras. Nesse quesito nós podemos te ajudar. Clique aqui e fale agora com um de nossos profissionais sobre a utilização de controle de ponto remoto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *