fbpx

Finalmente, aos poucos, nosso cotidiano está voltando ao normal. Boa parte da população se encontra vacinada contra o novo coronavírus. Muitos trabalhadores estão retornando a seus trabalhos presenciais ou híbridos e crianças e adolescentes voltaram a frequentar suas aulas no formato ao vivo. Contudo, isso não elimina a necessidade de reforçar a segurança nas escolas no pós-pandemia. Por isso, no texto de hoje, abordamos as diferentes formas de fazer isso, de maneira prática e moderna. Confira!

 

Reabertura das escolas pós vacinação da covid-19

 

Em um passado não muito distante, as instituições de ensino estavam fechadas, devido à pandemia do novo coronavírus. Com boa parcela da população vacinada, esse cenário começa a se modificar. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 80% dos adolescentes brasileiros, com idades entre 12 e 17 anos, já se encontram imunizados com a primeira dose da vacina. Destes, 25% já estão com o regime completo da vacinação.

 

Os dados são positivos e demonstram o retorno de uma vida normal, com aulas presenciais e socialização. Porém, os cuidados não devem ser totalmente ignorados, é preciso estar atento à segurança nas escolas no pós-pandemia. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), este é um momento que requer uma abordagem intersetorial. Ou seja, um trabalho conjunto entre áreas de educação, saúde, proteção, nutrição e saneamento.

 

Sendo assim, os cuidados devem continuar. Medidas básicas como: higienização frequente das mãos, disponibilização de álcool em gel e controle da quantidade de pessoas no mesmo ambiente continua sendo importante. É relevante ainda, em casos de suspeita ou confirmação, o isolamento total da criança ou adolescente e o acompanhamento de quem teve contato com o indivíduo no período de contaminação, para fazer testes que comprovem ser positivo para o vírus também ou não.

 

Leia também: Portal Detector de Metais: Invista nessa solução para sua empresa!

Dispensers de álcool gel para segurança nas escolas no pós-pandemia 

Uma das principais maneiras de combater à Covid-19 é a higienização constante das mãos. Desta forma, a disponibilização de dispensers de álcool gel para segurança nas escolas no pós-pandemia é essencial. Atualmente, para atender à essa necessidade, o mercado dispõe de diversas opções de equipamentos como por exemplo:

Estas são algumas das opções no mercado, que garantem uma maior segurança de saúde para as crianças e adolescentes no ambiente escolar. Além disso, é importante proteger os profissionais desses locais:  secretários(as), professores, diretores, entre outros.

Segurança física dos alunos  

Agora que já falamos das formas de proteção, vamos falar um pouco sobre a segurança física dos alunos, que também é algo importante. Infelizmente, as crianças e adolescentes não estão 100% a salvo de massacres e ataques. Recentemente, conforme mostra reportagem da BBC News Brasil, a cidade de Uvalde, no Texas (EUA), foi vítima de uma tragédia envolvendo violência com armas de fogo. Na ocasião, um jovem de 18 anos invadiu uma escola primária e matou 19 crianças e duas professoras.

 

São fatos assim que ressaltam a importância de reforçar a segurança física dos alunos. Algumas práticas podem ajudar nesses casos. Confira!

 

Controle de acesso

 

O controle de acesso é essencial para garantir a segurança nas escolas no pós-pandemia. A prática basicamente se resume ao monitoramento de entrada das pessoas no ambiente. Além disso, como exemplificamos acima, já existem opções de catracas com dispensers de álcool gel, que suprem as duas necessidades de forma prática.

 

Detectores de metais 

 

Fatalidades como a citada acima podem ser evitadas com detectores de metais. Existem diversas opções como também os dispensers com detectores. Além disso, esses dispositivos possuem características seguras como:

 

 

Sistemas de controle de acesso

 

Além de usar um equipamento para controlar a entrada das pessoas no local, também é interessante fazer a gestão de quem são esses indivíduos. O ideal é ter possibilidades de cadastramento, configurações ágeis de equipamento e consulta de relatórios. Afinal, no dia a dia, muitas pessoas acessam o ambiente escolar, não só os alunos mas também: funcionários, pais, fornecedores, entre outros.

 

Uma das vantagens que se destacam também nesses tipos de softwares é a possibilidade de acessar essas informações em diversos equipamentos: tablets, smartphones, computadores, entre outros. Ou seja, tudo o que precisa para gerenciar o acesso de pessoas da escola na sua mão.

 

Tornando a escola uma referência em segurança 

A segurança nas escolas pós-pandemia é importante tanto em instituições públicas quanto privadas. Porém, podemos relacionar também esses métodos como formas de tornar esses ambientes em uma referência de mercado. Em especial, para os colégios privados, investir nesses meios de segurança pode com certeza tornar a sua marca mais competitiva. Para os pais, saber do bem-estar dos seus filhos será um dos fatores definitivos no momento da escolha de fechamento da matrícula.

Produtos da Loja Ponto 

Na Loja do Ponto trabalhamos há 15 anos trazendo a solução ideal para o seu negócio, independente do tipo de produto ou serviço que forneça. Aqui você pode encontrar as diversas soluções faladas nesse texto de hoje, para deixar sua escola mais segura e confiável. Conte com:

 

 

Converse com um de nossos representantes e tenha uma apresentação completa e personalizada para seu negócio!

 

https://escola.lojadoponto.com.br/

Conclusão

Nosso mundo não é mais o mesmo. O pós-pandemia ainda vai nos ensinar muitas mudanças, que estão se atualizando diariamente. Porém, para estarmos em um ambiente seguro e saudável, precisamos estar atento a essas atualizações e investir no que nos faz bem. Entre esses investimentos, pensar em formas de intensificar a segurança nas escolas no pós-pandemia com certeza é essencial. Se você é gestor em uma instituição de ensino, pense hoje mesmo se seu ambiente se enquadra com o mundo atual. Caso não, saiba que são diversas as opções para te ajudar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *