fbpx

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre ESG no mundo corporativo. Mas afinal, o que significa esta sigla e porque ela é tão importante para as empresas? O mundo todo está de olho nela e no Brasil isso não é diferente. Entenda mais sobre isso no texto do blog de hoje!

 

O que significa ESG? 

ESG vem da sigla em inglês “environmental, social and governance”, que em tradução livre quer dizer: ambiental, social e governança. Mas na prática, o que esta sigla significa? Segundo informações da Revista Exame, o termo foi provocado inicialmente pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras. 

Basicamente, a provocação de Annan colocou em debate como integrar fatores sociais com ambientais e de governança no mercado de capitais. Os fundamentos serviram, mais tarde, em 2006, para a criação do Princípios do Investimento Responsável (PRI). 

Em um artigo publicado na Revista Exame pelo diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, disse que: “ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial”.

Mas o que isso tudo quer dizer, de fato? Pereira aponta, em seu artigo, que é necessário que as empresas minimizem seus impactos negativos sobre a sociedade e potencializem os positivos, como forma de assim, equilibrar os prejuízos já provocados. Desta forma, o ESG é uma maneira de o setor financeiro estar com olhar mais atento para essas questões.

 

Leia também: A importância do controle de acesso em casos de acidentes

 

Significado da sigla completa

Já entendemos que ESG no mundo corporativo vem da sigla que traduzido para o português significa: ambiental, social e governança. De acordo com o a Fundação Abrinq, os termos, separadamente, podem ser entendidos da seguinte forma: 

 

Ambiental 

Como o próprio nome já diz, quer dizer ao lado ambiental, que é uma das preocupações mais importantes da sociedade atual. E a Fundação Abrinq afirma que refere-se ainda às práticas corporativas que são voltadas para o setor, como por exemplo, debate sobre o aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição do ar, entre outras ações que possam minimizar os impactos negativos ao nosso ecossistema.

 

Social

A sustentabilidade não se trata apenas do meio ambiente, mas sim também em termos uma sociedade mais sustentável no âmbito social. Desta forma, o ESG no mundo corporativo é uma forma de incentivar e influenciar as empresas a impactarem positivamente sua comunidade. Para isso, agindo sempre com respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, diversidade de equipe, segurança, ainda proteção de dados e privacidade de todos os envolvidos neste ambiente.

 

Leia também: LGPD na Folha Ponto: como ficar em dia com as regras?

 

Governança 

A parte de governança do ESG no mundo corporativo está ligada às políticas de administração e sua conduta corporativa, composição do conselho, práticas anticorrupção, existência de um canal de denúncias, auditorias, entre outros. 

 

A importância do ESG no mundo corporativo

O ESG no mundo corporativo é extremamente importante para o desenvolvimento de uma empresa. São diversos os fatores que tornam o termo tão relevante para as organizações. Uma das vantagens que mais se destacam é o fator competitivo. Conforme aponta o relatório da PwC, até 2025, cerca de 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que apliquem os critérios ESG. 

Em dinheiro, essa porcentagem apontada pela PwC representa um total de US$ 8,9 trilhões. Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados apontaram que planejam parar de comprar produtos que não seguem os padrões de sustentabilidade, social e governança. 

Ou seja, no fim das contas, estar alinhado ao ESG no mundo corporativo também é um fator competitivo importante. Afinal, não seguir essa tendência pode fazer com que uma empresa pare de vender, e, consequentemente, de faturar. Entretanto, se aplicado, pode tornar a marca bem vista e disputada no mercado. 

Além dos fatores apontados acima, o portal Zenklub destaca as seguintes vantagens do ESG no mundo corporativo: 

 

O ESG também é importante para investidores

Uma pesquisa global realizada com investidores institucionais pela MSCI apontou que 77% dos entrevistados aumentaram seus investimentos em ESG durante a pandemia. Sendo assim, especialistas ainda apontam que essa é uma forma de também dar mais segurança aos envolvidos no investimento, com aplicações mais sustentáveis a longo prazo.

 

Para ficar de olho em 2023

Quase entrando no último trimestre do ano, as companhias já devem começar a se atentar para as tendências de ESG em 2023. De acordo com uma reportagem da CNN Brasil, a primeira temporada de balanços financeiros de 2022 trouxe mudanças importantes relacionadas ao tema. Alterações essas que serão acompanhadas de perto pelas companhias no próximo ano, como por exemplo, as relacionadas aos riscos ambientais, sociais e de governança.

Entre as principais alterações, destaca-se ao fato das empresas de capital aberto, que deverão se adequar à alteração feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na Instrução 480/09, de dezembro de 2021. Desta forma, as empresas brasileiras são obrigadas a apresentarem esses indicadores, além de inventário que comprove suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Ou seja, deixando de ser apenas um período de adaptação e passando a ser colocado de fato em prática. Além disso, informações sobre respeito à diversidade do corpo de administradores e empregados também serão cobradas.

 

Sua empresa já está adaptada ao ESG? Uma coisa é fato, o termo deixará muito em breve de ser algo do futuro para cada vez mais fazer parte do nosso presente. Uma boa forma de se adequar é investir em ações concretas, que protejam nosso bem mais precioso, a natureza. Além disso, é de extrema importância investir internamente em uma boa gestão de pessoas, que faça jus à inclusão social e destaque de talentos diversos. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *