fbpx

Estamos chegando ao fim de mais um ano e esse é o momento em que as empresas aproveitam para fazer um balanço do que foi realizado durante os doze meses e planejam suas metas para o ano novo. Neste período, é essencial se atentar ao que a economia em 2023 nos reserva. Para isso, é importante dar atenção aos que os especialistas financeiros preveem. No texto de hoje, trouxemos algumas destas previsões. Confira!

Leia também: Confira as tendências em RH para 2023

A Economia em 2023

Quais as previsões para a economia em 2023? Esta é uma dúvida comum de surgir entre o final e início de um ano novo. Empreendedores aproveitam essas informações para tomar decisões e planejar seus negócios. Para isso, é bom sempre se manter informado com o que os especialistas estão falando sobre o assunto. Inicialmente, sabemos que não será um período fácil, mas, se precaver a isso pode ajudar no processo. Continue essa leitura e entenda melhor!

Crescimento desacelerado do PIB

Em nota divulgada à imprensa, o relatório Focus, do Banco Central do Brasil, aponta as principais previsões para a economia em 2023. Inicialmente, economicamente falando, o crescimento deve ser fraco. A estimativa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, é de apenas 0,4%. 

Segundo reportagem do G1, essa desaceleração na economia iniciou desde o terceiro bimestre de 2022 e deve seguir esta tendência. Os motivos apontados por especialistas para isso seriam: 

Consequências da estagnação

Economistas apontaram em entrevista ao G1 que as consequências desta estagnação na economia em 2023 devem ser:

A economista da Tendências Consultoria, Alessanta Ribeiro, disse ainda ao veículo de comunicação que a economia em 2023 deve sim ter um crescimento, mas será em um ritmo menor. Além disso, podemos esperar um cenário de inflação elevada, pois o Banco Central tem subido os juros para conter essa inflação para patamares mais baixos. 

“Isso significa um esfriamento da economia porque, ao subir juros, o crédito fica mais caro, as pessoas consomem menos, isso acaba afetando a produção (…)”, disse a especialista ao G1.

Cenário internacional da economia em 2023

A economia em 2023 deve ser mais desacelerada no âmbito internacional também. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam que a média global do crescimento do PIB no ano que vem é de 2,7% frente aos 3,2% que eram projetados para 2022.

Ao G1, especialistas apontaram que dos 10 países com a maior participação nas exportações brasileiras, 8 deles possuem projeção de crescimento menor que em 2022. Ou seja, empresas que exportam produtos para estes países, em especial a China, devem se atentar para tentar driblar esse momento não muito favorável para a economia. 

Leia também: Cloud Computing: entenda e saiba como a tendência tem ajudado no crescimento das empresas

Como driblar as dificuldades na economia em 2023? 

As previsões podem não ser muito otimistas, mas, sabemos que as projeções são justamente para auxiliar nas tomadas de decisões e atitudes que as empresas terão frente aos desafios. Uma reportagem do Terra aponta algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar as dificuldades neste momento de incertezas: 

Empreendedores devem se ressignificar

Não é de hoje que o mundo vem passando por intensas transformações. Por isso, devido ao cenário que devemos ter na economia em 2023, agora, mais do que nunca, torna-se necessário que empreendedores ressignifiquem seus negócios. Desta forma, analisando de maneira constante o cenário como um todo. A partir disso, em estudo da conjuntura, tomar decisões estratégicas e economicamente viáveis para a empresa.

Atenção às práticas processuais que são importantes

Nas empresas existem práticas processuais essenciais como:

Com base nessas dicas, podemos destacar ainda que, uma das principais tendências para RH em 2023 é automação de processos. O uso de tecnologias deve ser importante neste processo. Desta forma, colaborando para agilizar processos e até mesmo impactar na produtividade e na economia dos negócios.

Invista em caminhos para driblar a inflação

Esta deverá ser uma estratégia importante para driblar a inflação no ano que vem. Segundo o Jornal Contábil é preciso:

Invista em tecnologia em 2023

Como vimos no texto de hoje, investir em tecnologia poderá ser uma forma importante de driblar problemas na economia em 2023. Você está preparado(a) para este momento? Aqui na Loja do Ponto, temos ferramentas que podem ser essenciais neste processo. Trabalhamos com soluções de controle de ponto e de acesso. Temos ainda:

Peça agora um orçamento personalizado de soluções para o RH e controle de acesso pelo nosso WhatsApp e entre em 2023 saindo na frente.

Economia em 2023: quais as projeções dos especialistas?

Conclusão 

Quais as suas expectativas para a economia em 2023? Como vimos, os especialistas acreditam que será um período que exigirá muita resiliência e alternativas inteligentes para driblar as dificuldades. Portanto, é importante analisar com calma as informações e investir em estratégias que alavanquem a sua marca no mercado. 

Para continuar preparado, acompanhe as dicas pelo nosso blog e também as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *