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Este é o primeiro texto do ano, e, para isso, entendemos ser importante saber um pouco mais sobre processos internos e possíveis melhorias. Neste primeiro assunto, trouxemos informações sobre o diagnóstico organizacional. Você sabe do que se trata ou já implementou isso em sua empresa? Saiba que o trabalho envolve muita análise, mas que é fundamental para encontrar gargalos e utilizar soluções estratégias que irão ajudar a alavancar seu negócio. 

 

Para saber mais sobre o diagnóstico organizacional é só continuar esta leitura! 

O que é diagnóstico organizacional?

Os dados fazem parte do nosso mundo globalizado. Independente da área, essas informações são essenciais. O diagnóstico organizacional é exatamente isso, ele permite, por meio de uma base de informações, entender melhor a sua empresa e como estão os procedimentos internos. 

De acordo com a Clima Comunicação, o diagnóstico interno serve para mostrar como está a cultura da empresa, o engajamento dos funcionários e a percepção futura que eles possuem em relação à organização. 

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Quais os objetivos do diagnóstico organizacional? 

Podemos dizer que o principal objetivo do diagnóstico é ter uma visão geral da empresa, identificar possíveis gargalos e encontrar maneiras inteligentes de solucioná-los. Com informações do Gupy, sabemos também que:

Quais são as vantagens do diagnóstico organizacional? 

O Gupy elenca ainda que os diagnóstico organizacional traz as seguintes vantagens: 

Como aplicar o diagnóstico organizacional na sua empresa? 

O ideal é contar com consultorias que ajudem neste processo. Existem, atualmente, profissionais qualificados e especializados nesta tarefa. Entretanto, basicamente, o diagnóstico organizacional será realizado, segundo o Gestão Click, da seguinte forma: 

Coleta de Informações  

O primeiro passo será com a coleta de informações por meio de entrevista com os colaboradores. Ter acesso aos dados que a empresa já possui, os colhidos com aplicativos de controle de jornada, por exemplo, pode ajudar a deixar esse processo ainda mais eficaz. Desta forma, os profissionais poderão entender melhor a dinâmica da empresa e definir as perguntas mais adequadas para este momento inicial.  

Análise dos dados coletados 

O segundo passo é a análise dos dados coletados na primeira etapa. Esta avaliação deve ser realizada de maneira muito estratégica, a fim de tentar atingir os objetivos da empresa. Neste momento, o ideal é contar com gráficos, planilhas e formas de deixar tudo da forma mais visual e prática. Assim, fica mais fácil enxergar as dificuldades, entender o que precisa ser continuado, entre outras conclusões. 

Plano de ação  

Por último e não menos importante, vem o momento de tomar decisões. Com base nos resultados obtidos, a equipe irá sugerir à empresa quais as melhores medidas a serem tomadas, a fim de resolver problemas e aperfeiçoar processos. Esta etapa deve ser levada à risca, para não desvalidar todas as etapas anteriores. Afinal, entender quais são as dificuldades, mas não tomar decisões em relação a elas, não será nada vantajoso. 

O que perguntar na primeira fase?  

Como citamos acima, é importante contar com um profissional neste momento, pois ele irá definir melhor quais são as perguntas necessárias. Entretanto, segundo o Runrun It, os questionamentos podem ser divididos da seguinte forma:

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Quando é o melhor momento para realizar o diagnóstico?

Você deve estar se perguntando, quando é o melhor momento para realizar o diagnóstico organizacional? Segundo o Runrun It, a pesquisa é importante tanto para empresas em início das atividades quanto para negócios que precisam reavaliar a sua gestão.  

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Conclusão 

Já imaginou quanto problema poderia ser evitado com a prevenção e tomadas inteligentes de decisões? Ser estratégico é, além de tudo, ser ardiloso e tratar o seu negócio com segurança. É importante destacar também que, ouvindo seus colaboradores(as), você estará estabelecendo uma relação de confiança com eles, influenciando na motivação e empenho de todos. E, como sabemos, isso tudo irá refletir ainda na produtividade. Afinal, como já vimos em textos anteriores aqui no blog, quanto mais felizes os funcionários(as), melhor será o desenvolvimento destes(as) com a organização. 

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