Este é o primeiro texto do ano, e, para isso, entendemos ser importante saber um pouco mais sobre processos internos e possíveis melhorias. Neste primeiro assunto, trouxemos informações sobre o diagnóstico organizacional. Você sabe do que se trata ou já implementou isso em sua empresa? Saiba que o trabalho envolve muita análise, mas que é fundamental para encontrar gargalos e utilizar soluções estratégias que irão ajudar a alavancar seu negócio.
Para saber mais sobre o diagnóstico organizacional é só continuar esta leitura!
O que é diagnóstico organizacional?
Os dados fazem parte do nosso mundo globalizado. Independente da área, essas informações são essenciais. O diagnóstico organizacional é exatamente isso, ele permite, por meio de uma base de informações, entender melhor a sua empresa e como estão os procedimentos internos.
De acordo com a Clima Comunicação, o diagnóstico interno serve para mostrar como está a cultura da empresa, o engajamento dos funcionários e a percepção futura que eles possuem em relação à organização.
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Quais os objetivos do diagnóstico organizacional?
Podemos dizer que o principal objetivo do diagnóstico é ter uma visão geral da empresa, identificar possíveis gargalos e encontrar maneiras inteligentes de solucioná-los. Com informações do Gupy, sabemos também que:
- São para encontrar quais os melhores caminhos para resolver problemas, atingindo, assim, a excelência nos resultados;
- É ainda uma forma dos recursos humanos utilizarem os dados fornecidos para impactar positivamente em toda a jornada do trabalhador no negócio.
Quais são as vantagens do diagnóstico organizacional?
O Gupy elenca ainda que os diagnóstico organizacional traz as seguintes vantagens:
- Identificar problemas de forma precoce: descobrir as dificuldades com antecipação pode ajudar a conter possíveis danos de maneira mais rápida e eficaz.
- Melhora da comunicação e clima organizacional: nada como um ambiente tranquilo para trabalhar, não é mesmo? Realizar uma pesquisa interna possui essa vantagem também, pois funciona como uma espécie de termômetro sobre como estão sendo as relações de trabalho e como os colaboradores(as) se sentem em relação à cultura da empresa.
- Definição de mudanças estratégicas: caso seja necessário aprimorar processos, esta será a melhor forma de identificar isso. O diagnóstico organizacional fará com que as tomadas de decisões sejam calculadas com maior segurança e contenção de possíveis riscos.
Como aplicar o diagnóstico organizacional na sua empresa?
O ideal é contar com consultorias que ajudem neste processo. Existem, atualmente, profissionais qualificados e especializados nesta tarefa. Entretanto, basicamente, o diagnóstico organizacional será realizado, segundo o Gestão Click, da seguinte forma:
Coleta de Informações
O primeiro passo será com a coleta de informações por meio de entrevista com os colaboradores. Ter acesso aos dados que a empresa já possui, os colhidos com aplicativos de controle de jornada, por exemplo, pode ajudar a deixar esse processo ainda mais eficaz. Desta forma, os profissionais poderão entender melhor a dinâmica da empresa e definir as perguntas mais adequadas para este momento inicial.
Análise dos dados coletados
O segundo passo é a análise dos dados coletados na primeira etapa. Esta avaliação deve ser realizada de maneira muito estratégica, a fim de tentar atingir os objetivos da empresa. Neste momento, o ideal é contar com gráficos, planilhas e formas de deixar tudo da forma mais visual e prática. Assim, fica mais fácil enxergar as dificuldades, entender o que precisa ser continuado, entre outras conclusões.
Plano de ação
Por último e não menos importante, vem o momento de tomar decisões. Com base nos resultados obtidos, a equipe irá sugerir à empresa quais as melhores medidas a serem tomadas, a fim de resolver problemas e aperfeiçoar processos. Esta etapa deve ser levada à risca, para não desvalidar todas as etapas anteriores. Afinal, entender quais são as dificuldades, mas não tomar decisões em relação a elas, não será nada vantajoso.
O que perguntar na primeira fase?
Como citamos acima, é importante contar com um profissional neste momento, pois ele irá definir melhor quais são as perguntas necessárias. Entretanto, segundo o Runrun It, os questionamentos podem ser divididos da seguinte forma:
- Comunicação ou marketing: como os funcionários e funcionárias estão sendo impactados pelas comunicações da empresa? Ele ou ela sentem necessidade de algo? Quais os melhores canais para acesso às informações? Essas são perguntas básicas para desenvolver o diagnóstico organizacional.
- Gestão: como a gestão da empresa tem sido vista pelos colaboradores(as)? Isso é essencial para saber quais pontos fortes e quais precisam de melhorias. Saber entender se sua gestão está sendo adequada e como melhorá-la pode ajudar a tornar o trabalho entre você e a equipe de maior confiança, atingindo, consequentemente, bons resultados.
- Contabilidade e finanças: este departamento está bem qualificado? Há necessidade de maiores esclarecimentos sobre a gestão financeira da empresa? Isso é extremamente importante, para que toda a equipe esteja alinhada, sempre na mesma página.
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Quando é o melhor momento para realizar o diagnóstico?
Você deve estar se perguntando, quando é o melhor momento para realizar o diagnóstico organizacional? Segundo o Runrun It, a pesquisa é importante tanto para empresas em início das atividades quanto para negócios que precisam reavaliar a sua gestão.
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Conclusão
Já imaginou quanto problema poderia ser evitado com a prevenção e tomadas inteligentes de decisões? Ser estratégico é, além de tudo, ser ardiloso e tratar o seu negócio com segurança. É importante destacar também que, ouvindo seus colaboradores(as), você estará estabelecendo uma relação de confiança com eles, influenciando na motivação e empenho de todos. E, como sabemos, isso tudo irá refletir ainda na produtividade. Afinal, como já vimos em textos anteriores aqui no blog, quanto mais felizes os funcionários(as), melhor será o desenvolvimento destes(as) com a organização.