fbpx

Já imaginou como seria se não tivéssemos energia elétrica? É impossível imaginar, não é mesmo? Afinal, atualmente, tudo que utilizamos, seja no trabalho ou lazer, dependem do recurso. Neste cenário, o controle de acesso em usinas ajuda a manter as operações seguras, para que tenhamos, diariamente, acesso a esse produto tão valioso. 

Para o texto de hoje, trouxemos as principais informações sobre o controle de acesso em usinas. Continue a leitura e confira!

O que são as usinas hidrelétricas? 

Antes de sabermos um pouco mais sobre controle de acesso em usinas hidrelétricas, é importante entender um pouco mais sobre o setor. Segundo o Omega, se trata de um conjunto de obras e equipamentos utilizados para produzir energia elétrica. Para isso, é realizado o aproveitamento da água dos rios.

Desta forma, a energia potencial gravitacional da água é transformada, antes de tudo, em energia cinética de rotação e convertida na energia elétrica que conhecemos no dia a dia. 

A importância das usinas hidrelétricas

Não há dúvidas de que o setor é extremamente importante para o país. Afinal, é por meio dele que temos acesso à diversas tecnologias no nosso dia a dia. A energia elétrica é fundamental para que possamos desempenhar as diferentes necessidades da nossa rotina: cozinhar, trabalhar, tomar banho, assistir televisão e infinitas outras atividades. Segundo o Mundo Educação, o setor corresponde a 90% da energia elétrica do país.

Atualmente, representamos o terceiro maior potencial hidráulico do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), apontam que, ao todo, são 739 centrais geradoras hidrelétricas existentes no país, que respondem por 62,48% da potência instalada de energia e 67% de toda a eletricidade gerada. Além disso, as usinas Itaipu Binacional, Belo Monte e Tucuruí estão entre as dez maiores do planeta.

Leia também: Reconhecimento facial: tecnologia aliada na prevenção à Covid-19

Surgimento das usinas hidrelétricas

Ainda com informações do Mundo Escola, sabemos que a instalação de barragens para construção de usinas no país iniciou-se no final do século XIX. Porém, foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939 a 1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção da energia brasileira.

A primeira hidrelétrica do Brasil foi a Usina de Marmelos, criada em 22 de agosto de 1889. Ela foi instalada em Juiz de Fora (MG), às margens do Paraibuna. Inicialmente, o objetivo era gerar energia para os teares da empresa têxtil do mineiro Bernardo Mascarenhas.

O que é o controle de acesso em usinas?

O controle de acesso em usinas será para controlar quem entra nas dependências da empresa, com o que entra e com o que sai. Tudo isso sendo feito de forma que garanta a segurança máxima de todos envolvidos no processo: colaboradores(as), visitantes, fornecedores e etc. 

Porque investir em controle de acesso em usinas?

As usinas possuem um trabalho complexo, que envolve muitos profissionais e equipamentos, e, por isso, a necessidade do controle de acesso em usinas. Para isso, é preciso, entre suas principais necessidades:

LGPD e controle de acesso em usinas

Além disso, é importante investir em controle de acesso em usinas que possuam máxima segurança de dados, alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque o setor pode, facilmente, ser alvo de ataques, então, é preciso se precaver. 

Uma pesquisa da Positive Technologies, realizada em 2018, demonstrou que seus pesquisadores conseguiram penetrar 73% das organizações industriais deste tipo. Além disso, em 82% das infiltrações, os pesquisadores apontaram que foi possível ganhar pontos de apoio para acessar a rede de forma mais ampla. 

Por isso, mais do que a necessidade do controle de acesso em usinas, é preciso ainda a segurança em todas as soluções utilizadas. Para garantir isso, vale fazer uma pesquisa aprofundada antes de qualquer contratação e buscar empresas confiáveis do mercado para este tipo de produto. 

Tipos de soluções de controle de acesso em usinas

Agora que conhecemos um pouco mais sobre este setor, chegou a hora de conhecer quais são os tipos de controle de acesso em usinas mais utilizados. 

Torniquetes

Quando se trata de controle de acesso em usinas, os torniquetes estão entre os mais utilizados. Isso porque eles são equipamentos extremamente modernos e seguros e barram a entrada de pessoas não autorizadas nos locais estipulados. Seu material é de ferro, extremamente resistente e seguro. Ideal para este tipo de ambiente. 

Catracas

As catracas também são soluções de controle de acesso em usinas muito utilizadas. A tecnologia permite monitorar o fluxo de pessoas em determinados ambientes. Atualmente, no mercado, existem opções de liberações por reconhecimento facial, biometria, leitor de proximidade ou senhas. Ou seja, é possível escolher o modelo que mais se adequa ao seu negócio. 

Portais detectores de metais

O recurso funciona como um pórtico, no qual é destinado a vistorias mais rápidas e objetivas. Com ajuda de um led, o indicador avisa quando há pequenas massas metálicas. Além disso, é possível garantir a segurança das pessoas, mas sem dificultar o acesso, o que é um fator importante também para as hidrelétricas. 

Controlador de acesso facial e proximidade

É um tipo de controle de acesso em usinas que pode ser extremamente eficaz. A ferramenta é ideal para gerenciar a entrada e saída de pessoas por meio de reconhecimento facial. Com um leitor de alta performance, torna-se possível detectar rostos vivos e autenticar pessoas com máscara. 

Vale destacar que no mercado atual, todas estas soluções costumam já ser adaptadas às normas LGPD. 

Controles de acesso Loja do Ponto

Está em busca de controle de acesso para sua usina? Saiba que aqui na Loja do Ponto temos uma vasta experiência no assunto e estamos preparados para lhe ajudar. 

Aqui você pode encontrar as diversas soluções faladas nesse texto e deixar sua empresa mais segura e confiável. Conte com:

Converse com um de nossos representantes e tenha uma apresentação completa e personalizada para seu negócio!

Leia também: Controle de acesso em centros logísticos: a importância da tecnologia nesses locais

 

Conclusão

O controle de acesso em usinas é essencial, já que possui vários processos e equipamentos que precisam ser protegidos. O investimento em soluções como essas tendem a ser recompensador, já que, evita uma série de dores de cabeça e automatiza as entradas e saídas de pessoas no local.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *