Independentemente do segmento de atuação da empresa, saber como fazer a gestão de turnos corretamente é essencial para garantir sucesso na produtividade.
Assim, além de ser responsabilidade da organização, essa medida auxilia na redução de ações trabalhistas, uma vez que a empresa mantém transparente sua relação com os colaboradores.
Então, se você quer descobrir como fazer a gestão de turnos corretamente na sua empresa, confira as principais dicas:
O que é gestão de turnos?
Antes de partir para a parte prática, é preciso entender o que compreende esse conceito. De forma geral, podemos definir a gestão de turnos como o melhor aproveitamento das escalas de trabalho de acordo com as demandas da organização.
Dentro de empresas, os turnos são divididos em:
- Manhã;
- Tarde;
- Noite.
Em indústrias, onde o fluxo de trabalho é interrupto, as escalas de trabalho funcionam 24 horas por dia, nas seguintes modalidades:
- Fixas: modelos de trabalho onde o período de trabalho é fixo.
- Revezadas: nesse modelo de escala, há alternância de horários de trabalho.
Como fazer a gestão de turnos corretamente?
Portanto, realizar a gestão de turnos corretamente é um processo que envolve diversos fatores, desde o respeito às legislações vigentes até o know-how de operação para desenvolver uma escala que seja assertiva para a organização. Abaixo apresentaremos as principais dicas para sua empresa obter maior produtividade através de uma escala bem planejada. Confira:
Conheça as leis
A Consolidação de Leis Trabalhistas apresenta informações importantes que devem ser seguidas com objetivo de apresentar o melhor cenário ao colaborador, além de evitar problemas jurídicos à empresa. Dessa forma, é sempre preciso estar em dia com as leis na hora de desenvolver a gestão corretamente.
Obtenha informações consolidadas sobre as áreas
O principal objetivo na hora de desenvolver a gestão de turnos e aumentar a produtividade, atendendo às demandas da empresa. Portanto, esse processo requer conhecimento das áreas, tais como:
- Capacidade de colaboradores por setor;
- Quantidade de demandas solicitadas;
- Carga horária semanal dos colaboradores.
Faça uso da tecnologia
Sem dúvidas, a tecnologia tem ajudado e muito nas funções cotidianas da empresa. Na hora de realizar a gestão de turnos não é diferente. Através de ferramentas como relógio de ponto é possível obter informações automatizadas referentes à jornada de trabalho dos colaboradores.
Dessa forma, as informações tornam-se mais confiáveis e fáceis de obter insights preciosos para a organização.
Leia também: Diferenças entre Ponto cartográfico e Ponto Eletrônico
Agora que você já sabe como realizar a gestão de turnos de forma eficaz, entre em contato com Loja do Ponto e saiba como podemos ajudar sua empresa!
Boa tarde
Gostaria de conhecer melhor como funciona a inserção das escalas no modelo – Revezadas: nesse modelo de escala, há alternância de horários de trabalho.