O controle de ponto cartográfico e ponto eletrônico são importantes para manter um maior controle em sua empresa e também é uma forma de melhorar a segurança do seu negócio.
Entretanto ainda são muitas as pessoas que confundem o ponto cartográfico e o ponto eletrônico – podendo correr o risco de adotar um quando na verdade está adotando outro.
Por essa razão é preciso que você, que tem uma empresa ou um negócio e quer manter um maior controle nesse sentido, saiba a diferença entre esses dois tipos de pontos e o que cada um faz.
Nesse artigo você entenderá facilmente a diferença entre ponto cartográfico e ponto eletrônico.
Ponto cartográfico e ponto eletrônico: funcionalidades
Ambos funcionam como um meio para simplificar o controle de entradas e saídas em empresas.
Esses são dois dos mais utilizados (embora existam outros métodos – e empresas que nem os utilizem).
Mas existem algumas diferenças que iremos explorar a seguir.
Ponto cartográfico
O relógio (ou ponto) cartográfico é um sistema de controle de ponto mecânico e eletrônico. Ele não permite a alteração de horas, pois funcionam a partir de uma base de horários pré-definidas.
É necessário que a equipe tenha responsabilidade para fazer o registro pontual para garantir que não haja nenhuma penalização.
Além disso o ponto cartográfico exige que haja alguma forma de vigilância – evitando que um colaborador faça registro de um colega que esteja em atraso, por exemplo.
É um método fácil, ágil e econômico, que facilita e muito a integração de dados pelo sistema financeiro da empresa.
Ele é indicado no caso de pequenas e médias empresas.
Ponto eletrônico
Por fazer essa leitura da digital do profissional, a chance de fraude é praticamente anulada, sendo que, até mesmo empresas de pequeno porte já adotaram esse sistema.
Além disso, com o ponto eletrônico é possível fazer o registro de trabalhadores que possam estar viajando, trabalhando em casa ou em férias, por exemplo – basta que eles tenham um leitor portátil e conexão com a internet.
A organização, assim, consegue fazer o registro e integrar os dados ao sistema adequadamente.
A maior desvantagem aqui é a dificuldade de acompanhamento do período de trabalho dos funcionários horistas, que demanda um certo domínio de tecnologia da equipe.
Mas, ambos oferecem a mesma funcionalidade, com a diferença que um possui ainda manejos tradicionais e manuais, enquanto o outro é totalmente digital e possui uma maior agilidade no processo das informações.
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