fbpx

O controle de ponto cartográfico e ponto eletrônico são importantes para manter um maior controle em sua empresa e também é uma forma de melhorar a segurança do seu negócio.

Entretanto ainda são muitas as pessoas que confundem o ponto cartográfico e o ponto eletrônico – podendo correr o risco de adotar um quando na verdade está adotando outro.

Por essa razão é preciso que você, que tem uma empresa ou um negócio e quer manter um maior controle nesse sentido, saiba a diferença entre esses dois tipos de pontos e o que cada um faz.

Nesse artigo você entenderá facilmente a diferença entre ponto cartográfico e ponto eletrônico.

Ponto cartográfico e ponto eletrônico: funcionalidades

Ambos funcionam como um meio para simplificar o controle de entradas e saídas em empresas.

Esses são dois dos mais utilizados (embora existam outros métodos – e empresas que nem os utilizem).

Mas existem algumas diferenças que iremos explorar a seguir.

Ponto cartográfico

O relógio (ou ponto) cartográfico é um sistema de controle de ponto mecânico e eletrônico. Ele não permite a alteração de horas, pois funcionam a partir de uma base de horários pré-definidas.

É necessário que a equipe tenha responsabilidade para fazer o registro pontual para garantir que não haja nenhuma penalização.

Além disso o ponto cartográfico exige que haja alguma forma de vigilância – evitando que um colaborador faça registro de um colega que esteja em atraso, por exemplo.

É um método fácil, ágil e econômico, que facilita e muito a integração de dados pelo sistema financeiro da empresa.

Ele é indicado no caso de pequenas e médias empresas.

Ponto eletrônico

Por fazer essa leitura da digital do profissional, a chance de fraude é praticamente anulada, sendo que, até mesmo empresas de pequeno porte já adotaram esse sistema.

Além disso, com o ponto eletrônico é possível fazer o registro de trabalhadores que possam estar viajando, trabalhando em casa ou em férias, por exemplo – basta que eles tenham um leitor portátil e conexão com a internet.

A organização, assim, consegue fazer o registro e integrar os dados ao sistema adequadamente.

A maior desvantagem aqui é a dificuldade de acompanhamento do período de trabalho dos funcionários horistas, que demanda um certo domínio de tecnologia da equipe.

Mas, ambos oferecem a mesma funcionalidade, com a diferença que um possui ainda manejos tradicionais e manuais, enquanto o outro é totalmente digital e possui uma maior agilidade no processo das informações.

Tanto ponto cartográfico e ponto eletrônico são escolhas perfeitas para o seu negócio! Escolha a que mais se adequa ao seu negócio com a Loja do Ponto, temos as melhores marcas e opções de Relógios Ponto cartográficos e eletrônicos.

 

3 respostas

  1. Show!!!
    Depois de perder tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Top o artigo, procurava sobre esse assunto na internet
    encontrei aqui alguma das informações que procurava.
    Gostei obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *