fbpx

A autonomia no trabalho pode ser extremamente positiva quando utilizada da maneira correta. Apesar de parecer estranho, há sim vantagens em trabalhar desta forma, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Hoje, separamos 5 benefícios em adotar esse modelo no ambiente corporativo. Confira!

 

O que significa ter autonomia no trabalho?

 

Em um primeiro momento, para os que estão acostumados com os tradicionais formatos, o termo autonomia no trabalho pode gerar estranhamento. Porém, o que isso significa na prática?

 

Segundo informações do Rock Content dar autonomia no trabalho significa deixar que os funcionários estejam no comando de suas próprias experiências. Desta forma, sendo livres em suas ações, decisões e atitudes. Entretanto, ao fornecer liberdade aos seus funcionários, lembre-se e deixe claro que também estará fornecendo responsabilidades. Então, é uma via de confiança, que atua de mão dupla, entre empregador e empregados.

 

Leia também: As vantagens de ser estratégico na gestão de ponto

Autonomia no trabalho em tempos de pandemia

 

Durante a pandemia muita coisa mudou em nosso estilo de trabalhar. Alguns formatos vieram para ficar, e, permanecem até hoje, após a vacinação da população. De acordo com informações do Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 8,2 milhões exerceram o teletrabalho e em torno de 65,9 milhões (89%), o presencial, somente no primeiro ano de isolamento social, em 2020.

 

De acordo com a pesquisa, a tendência é que tenhamos uma continuação desse modelo de trabalho. Afinal, boa parte das empresas decidiram continuar trabalhando no formato home office ou híbrido.

 

A tecnologia como aliada

 

Com a nova necessidade do mundo globalizado, a tecnologia avançou rapidamente para atender à demanda. Um exemplo disso são as ferramentas de inclusão de ponto a distância, como o Software Ponto Web ofertado no site da Loja do Ponto. Ele conta com possibilidades como: reconhecimento facial, aplicativos no smartphone, recursos web, entre outros. Ou seja, funcionários não tão dependentes do RH, pois estão com a solução na palma de suas mãos. Além disso, temos também um recursos humanos menos afogados, pois os formatos permitem que esse trabalho seja realizado de forma automatizada.

 

Confira também: Mudanças no teletrabalho: entenda as alterações da Medida Provisória

 

Estimular autonomia no trabalho ajuda a reduzir conflitos

 

Uma pesquisa realizada pela plataforma ZenKlub identificou que exaustão e preocupação constante são os fatores que mais sabotam o bem-estar no dia a dia profissional. Além disso, foram ouvidos ainda itens como: relacionamento com líderes e colegas, conflitos, desconexão do trabalho, volume de demandas, autonomia, participação e clareza na participação das responsabilidades.

 

Ou seja, a autonomia no trabalho pode ajudar a reduzir conflitos. Isso porque, com mais liberdade e clareza sobre quais são suas responsabilidades, os funcionários podem ficar mais tranquilos e despreocupados. Sem estresse, os problemas com colegas e liderança também tendem a reduzir.

 

Em entrevista para a revista Veja, o médico, CEO e cofundador da Zenklub, Rui Brandão, disse que os que estimulam a independência dos funcionários costumam ter equipes mais fiéis e motivadas. Ou seja, ao dar autonomia no trabalho para os colaboradores, esse pode ser um passo importante para incentivar e engajar todos.

As vantagens da autonomia no trabalho

 

Acima, abordamos resumidamente como é importante a autonomia no trabalho e o que a falta dela pode causar. São vários fatores para se atentar. Por isso, reunimos abaixo algumas das vantagens de dar mais liberdade para os colaboradores. Confira!

 

Funcionários mais motivados e felizes no trabalho

 

Como citado na reportagem da Veja, os resultados da autonomia do trabalho são de melhor saúde e bem-estar dos funcionários e, com isso, colaboradores mais felizes e motivados. De acordo com o Jornal Contábil o segredo é fazer tudo de forma natural, a fim do trabalhador não se sentir vigiado. A ideia é reduzir as cobranças e focar no positivo.

Maiores ganhos em produtividade

 

Ainda com informações do Jornal Contábil, muitas empresas já comprovaram que o trabalho remoto não altera os resultados. Alguns, puderam até notar um avanço na produtividade. Porém, o segredo é dar autonomia no trabalho, para que os profissionais estejam no controle de suas tarefas. Ou seja, menos estresse e mais liberdade, para quem sabe, controlar seus horários, estar mais perto da família, entre outras vantagens, que deixam o trabalhador mais feliz e realizado.

 

Equipe mais saudável e com bem-estar

 

Com trabalhadores mais felizes e realizados, temos, automaticamente, uma equipe mais saudável e com bem-estar. Esses foram os principais fatores citados pelos entrevistados na pesquisa da Zenklub. Somente a exaustão e preocupação constante, por exemplo, representam 69% das respostas. Ao reduzir esses índices, é possível melhorar e muito essa condição dos funcionários. Basta que tudo esteja muito bem acordado entre empregador e empregado. Ambas as partes devem estar cientes de como serão os termos nesse novo formato de trabalho.

 

Melhores índices de turnover

 

O turnover é um termo recente que vem sendo utilizado no mundo dos negócios. Para explicar melhor, em outras palavras, que estão em conformidade com o Software Ponto Web, isso quer dizer tudo o que se refere à rotatividade de uma empresa. Ou seja, por meio de mecanismos de gerenciamento, pode-se chegar a esses números realizando filtros por empresas, departamentos e períodos. Sendo assim, verifica-se as porcentagens de admissões e demissões, por exemplo.

 

E qual a relação do turnover com a autonomia no trabalho? Basicamente, investir em mecanismos que aumentem a satisfação e felicidade do colaborador, pode sim, influenciar nesse índice. Afinal, com colaboradores felizes, menos pedidos de demissão, e assim por diante.

Otimização do RH

 

Citamos brevemente acima, mas, dar autonomia aos trabalhadores, pode sim, ajudar a otimizar o RH. Afinal, o setor pode concentrar seus esforços para outros projetos de maior necessidade no momento. Assim sendo, sem a necessidade de ficar cuidando de cada horário, entrada ou saída. Por meio de ferramentas modernas e atualizadas, tudo isso pode ser feito de forma automatizada.

 

Conclusão

 

A autonomia no trabalho pode ser bastante efetiva quando utilizada de forma consciente e estratégica. São inúmeras as vantagens, e, vale a pena tirar um tempo para estudar isso e implementar na empresa. Quem sabe, em um futuro muito próximo, isso seja a nossa realidade em todos os lugares e se torne normal no ambiente corporativo. E você, o que achou? Deixe aqui nos nossos comentários a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *