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Cada vez mais empresas têm adotado o home office como regime de trabalho. Afinal, ela proporciona maior qualidade de vida para os colaboradores e aumento de produtividade para a empresa. 

Esse modelo de trabalho exige regras que devem ser aderidas por ambas para partes. Dentre elas destacamos a tolerância do relógio de ponto. 

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), existem regras quanto aos limites de marcação de ponto. Mas como elas funcionam no regime de home office? Confira essas informações no blog:

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Tolerância do relógio ponto em home office

O artigo 58 da CLT, que prevê o seguinte texto:

“[1] Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. Se ultrapassado esse limite, será considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal.  (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001).”

Embora o artigo estabeleça a quantidade de horas de trabalho que os colaboradores devem realizar por dia, o artigo não deixa claro a tolerância de atraso diário diário para entradas e saídas. Seja esse um comportamento em home office ou no regime tradicional.

Dessa forma é preciso valer-se do bom senso, de ambas as partes, em relação ao controle de jornada. Nesse momento, é importante ressaltar que que atrasos constantes por um longo período podem ser considerados desídia e assim gerar demissão por justa causa.

Analisando o contexto de home office, é mais importante garantir que as horas de trabalho sejam bem utilizadas com foco nas atividades e entregas do que o ponto seja marcado religiosamente no mesmo horário. 

>>Leia também: 3 motivos para adotar um software de controle de ponto na nuvem

Por que implementar um sistema de controle de ponto?

O software de controle de ponto é online. Dessa forma as consultas, tanto da equipe de gestão quanto de colaboradores, pode ser feita em tempo real. Fator que proporciona maior transparência para ambas as partes envolvidas.

Além disso, a ferramenta proporciona relatórios gerenciais de fácil interpretação facilitando o cotidiano da equipe de gestão, que pode se focar em atividades cada vez mais estratégicas a partir dos insights adquiridos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o software de controle de ponto, entre em contato com a Loja do Ponto e saiba como podemos te ajudar!

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