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Business Model Canvas é um modelo de gerenciamento estratégico e de inicialização. Sendo criado para desenvolver novos modelos de negócios existentes ou documentá-los.

A metodologia foi introduzida pela primeira vez por Alex Osterwalder e Yves Pigneur em seu livro Business Model Generation.

Ela foi pensada como uma ferramenta estratégica para o proprietário de um produto que ajuda a construir uma representação mais rápida e visual de suas novidades e serviços.

Ficou curioso? Então continue sua leitura para entender mais sobre o Business Model canvas e aprenda a usá-lo em seu cotidiano!

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O que é Business model canvas?

Business model canvas consiste em um painel dividido em nove blocos, que representam os elementos básicos (blocos de construção) que compõem um modelo de negócios.

– O principal objetivo deste painel é gerar propostas de valor que atendam e potencializem os objetivos desejados antes de realmente implementar o produto ou serviço.

Quais são as suas dimensões e elementos básicos?

No Business model canvas, os nove elementos são integrados entre si. Como mencionado anteriormente, é importante explorar primeiro a dimensão correta da Tela.

Como construir a tela?

Para aplicar a tela do Business model canvas em seu produto você pode usar uma versão impressa, desenhar suas propostas em um quadro ou criá-lo on-line.

– O Lucidchart é uma boa opção para equipes distribuídas que optem pela tela online. Porque pode ser construído de maneira colaborativa. Há também um aplicativo da web disponível criado pelos criadores do BMC.

– O Canvas pode ser dividido em duas dimensões: a dimensão localizada à direita, que contém elementos mais subjetivos e “emocionais” e a dimensão à esquerda, que contém elementos estruturais e lógicos.

  • É recomendado que você preencha o Canvas da direita para a esquerda. Desta forma, os desejos e aspirações das partes interessadas podem ser abordados antes de você começar a definir um método mais factual.

Montando o Canvas

– Começamos colocando o bloco “Segmentos de clientes”, que mapeia quem estamos almejando para fornecer valor ao nosso produto e quem são os clientes em potencial para os objetivos desejados.

  • Por exemplo: clientes com mais de 50 anos, mulheres, clientes da região Sudeste e assim por diante.

– No bloco “Proposta de Valor”, são geradas ideias para atender às necessidades dos clientes em potencial, sempre tendo em mente os objetivos de negócios que estão impulsionando esse produto ou serviço.

– Exemplos de proposições de valor incluem redução de custos, agilidade, conveniência, customização e suporte à decisão.

  • Os blocos Segmentos de clientes e Proposições de valor são os principais elementos que levarão os componentes restantes do Canvas.

– Uma vez que determinamos os clientes em potencial é necessário pensar em como podemos vincular esses dois componentes fundamentais.

– Essa é a finalidade do bloco “Canais”, que inclui itens como entrega, blog, boletim informativo, atendimento ao cliente e webinar.

  • Estes são os canais que distribuem e entregam as propostas de valor aos clientes.

– Em seguida, devemos entender o bloco “Relacionamentos com o consumidor”. Em outras palavras, devemos descobrir como fortalecer o envolvimento do cliente com o negócio.

  • Para dar alguns exemplos: parceria de desenvolvimento de negócios, retenção de clientes, suporte ao cliente, chat online e feedback.

O último bloco da direita é o “Fluxo de receita”, que se traduz no caminho para gerar receita com base na proposta de valor recomendada. Exemplos incluem uma assinatura mensal, venda direta, anúncios pagos e licença.

Conclusão

Essa ferramenta é útil para orientar a concepção de novos produtos e serviços por meio de seus nove elementos básicos, tanto do ponto de vista racional quanto emocional.

Business model canvas também permite que as equipes façam um brainstorming de insights, ideias e opiniões sobre o produto.

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