fbpx

Evitar os erros mais comuns na folha de pagamento dos seus funcionários é indispensável, pois é a garantia de seus impostos estão sendo todos pagos e que seus funcionários estão, todos, recebendo os benefícios previstos pela Lei Trabalhista do Brasil.

Com os erros na folha de pagamento você pode acabar causando queda na produtividade, desestimular a união da sua equipe e ainda atrair grandes problemas burocráticos, ou seja, melhor evitá-los!

No entanto, por falta de conhecimento técnico, acabam ocorrendo muitas dificuldades na hora do preenchimento da folha, e erros simples de serem corrigidos.

Pensando nisso, escolhemos alguns dos erros mais comuns e mostramos como evitá-los.

Erros mais comuns na folha de pagamento e como evitá-los

Fazer um planejamento adequado ajuda a automatizar o trabalho, sem contar que diminui as chances de que erros bobos ocorram.

Erro no enquadramento dos funcionários

Se a sua empresa contrata funcionários de diferentes formas (carteira assinada, freelancer etc), é fundamental que você os enquadre adequadamente, pois cada função tem uma série de direitos e deveres diferentes.

Ao enquadrar o funcionário na classificação errada, toda a folha de pagamento pode ser emitida com valores errados e isso acarretará em grandes problemas futuros.

Não se atentar às mudanças na empresa

O ambiente empresarial é muito dinâmico e tudo pode mudar dentro de um único mês. Então fique atento ao seu pessoal e sempre atualize a folha de pagamento quando necessário.

Fique atento a demissões, admissões e promoções.

Não documentar as informações e backup

Você arquivar a folha de pagamento da sua empresa todo mês, assim os processos serão documentados e salvos para futuras consultas.

Mas não basta arquivá-las fisicamente, é preciso que você faça o backup desses arquivos, por meio de tecnologias com armazenamento na nuvem, pois assim você poderá acessar essas informações de qualquer aparelho com internet e evitar que sua pasta seja corrompida por um vírus ou formatação.

Erro no cálculo das horas trabalhadas

O seu controle da folha de pagamento deve ser eficiente para evitar erros no momento de calcular as horas trabalhadas dos seus empregados, pois esse será a base do seu trabalho.

As tecnologias podem ser suas grandes aliadas nesse momento da mediação das horas trabalhadas, um bom exemplo é o Controle de Ponto Eletrônico, que a Loja do Ponto oferece.

Não estar atento os impostos e benefícios

Outro detalhe que pode arruinar a feitura da folha de pagamento é não consultar a sua agenda tributária (que pode ser consultada no site da Receita Federal) e acabar cobrando mais ou menos dos seus funcionários sobre o INSS, FGTS, Imposto de Renda e outros.

Também não esqueça dos extras como, décimo terceiro salário, comissões, seguros, VT, VR e outros benefícios que a empresa oferece.

Esquecer que a tecnologia está a seu favor

Sim, existe uma solução para a maioria desses erros e é o Controle de Ponto que a Loja do Ponto oferece.

Com ele se faz de modo automatizado o cálculo e o controle do tempo de trabalho mensal de cada funcionário automaticamente, incluindo horas extras, faltas e atrasos.

A Loja do Ponto oferece as melhores opções em Controles de Ponto e Acesso. Entre já em contato com a loja, compre o seu e facilite a sua vida na hora de preencher a folha de pagamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *