Existem alguns problemas muito comuns no ponto eletrônico e alguns deles podem ser facilmente corrigidos – como você poderá ver neste artigo que separamos para você.
São problemas que podem interferir no controle de entradas e saídas dos seus funcionários – e mais que o controle, é importante que esses problemas sejam corrigidos para evitar uma contagem errada do banco de horas de funcionários.
Assim, previne você, previne também o seu funcionário de problemas que possam vir em decorrência disso. Assim, saiba como o seu ponto eletrônico funciona e como corrigir alguns de seus principais erros.
Ficou curioso? Quer saber mais? Então que tal ler este texto até o final e saber o que você pode fazer para corrigir estes problemas e ter apenas o melhor que esta tecnologia pode proporcionar para o seu negócio? Vamos nessa?
Ponto eletrônico com falta de papel
Uma das exigências da marcação de ponto é emitir um comprovante para o funcionário. Cada vez que ele faz o registro, a máquina emite um ticket e ali devem estar as informações mais importantes da jornada, como horário de entrada, saída e intervalos.
Qualquer problema, um esquecimento, uma falha no equipamento ou até a falta de papel para imprimir o ticket e essa comprovação vai por água abaixo.
Por isso, é importante que os colaboradores e os gestores fiquem de olho e já avisem ao responsável quando notarem qualquer falha.
Ajuste de horário
Um outro ponto que precisa de atenção é a questão de horários modificados.
É papel do gestor manter esse controle funcionando de forma eficiente, estando de olho sempre que precisar ajustar os horários do relógio (como por exemplo, em períodos do horário de verão).
O certo que é que o colaborador marque o seu ponto exatamente no horário que trabalhou, sem precisar de qualquer acerto em off.
Falta de energia
Em caso de queda ou falta de energia, o ponto ficará interrompido temporariamente e é preciso buscar uma forma de não deixar de marcar o seu horário.
Uma saída eficaz é fazer o registro manual e depois mandar essas informações para o software com a explicação e o porquê.
Nesses casos lembre-se que a empresa precisa deixar os registros manuais nos arquivos também.
Leitura digital
Equipamentos mais modernos, que têm leitor biométrico, podem ter uma falha a mais: não reconhecer a impressão digital do funcionário.
Isso pode acontecer por conta de características físicas do colaborador – pessoas com pele muito seca, úmida ou oleosa podem ter mais dificuldades na hora de marcar seus horários no ponto eletrônico.
E, existe o caso das pessoas que não têm impressões digital (adermatoglifia), além dos casos de pessoas que trabalharam com atividades que desgastaram as suas impressões.
Assim, nesses casos, o essencial é que se escolham dedos que facilitem o posicionamento do colaborador na hora do registro do ponto.
Assim, cadastre mais de um dedo e manter o sensor sempre limpo é uma saída fácil para evitar que ele cause problemas.
Conheça o suporte técnico da Loja do Ponto e resolva facilmente problemas com seu Relógio ponto.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Existem alguns problemas muito comuns no ponto eletrônico e alguns deles podem ser facilmente corrigidos – como você poderá ver neste artigo que separamos para você.
São problemas que podem interferir no controle de entradas e saídas dos seus funcionários – e mais que o controle, é importante que esses problemas sejam corrigidos para evitar uma contagem errada do banco de horas de funcionários.
Assim, previne você, previne também o seu funcionário de problemas que possam vir em decorrência disso. Assim, saiba como o seu ponto eletrônico funciona e como corrigir alguns de seus principais erros.
Ficou curioso? Quer saber mais? Então que tal ler este texto até o final e saber o que você pode fazer para corrigir estes problemas e ter apenas o melhor que esta tecnologia pode proporcionar para o seu negócio? Vamos nessa?
Ponto eletrônico com falta de papel
Uma das exigências da marcação de ponto é emitir um comprovante para o funcionário. Cada vez que ele faz o registro, a máquina emite um ticket e ali devem estar as informações mais importantes da jornada, como horário de entrada, saída e intervalos.
Qualquer problema, um esquecimento, uma falha no equipamento ou até a falta de papel para imprimir o ticket e essa comprovação vai por água abaixo.
Por isso, é importante que os colaboradores e os gestores fiquem de olho e já avisem ao responsável quando notarem qualquer falha.
Ajuste de horário
Um outro ponto que precisa de atenção é a questão de horários modificados.
É papel do gestor manter esse controle funcionando de forma eficiente, estando de olho sempre que precisar ajustar os horários do relógio (como por exemplo, em períodos do horário de verão).
O certo que é que o colaborador marque o seu ponto exatamente no horário que trabalhou, sem precisar de qualquer acerto em off.
Falta de energia
Em caso de queda ou falta de energia, o ponto ficará interrompido temporariamente e é preciso buscar uma forma de não deixar de marcar o seu horário.
Uma saída eficaz é fazer o registro manual e depois mandar essas informações para o software com a explicação e o porquê.
Nesses casos lembre-se que a empresa precisa deixar os registros manuais nos arquivos também.
Leitura digital
Equipamentos mais modernos, que têm leitor biométrico, podem ter uma falha a mais: não reconhecer a impressão digital do funcionário.
Isso pode acontecer por conta de características físicas do colaborador – pessoas com pele muito seca, úmida ou oleosa podem ter mais dificuldades na hora de marcar seus horários no ponto eletrônico.
E, existe o caso das pessoas que não têm impressões digital (adermatoglifia), além dos casos de pessoas que trabalharam com atividades que desgastaram as suas impressões.
Assim, nesses casos, o essencial é que se escolham dedos que facilitem o posicionamento do colaborador na hora do registro do ponto.
Assim, cadastre mais de um dedo e manter o sensor sempre limpo é uma saída fácil para evitar que ele cause problemas.
Conheça o suporte técnico da Loja do Ponto e resolva facilmente problemas com seu Relógio ponto.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Olá Carmem, se você está tendo problemas para conseguir registrar o ponto por conta da leitura de biometria, o que você pode fazer para solucionar é testar o registro de outros dedos, para verificar se o equipamento realiza a leitura dos mesmos, se o equipamento tiver outras opções de leitura como, cartão de proximidade ou senha, também seria interessante você tem acesso a uma dessas funções, assim o seu registro de ponto será rápido e efetivo.
A Bateria esta fazendo uns estalos e não liga o ponto , pode me ajudar? Preciso trocar a bateria ? Tem como ligar direto?
Olá Carmem, caso seja bateria externa (Nobreak) pode ser problema com a fonte, caso seja bateria interna o mais indicado seria a troca a da mesma, mas para uma melhor análise indico que entre em contato com o nosso suporte técnico – WhatsApp (41) 99809-0118, contamos com uma equipe especializada pronta para atende-la.
Bom dia
Quando acontece de sair horas diferentes no mesmo dia para o mesmo funcionário, e imprimir o ticket sair depois q um outro funcionário colocar seu nome lá sair comprovante de outra pessoa isso é comum??? Ou mais provavel ser problema de cadastro?
Olá Marcilene, realmente isso não é normal, você precisa verificar se os mesmos PIS que estão cadastrados no sistema estão cadastrados corretamente no relógio de ponto. Para lhe ajudar analise o ticket de cada funcionário. Caso o problema persista ou necessite de ajuda com outro problema você pode estar entrando em contato conosco, contamos com uma equipe de suporte técnico especializada.