fbpx

Você microempreendedor ou profissional de RH deve estar atento ao dia a dia empresarial e com isso saber que é impossível não ocorrer conflitos entre os colaboradores. Seja por um ponto de vista diferente ou um dia de mau humor, conflitos acabam ocorrendo. 

Quer saber como reduzir conflitos na empresa? Então esse artigo é perfeito para você, continue a sua leitura! 

 Como reduzir conflitos na empresa? 

Uma boa forma que pode lhe ajudar a saber como reduzir conflitos na empresa é saber identificá-los. Por exemplo, se você identifica um conflito quando ele já está sendo levado a sua sala, ou um dos colaboradores está pedindo demissão, saiba que você falhou! 

Para isso certifique-se sempre de estar em contato com os supervisores da área, inteire-se sobre o dia a dia dos colaboradores e sobre possíveis conflitos. No quesito reduzir, nós separamos algumas dicas, confira: 

Não se abstenha 

É necessário agir de maneira imediata. Infelizmente os conflitos não desaparecem e por mais que parece um ato pequeno, ele tende a aumentar e surgir novamente de uma maneira ainda pior, ou, de impossível resolução senão a demissão de ambas as partes.  

Seja profissional 

É necessário que o conflito seja resolvido por alguém de fora e com isso imparcial. É fundamental que você não se envolva emocionalmente e aja de maneira profissional. Levante fatos e converse com os envolvidos separadamente, evitando novos confrontos e situações estressantes ocorram. 

A conversa individual com os colaboradores permite uma visão imparcial sobre o ocorrido, garantindo uma ampla visão sobre os fatos. Entregando assim uma certeza maior sobre como agir, afinal entende-se a situação como um todo.  

Demissão não é solução 

Se você quer saber como reduzir conflitos na empresa saiba que demissão não é a solução ideal. Uma vez que muitas vezes o conflito ocorre devido a opiniões diversas, problemas na gestão ou insatisfação constante de uma ou ambas as partes.  

Concentre-se em resolver os problemas, mostrar os benefícios da solução que encontrou, assim como o foco em suas carreiras.   

Use a comunicação 

Uma das principais razões para que ocorram conflitos é a falta de comunicação, não apenas entre as partes envolvidas, mas na empresa como um todo.  

Estimule o diálogo, empatia e acima de tudo o respeito. Uma boa prática pode ser promover gincana, na qual aconteçam vários jogos que unam a equipe e a faça ver a importância do trabalho em grupo.  

Quando se trata da comunicação, outra dica importante é fornecer feedbacks diretos. Muitas vezes o conflito surge pelo acúmulo de insatisfação com as funções e o trabalho do colega, ao abrir a comunicação para feedbacks diretos esse acúmulo não ocorre e com isso evita-se problemas futuros.  

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Então deixe suas dúvidas abaixo, um dos nossos especialistas pode te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *