fbpx

Toda empresa deseja ter um quadro de funcionários que se dediquem ao máximo em suas funções e cresçam lado a lado com a empresa. Por isso, a produtividade de cada colaborador é de extrema importância e a presença de um líder para acompanhar essa jornada é essencial.

Um líder deve estar diariamente trabalhando lado a lado com seus colaboradores, afim de tirar suas dúvidas, trabalhar em equipe e prestar auxilio sempre que necessário. Mas além desse acompanhamento, existem outras formas eficazes de medir a produtividade dos funcionários. Confira.

Como medir a produtividade dos funcionários

É certo que diariamente você tenha muitas demandas para cumprir e como líder o seu trabalho é em dobro, já que além de cuidar de suas próprias atividades, ainda presta tempo para se dedicar as atividades dos funcionários. Se sua empresa possui muitos colaboradores, pode ser que vez ou outra você não tenha controle total dessas ações e por isso, vale a pena optar por outras maneiras de medir a produtividade.

Conheça a equipe

O primeiro passo para ter noção de produtividade é conhecer a equipe a qual você administra. Entenda quais são as habilidades de cada um, o modo de trabalhar e o tempo que cada membro da equipe leva para realizar as mesmas atividades.

Assim, você poderá atribuir tarefas para as pessoas certas, podendo até mesmo aumentar a produtividade.

Além disso, invista em treinamentos para que todos tenham um bom nível de capacitação e conhecimento do que precisa ser feito.

Estabeleça metas e datas

Uma empresa precisa saber exatamente onde quer chegar, por isso, precisa ter metas definidas. Essas metas precisam ser estabelecidas de forma que além de representar a realidade da empresa, também seja compreensível para todos os profissionais.

A partir do momento que decide-se medir a produtividade da equipe, deve ser definido o espaço temporal da ação: um dia, uma hora, uma semana, um mês, um semestre, ou da maneira que julgar melhor.

Faça relatórios

Ao avaliar o desempenho de cada funcionário, uma boa dica é criar relatórios individuais de produtividade. A partir disso, é possível verificar se algum membro da equipe ficou abaixo da média esperada e então investigar os possíveis motivos.

Recursos tecnológicos

A tecnologia tem facilitado muito nosso cotidiano, existem muitos softwares que ajudam muito na gestão da empresa. São inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas nesse sentido, até mesmo para realizar os relatórios citados a cima.

O controle de ponto é um desses recursos, já que com ele  podemos ter o monitoramento completo da carga horária de cada um dos profissionais, especificando atrasos, horas extras e saídas para intervalos e almoço.

Confira as melhores opções de relógio de ponto em nosso site e aumente a produtividade do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *