fbpx

Independentemente do tamanho ou segmento da empresa, cada uma delas possui valores e hábitos que devem ser seguidos por todos. Desde gerentes e gestores até funcionários e colaboradores internos e externos.

Esse conjunto de características a serem colocadas em práticas representam a cultura da empresa. Um conceito muito conhecido por profissionais RH e gestão de pessoas que é responsável também por direcionar organização e metodologia de trabalho.

Tudo isso pode até parecer algo simples! No entanto, quando se trata de implementar novos funcionários na cultura da empresa estabelecida o jogo pode mudar de figura. Afinal, cada indivíduo possui costumes e valores próprios.
Mas, qual a importância da cultura empresarial?

A cultura empresarial está diretamente relacionada com a prospecção, permanência e produtividade de talentos na organização. Através dela, todos possuem um direcionamento sobre como agir e se portar no ambiente de trabalho. Proporcionando sintonia, além de facilidade na execução de tarefas e atividades. A implementação dessa estratégia proporciona diversos benefícios, como:

Dessa forma, o questionamento: Como implementar novos funcionários na cultura da empresa ganha mais força. Uma vez ela garante resultados positivos para pessoas e organizações. Confira como fazer:

Leia também: Como aumentar a produtividade da sua equipe?

Destaque os valores da empresa de forma prática

Reforçar os valores e comportamentos que a empresa preza de forma prática, significa vivenciar tudo aquilo que foi previamente acordado. Quando novos colaboradores são inseridos do ambiente e trabalho, por mais que recebam treinamentos e materiais institucionais, nada disso é tão forte quanto conviver com exemplos.
Afinal, a cultura organização deve fazer parte do cotidiano da sua empresa. Por meio dos exemplos práticos, os novos funcionários poderão absorver e consequentemente irão agir como eles.

Proponha reuniões com os líderes

Dentre de uma empresa, todos os profissionais pode contribuir para o objetivo de como implementar novos funcionários na cultura da empresa. Em se tratando dos líderes essa contribuição é mais que bem vinda. Afinal, eles atuam como um espelho para sua equipe de talentos.

Nesse contexto, propor reuniões com os líderes é uma forma objetiva de receber diversas opiniões. Além disso, reuniões oportunizam a abertura e renovação da cultura empresarial. Uma vez que através dela, é possível identificar novos valores que podem fazer parte da rotina.

Implemente canais de comunicação

Seja a empresa grande ou pequena, não é possível que o setor de RH ou gestão de pessoas esteja sempre com todos os profissionais. Nos entanto, a vivência entre funcionários proporciona ganhos positivos para empresa e sua cultura.

Dessa forma, é importante estabelecer canais de comunicação interna, como:

Garantindo assim que os novos funcionários sintam-se acolhidos, além de estabelecer um diálogo entre organização e pessoas.

Conclusão

Não é novidade que as estruturas de trabalho vivenciadas atualmente mudou. Em consequência dela, surgiram novas necessidade e demandas que podem fazer com que candidatos optem por uma ou outra empresa durante sua evolução profissional. Dessa forma, empresas preocupam-se cada vez mais em renovar o clima organizacional. Facilitando assim, que pessoas com os mais diversos backgrounds possam se desenvolver, além de manterem-se produtivos no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *