fbpx

Melhorar a produtividade é uma busca constante de profissionais em diversas áreas por diversos métodos, como a Teoria do Pareto. Afinal, invariavelmente ela pode cair, impactando diretamente na data e até mesmo qualidade de entregas de atividades.  

 

Sendo assim, essa é uma busca também de gestores, quando reconhecem que sua equipe possui potencial e entregar mais do que estão realizando. Mas o que a Teoria de Pareto tem a ver com produtividades?  

 

Para ajudar você e sua empresa com essa dúvida, listamos todas as informações aqui no blog. Confira: 

 

O que é Teoria de Pareto?  

Estabelecida em Paris, por Vilfredo Frederico Pareto em 1906, a Teoria de Pareto também conhecida como Lei 80/20. De forma básica, a teoria diz que 80% do resultado pode ser obtido com apenas 20% do esforço.  

 

Ou seja, a teoria estabelece que através de foco as pessoas não precisam trabalhar de sol a sol para obter o resultado. Basta manter o foco! 

 

Além disso, investir tempo nas atividades que realmente irão proporcionar resultado para a empresa e seus objetivos. Dessa forma, se você não focar e realizar pequenas atividades ao longo do dia sem planejamento será mais difícil alcançar o resultado de 80%. 

Okay, mas como que a Teoria de Pareto funciona na prática? 

Essa pode parecer uma lógica simples, no entanto requer organização uma vez que é preciso escolher meticulosamente bem as atividades que irão proporcionar resultado.  

 

Manter essa proporção em mente ajuda no processo de organização e planejamento de atividades do dia e até mesmo da semana. Veja como aplicar: 

 

Estabeleça uma meta 

 

Planejamento e foco são as palavras-chave do princípio de Pareto. Dessa forma, é preciso estabelecer um objetivo para que dessa forma, sejam estabelecidas as atividades para atingi-los. 

 

Aprenda a delegar atividades 

Somente por que 20% das atividades geram resultados, isso não quer dizer que as demais não precisam ser realizadas. Portanto, é preciso descentralizar as tarefas delegando-as para o time.  

 

O primeiro passo, é conhecer quem faz parte da sua equipe e delegar de acordo com as habilidades. Dessa forma, a curva de aprendizado torna-se menor reduzindo o tempo de entrega e aumentando a qualidade. 

 

Análise dados 

Ao estabelecer a Teoria de Pareto é possível analisar algumas métricas para identificar problemas, auxiliar colaboradores e melhorar a estratégia.  

 

Dentre as principais informações a serem observadas destacamos:  

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *