fbpx

Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, diversas atividades precisarão ser adaptadas. E com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), não é diferente.  

Assim calendário de atividades, processos e organizações precisarão ser adaptados para as demandas do considerado “novo normal”, considerando desde a situação do regime home office e novas regras de higiene.  

Para deixar os colaboradores e empresas mais tranquilas quando a realização da SIPAT 2020, listamos algumas informações que podem ajudar. Confira: 

 

SIPAT 2020: Qual a importância no cenário de pandemia? 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes também conhecido como SIPAT, possui como principal objetivo a conscientização de colaboradores quanto aos acidentes de trabalho e como evitálos. Dessa forma, através da SIPAT torna-se possível manter uma relação saudável entre empresas e colaboradores.  

Nesse sentido, embora o momento atual proporciona uma sensação de instabilidade ele apenas antecipou algumas tendências que vinham sendo deixadas de lado por empresas.  

Ou seja, se antes a SIPAT era vista apenas como uma forma de cumprir a legislação agora é momento de usar dessa ferramenta para renovar os votos com a cultura de prevenção. 

 

Como realizar a SIPAT 2020? 

A SIPAT é necessária tanto do ponto de vista legislativo quanto nesse cenário epidêmico. Afinal, através dela é possível promover cuidados que evitem maiores casos da doença na empresa e até regionalmente. 

No entanto, para que ocorra sem colocar os colaboradores em risco é preciso seguir as recomendações. Confira: 

 

Evite aglomerações 

Em outros momentos, a SIPAT é realizada em grandes eventos com palestras e atividades dinâmicas.  

 

No entanto, a situação causada pelo novo coronavírus impede que muitas pessoas permaneçam próximas no mesmo ambiente seja ele interno ou externo. 

 

Nesse contexto, as ferramentas digitais podem se tornar a melhor amiga para resolver essa situação. Sendo assim, a dica é usar tecnologias como Microsoft Teams, Skype, Zoom, Hangouts e redes sociais para integrar os colaboradores e realizar o evento online. 

 

Apresentar novos formatos de informação 

Certamente n00o ambiente da empresa torna-se possível fiscalizar o comportamento dos colaboradores e sinalizar possíveis erros que possa causar acidentes. Com o regime home office, o acompanhamento fica comprometido.  

 

Dessa forma, o ideal é identificar novos formatos de conteúdo para distribuir uma comunicação preventiva com intuito de ressaltar a importância e como fazer. Através dessa identificação, a assimilação torna-se mais fácil promovendo a prática diária. 

 

Identifique as necessidades dos colaboradores 

Apresentar diversas palestras, conversas e conteúdos pode não ser muito eficaz caso não apresentem aplicabilidade no dia a dia ou resolvam uma necessidade da empresa e seus colaboradores. 

 

Por este motivo, a comunicação entre empresa e RH precisa ser clara e objetiva. Além disso, é possível fazer uso de dados dos acidentes da empresa para pautar o desenvolvimento de conteúdos. 

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a SIPAT 2020, entre em contato com a Loja do Ponto e saiba como podemos te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *