Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, diversas atividades precisarão ser adaptadas. E com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), não é diferente.
Assim calendário de atividades, processos e organizações precisarão ser adaptados para as demandas do considerado “novo normal”, considerando desde a situação do regime home office e novas regras de higiene.
Para deixar os colaboradores e empresas mais tranquilas quando a realização da SIPAT 2020, listamos algumas informações que podem ajudar. Confira:
SIPAT 2020: Qual a importância no cenário de pandemia?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes também conhecido como SIPAT, possui como principal objetivo a conscientização de colaboradores quanto aos acidentes de trabalho e como evitá–los. Dessa forma, através da SIPAT torna-se possível manter uma relação saudável entre empresas e colaboradores.
Nesse sentido, embora o momento atual proporciona uma sensação de instabilidade ele apenas antecipou algumas tendências que vinham sendo deixadas de lado por empresas.
Ou seja, se antes a SIPAT era vista apenas como uma forma de cumprir a legislação agora é momento de usar dessa ferramenta para renovar os votos com a cultura de prevenção.
Como realizar a SIPAT 2020?
A SIPAT é necessária tanto do ponto de vista legislativo quanto nesse cenário epidêmico. Afinal, através dela é possível promover cuidados que evitem maiores casos da doença na empresa e até regionalmente.
No entanto, para que ocorra sem colocar os colaboradores em risco é preciso seguir as recomendações. Confira:
Evite aglomerações
Em outros momentos, a SIPAT é realizada em grandes eventos com palestras e atividades dinâmicas.
No entanto, a situação causada pelo novo coronavírus impede que muitas pessoas permaneçam próximas no mesmo ambiente seja ele interno ou externo.
Nesse contexto, as ferramentas digitais podem se tornar a melhor amiga para resolver essa situação. Sendo assim, a dica é usar tecnologias como Microsoft Teams, Skype, Zoom, Hangouts e redes sociais para integrar os colaboradores e realizar o evento online.
Apresentar novos formatos de informação
Certamente n00o ambiente da empresa torna-se possível fiscalizar o comportamento dos colaboradores e sinalizar possíveis erros que possa causar acidentes. Com o regime home office, o acompanhamento fica comprometido.
Dessa forma, o ideal é identificar novos formatos de conteúdo para distribuir uma comunicação preventiva com intuito de ressaltar a importância e como fazer. Através dessa identificação, a assimilação torna-se mais fácil promovendo a prática diária.
Identifique as necessidades dos colaboradores
Apresentar diversas palestras, conversas e conteúdos pode não ser muito eficaz caso não apresentem aplicabilidade no dia a dia ou resolvam uma necessidade da empresa e seus colaboradores.
Por este motivo, a comunicação entre empresa e RH precisa ser clara e objetiva. Além disso, é possível fazer uso de dados dos acidentes da empresa para pautar o desenvolvimento de conteúdos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a SIPAT 2020, entre em contato com a Loja do Ponto e saiba como podemos te ajudar!