fbpx

Um dos principais motivos para processos trabalhistas no Brasil é o pagamento incorreto de horas extras, assédio moral para que o funcionário trabalhe mais horas do que o acordado e pagamento incorreto de adicional noturno. O que todos esses motivos têm em comum? Estão relacionados com carga horária e são, ou melhor, deveriam ser controlados através do registro de ponto.
 

Não fazer a utilização de registro de ponto em sua empresa deixa seu setor de recursos humanos às cegas quando se trata do acompanhamento das horas e turnos trabalhados por seus funcionários. 

Conheça abaixo como a simples atitude de incorporar o registro de ponto nas rotinas de sua empresa pode ajudar a combater processos trabalhistas causados por estes motivos. 

 

Controle de entradas e saídas dos seus funcionários 

Um dos motivos mais evidentes em que as informações de registro de ponto podem ajudar a combater processos trabalhistas é o controle dos horários de entrada, pausa para refeições e saídas de seus funcionários. 

No caso de qualquer tentativa por parte de um funcionário de processo trabalhista por conta de horários não remunerados ou em desacordo com as normas previstas pela CLT, basta abrir as informações do registro de ponto para esclarecer que todas as normas foram cumpridas. 

 

Utilize um registro de ponto digital 

Esqueça formulários assinados ou até mesmo cartões ponto. Com um registro de ponto digital as informações estarão muito mais organizadas e seguramente armazenadas, estando prontas para defender a empresa em qualquer tentativa de processo trabalhista. 

Leia mais sobre o registro de ponto digital aqui 

 

Controle de pausas para refeições e descanso  

Pausas para refeições e descanso estão previstas na CLT e não devem ser menores ou até mesmo maiores do que o preconizado pela lei. Por exemplo, um funcionário que decide trabalhar mais no período da manhã e sair para seu horário de almoço mais tarde, excedendo o máximo de seis horas de trabalho seguidas previstas por lei, mesmo que por vontade própria, pode no futuro alegar que foi coagido a trabalhar mais e sair para se alimentar mais tarde, por conta de alguma demanda da empresa, por exemplo. 

Nessa situação, ter um supervisor orientando a saída para a refeição e descanso no horário certo, com o devido registro de ponto, pode evitar problemas futuros.  

 

Controle de pagamento de horas extras 

Como falamos no começo deste texto, o pagamento incorreto de horas extras é um dos maiores causadores de processos trabalhistas. Possivelmente, quando sua empresa precisa que os funcionários trabalhem mais horas para cumprir com a entrega de alguma demanda, esse já é um momento em que todos estão com bastante trabalho a fazer, não é mesmo? Nessas horas, ter um registro de ponto, marcando todos os minutos em que o funcionário trabalhou a mais, sem que ninguém precise cuidar desta anotação, faz toda a diferença. Na hora de fazer as folhas de pagamento, o setor de recursos humanos só precisa abrir os registros para contabilizar o que deve ser pago ao funcionário, evitando assim qualquer possibilidade de cálculo errado e futuros processos trabalhistas.
 

Leia mais sobre como facilitar a semana da folha de pagamento aqui

Agora que você já sabe como evitar diversos motivos de processos trabalhistas apenas por utilizar o registro de ponto, clique aqui para falar com nossa equipe e adicionar essa facilidade agora mesmo em sua empresa. 

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *