fbpx

A utilização de controle de ponto remoto oferece segurança e praticidade para a área da construção civil. Este é um setor que envolve centenas de trabalhadores que não comparecem diariamente na sede da empresa construtora, afinal, estão presencialmente no local da obra a ser realizada no momento. 

De acordo com as regras previstas pela CLT, toda empresa com mais de 20 trabalhadores precisa registrar horários de entrada, saída, alimentação e descanso em registro de ponto. Este pode ser manual ou eletrônico. Para a construção civil, o ponto remoto se torna a melhor opção, por conta da distância em que os profissionais estão da sede da empresa. 

Outro ponto importante é que os profissionais presentes em um projeto de construção civil podem mudar ao longo da fase da obra, como fundação, concreto, acabamento, pintura, etc. Por conta disso, é ainda mais importante que todas as horas trabalhadas por cada equipe sejam bem contabilizadas e que estes registros fiquem salvos em uma base segura. 

 

Posso confiar no ponto remoto?

Essa é uma dúvida que vários gestores de recursos humanos e diretores de empresa podem ter, mas não há riscos. A tecnologia do ponto remoto está de acordo com as normas trabalhistas e oferece total segurança de armazenamento de dados. Além disso, toda obra de construção civil tem sempre um mestre de obras ou engenheiro supervisor presente a todo momento que podem lembrar os profissionais sobre o uso do ponto remoto. 

Leia mais sobre a evolução do registro de ponto aqui 

 

Evite processos trabalhistas 

Manter o registro de ponto remoto na construção civil é imprescindível para evitar processos trabalhistas. Conforme falamos acima, o registro de ponto é obrigatório em equipes maiores de 20 profissionais, o que geralmente é uma realidade em projetos de construção civil. Além disso, manter o registro de ponto é fundamental para defender a empresa em qualquer tentativa de processo trabalhista por conta de carga horária indevida, falta de pausas para alimentação e descanso a cada seis horas trabalhadas ou cálculo errado de pagamentos. 

 

Controle de horas extras 

Você sabia que o cálculo errado no pagamento de horas extras é o segundo maior causador de aberturas de processos trabalhistas no Brasil? Isso pode ser facilmente evitado pelo setor de recursos humanos que conta com o controle de ponto remoto para gerenciar o registro das horas extras trabalhadas. 

Além de evitar cálculos errados de pagamento e, como consequência, evitar processos trabalhistas, manter um olhar atento para as horas extras também é importante para controlar o orçamento de um projeto de construção civil. 

Um projeto que está consumindo muitas horas extras dos profissionais já contratados se tornará mais caro do que um projeto com mais funcionários trabalhando em horários normais, visto que as horas extras são mais caras para a empresa construtora. 

Saiba mais sobre como reduzir custos de hora extra aqui 

Qualquer projeto de construção civil pode se beneficiar com o uso do controle de ponto remoto, em todas as fases da obra. Agora que você já sabe as inúmeras vantagens, basta clicar aqui e falar com um de nossos profissionais. Vamos te atender e tirar todas suas dúvidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *