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Antigamente era comum marcar o ponto ao entrar no trabalho nos famosos papéis de registro, os quais faziam parte dos livros de ponto. Graças a tecnologia, o departamento de RH conseguiu modernizar esse processo com o ponto eletrônico. 

Hoje é possível registrar a entrada e saída do local de trabalho pela biometria. Com a pandemia, o ponto eletrônico passou a ser feito do próprio celular por aplicativo ou desktop. A modernização desse sistema para o cotidiano do trabalho passou a ficar mais prático. 

Mas ainda há empresas que não veem necessidade de mudar a maneira antiga de marcar o ponto por novas tecnologias. Entre as razões negativas em utilizar o ponto em sua forma antiga estão as possibilidades de ocorrer: 

Leia também: Diferenças entre Ponto cartográfico e Ponto Eletrônico 

Por isso, para ajudar a visualizar o quanto o ponto eletrônico é benéfico as empresas, elencamos três dicas de redução de custos que podem ser feitas ao adquirir esse novo tipo de solução. Confira! 

Otimizando o trabalho do RH 

Em primeiro lugar, está a otimização do departamento de Recursos Humanos. Ao adquirir um software para ponto eletrônico é possível tirar uma demanda de um colaborador, tornando-o disponível a outras atividades tidas como prioridades. 

Dessa forma, a empresa ganha ao não perder tempo, conseguir agilizar outras tarefas e focar no melhor desenvolvimento do negócio entre seus colaboradores e gestores. 

Ponto eletrônico como prova do trabalho 

Com a chegada dos ambientes híbridos de trabalhos (presencial e remoto), o ponto eletrônico se apresenta como uma forma de poder saber que seu colaborador está a serviço da empresa, independente de sua localização.  

Além do registro do horário de trabalho, o ponto consegue medir a produtividade individual de cada colaborador. O que proporciona uma melhor visualização aos gestores de seus times.  

Em casos de problemas com processos trabalhistas, o ponto eletrônico também se mostra como uma prova, tanto para o colaborador quanto ao dono da empresa, de que a pessoa atua no local ajudando na resolução de processos. 

Relatórios mais ágeis junto a economia de materiais 

Como existem opções de ponto eletrônico por reconhecimento facial e biometria, são geradas informações sobre o funcionário que ficam armazenadas na máquina.  

Essas duas formas de identificar o colaborador diminuem o uso da papelada, sendo um benefício a empresa na redução de custo e ao meio ambiente pelo impacto do papel. 

Mas, também proporciona a agilidade em produzir relatórios para análises. Como todos os registros ficam em um mesmo local, há facilidade em produzir um material com dados interessantes e completos para as empresas. 

Saiba mais: Qual é o melhor relógio de ponto para minha empresa? 

Além desses três benefícios, optar por um ponto eletrônico em seu negócio é apostar na resolução de problemas de rotina para seu departamento de recursos humanos. Confira as opções disponíveis de controle de ponto em nosso site e otimize sua empresa! 

 

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