Antigamente era comum marcar o ponto ao entrar no trabalho nos famosos papéis de registro, os quais faziam parte dos livros de ponto. Graças a tecnologia, o departamento de RH conseguiu modernizar esse processo com o ponto eletrônico.
Hoje é possível registrar a entrada e saída do local de trabalho pela biometria. Com a pandemia, o ponto eletrônico passou a ser feito do próprio celular por aplicativo ou desktop. A modernização desse sistema para o cotidiano do trabalho passou a ficar mais prático.
Mas ainda há empresas que não veem necessidade de mudar a maneira antiga de marcar o ponto por novas tecnologias. Entre as razões negativas em utilizar o ponto em sua forma antiga estão as possibilidades de ocorrer:
- Desperdício de tempo do RH para calcular horários;
- Risco de fraude;
- Informações passadas incorretamente;
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Por isso, para ajudar a visualizar o quanto o ponto eletrônico é benéfico as empresas, elencamos três dicas de redução de custos que podem ser feitas ao adquirir esse novo tipo de solução. Confira!
Otimizando o trabalho do RH
Em primeiro lugar, está a otimização do departamento de Recursos Humanos. Ao adquirir um software para ponto eletrônico é possível tirar uma demanda de um colaborador, tornando-o disponível a outras atividades tidas como prioridades.
Dessa forma, a empresa ganha ao não perder tempo, conseguir agilizar outras tarefas e focar no melhor desenvolvimento do negócio entre seus colaboradores e gestores.
Ponto eletrônico como prova do trabalho
Com a chegada dos ambientes híbridos de trabalhos (presencial e remoto), o ponto eletrônico se apresenta como uma forma de poder saber que seu colaborador está a serviço da empresa, independente de sua localização.
Além do registro do horário de trabalho, o ponto consegue medir a produtividade individual de cada colaborador. O que proporciona uma melhor visualização aos gestores de seus times.
Em casos de problemas com processos trabalhistas, o ponto eletrônico também se mostra como uma prova, tanto para o colaborador quanto ao dono da empresa, de que a pessoa atua no local ajudando na resolução de processos.
Relatórios mais ágeis junto a economia de materiais
Como existem opções de ponto eletrônico por reconhecimento facial e biometria, são geradas informações sobre o funcionário que ficam armazenadas na máquina.
Essas duas formas de identificar o colaborador diminuem o uso da papelada, sendo um benefício a empresa na redução de custo e ao meio ambiente pelo impacto do papel.
Mas, também proporciona a agilidade em produzir relatórios para análises. Como todos os registros ficam em um mesmo local, há facilidade em produzir um material com dados interessantes e completos para as empresas.
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Além desses três benefícios, optar por um ponto eletrônico em seu negócio é apostar na resolução de problemas de rotina para seu departamento de recursos humanos. Confira as opções disponíveis de controle de ponto em nosso site e otimize sua empresa!