fbpx

Muitas pessoas em diferentes ramos de atuação sonham com a liderança organizacional. Seja pelo status ou pelo talento nato na gestão de pessoas, podemos dizer que esse é o sonho de milhares de profissionais.

Afinal, depois de muito tempo exercendo sua função é chegada a hora de transmitir o conhecimento e subir de nível.

Embora muitas características pessoais facilitem na hora de se tornar líder, gerenciar pessoas não é algo que se nasce sabendo. Por este motivo, separamos algumas informações importantes sobre liderança organizacional. Confira:

O que é liderança organizacional?

Muito mais do que infraestrutura e tecnologia, o capital humano dever ser reconhecido pelas empresas. Afinal, é através de pessoas que as empresas podem alcanças seus objetivos e crescer dentro de seu mercado.

E falar em liderança organizacional sem citar capital humano é um erro sem precedentes. Esses dois conceitos estão intrinsecamente ligados, uma vez que o lidera organizacional possui a função de:

Ou seja, esse é um cargo estratégico que deve promover a comunicação e levar as pessoas cada vez mais à frente em seu desenvolvimento. Para dessa forma, alcançar o propósito da organização.

Leia também: Saiba como desenvolver o espírito de liderança com nossas dicas

Quais são os tipos de liderança organizacional

Apesar de esse ser um conceito abrangente, existem características que regem sua atuação. Mas não pense que isso se limita a personalidade individual, muitas vezes o tipo de liderança é movido pela cultura organizacional e situações de trabalho.

1. Liderança democrática

No modelo democrático de liderança organizacional o foco está tanto no líder quando no liderado. Dessa forma, há espaço para todo participarem e opinarem para construir novos caminhos.

A liderança democrática permite que o colaborador sinta-se integrado a empresa e aos processos de decisão.

2. Liderança liberal

O modelo de liderança liberal permite liberdade e autonomia aos colaboradores. Neste modelo, as pessoas sentem-se livres para se engajar sem comprometerem-se com a organização.

No entanto, pode gerar conflitos pois muitos colaboradores deixam de respeitar seus lideres em determinadas situações.

3. Liderança coaching

A liderança organizacional estilo coaching tem seu foco principal no desenvolvimento de pessoas. Através de feedbacks e estímulos, o modelo trabalha a automatização para que as pessoas continuem na empresa.

Dessa forma, possibilita que as pessoas reconheçam suas fraquezas e procurem métodos para seu próprio desenvolvimento.

4. Liderança autocrática

Liderança organizacional autocrática possui foco totalmente no líder. Nela, somente o líder possui vez ou voz para tomar as decisões. Comumente vemos esse modelo em empresas tradicionais.

Nesse modelo, é comum haver baixa produtividade e motivação no trabalho.

5. Liderança visionária

Se tem um modelo que é constante em startups e empreendedores é a liderança organizacional visionária. Nesse modelo, o líder acredita no valor de cada colaborador.

Dessa forma, ele os motiva, engaja e mantem o comprometimento deles. Tudo isso, sem deixar de lado a visão de mercado e negócios.

6. Liderança situacional

Esse é um modelo onde as coisas mudam o tempo todo de acordo com as necessidades. Por este motivo, a flexibilidade é a palavra de ordem!

O líder do momento será aquele que melhor de adeque a função.

Leia também: Entenda como motivar funcionários sem gastar dinheiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *